segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O coração dos Homens falhará


Há um video que gosto muito e que serviu de inspiração para este texto. Ele encontra-se no final.


O ser humano é uma criatura muito especial. É capaz de realizar os maiores actos de coragem e de caridade mas também é capaz de ser mau, negligente e cruel. Muitas vezes os Homens são assim devido ao medo, à insegurança, à falta de confiança.
Há uma passagem em Lucas 21:26 que diz o seguinte:
Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.

Esta passagem fala dos últimos dias mas, sejam eles no nosso tempo ou num futuro, é algo que é transversal a todas as épocas - o coração dos homens falha quando são testados e chega a aflição. O coração falha devido à fraqueza, ao medo e à incerteza..
Acredito que neste momento pensarão que é "normal, todos sentimos medo e é natural que o coração falhe numa altura de aflição", no entanto, e reforçado pelo testemunho maravilhoso do Elder Russell M. Nelson (do quórum dos Doze), também testifico que essa falha do coração pode ser evitada. Quando nós vivemos em Paz com o nosso Pai Eterno, com quem nos rodeia e principalmente com nós próprios, então não teremos medo nos momentos mais difíceis.

A chave para eliminar o medo é ter Fé e Esperança. Quando o nosso coração está cheio de fé e esperança então ele nunca falhará. A maior das tempestades poderá cair sobre a nossa cabeça que prometo que o coração não irá falhar. No entanto, para que se viva nesse maravilhoso estado de paz é necessário mudar o que está mal em nós; na nossa personalidade, na nossa forma de reagir, na nossa forma de viver. Todos nós temos falhas e, como um edifício que é construído em areia, quando vem um abalo e a tempestade tudo irá ruir à nossa volta. Devemos trabalhar e nos esforçar para melhorar e viver em Paz.

O mundo vive em constante aflição. Temos casamentos que são destruídos porque as pessoas não desejam mudar e viver como um. Filhos que se viram contra os pais porque o mundo é mais apetecível. Pais que negligenciam a educação de seus filhos porque se acomodaram na sua própria esfera que esquecem que a salvação dos seus filhos começa na educação dada pelos próprios pais. Vemos multidões que, na altura do desastre económico de uma crise, revoltam-se contra si mesmos e saqueiam os seus irmãos, agridem uns aos outros, roubam quem já pouco tem. Vemos pessoas que, no limite da aflição entram em pânico e ficam completamente paralisadas sem saber como agir, enquanto que outras escondem-se por detrás dos vícios e químicos, para esquecer que as dificuldades sequer existem.

O coração do mundo falha quando a caridade é substituída pela intenção do acto. Quando um pobre estica a mão a pedir e a pessoa mente e diz que nada tem e esquece que quem nada tem está à sua frente.. de mão esticada; ou quando viram a cara e fazem de conta que não está lá ninguém e que eles também são como quem está a pedir - pobres e que nada têm.
O coração falha quando nós permitimos que o orgulho, rancor e o ódio se apoderem do nosso espírito e nós deixamos de perdoar quem nos faltou e ofendeu. O coração falha quando relações são destruídas porque preferiram ter razão do que perdoar, amar, confiar..
O coração dos homens irá falhar quando a pouca fé e esperança, que ainda existe, desapareçam completamente.

Eu, todos os dias, dou graças por ter conhecido e ter aprendido o que aprendi. Por ter vivido o que vivi até hoje e por Ele me ter ensinado tantas coisas. Aflições todos vamos viver mas quando confiamos n'Ele e que Ele abençoa quem o Ama e cumpre os seus mandamentos então nós iremos viver essas aflições com paz em nossos corações e com o Eterno aconchego do Seu divino amor. Quando estamos em sintonia com Deus e seguimos os passos de Seu Filho unigênito, Jesus Cristo, então nós teremos sempre uma certeza em nossos corações - depois da Tempestade virá sempre a bonança, a calma, a paz.   






4 comentários:

  1. Gostei de te ler.
    Gosto da paz que transmites. Gosto da mensagem que deixas entrelinhas.
    Abraço,

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Você escreve muito bem, transmite espiritualidade por meio de palavras e isso é um dom! Senti minhas forças renovadas ao ler isso! Obrigado!

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.