quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Da Religião XVI e da Alma XXI - A Tolerância




“Tolerância não significa aceitar o que se tolera.”
―Mahatma Gandhi


Não ter dedicado o meu tempo a escrever, e até filosofar, sobre religião, coisas da alma e até sobre o Tempo, permitiu-me ser um simples observador. Durante estes dias observei as pessoas, observei comentários, li comportamentos. Uma coisa me chamou muito a atenção - as pessoas estão cada vez mais intolerantes. 

Numa época em que as pessoas se dizem mais liberais, ou melhor, que dizem que o mundo tem de se tornar liberal, que as ideias - religiosas - são coisas do passado, as pessoas conseguem ser mais intolerantes do que no passado. Hoje em dia os julgamentos deixam de ser abertos - em praça publica - mas passam a ser feitos de forma que eu diria pior - de forma dissimulada. As pessoas julgam tudo e todos. Quem é diferente é colocado de parte de forma mais cruel do que antigamente. Pois antigamente as pessoas sabiam que iriam ser julgadas por serem diferentes,  por acreditarem em algo diferente. Hoje em dia, num mundo que se diz liberal, as pessoas são atacadas na sua auto-estima pela mesmas pessoas que dizem ser liberais.

Um exemplo disso é a religião, que é um grande exemplo de tolerância e intolerância. Eu sei que a igreja a que pertenço é a que tem a Autoridade de Deus na terra, tenho um Testemunho disso. Muitos outros partilham do mesmo testemunho. Mas o que acho mau é quando pessoas, seja de que religião for, menosprezam as outras, deitam abaixo, castigam filhos pelas suas crenças, expulsam de casa, matam e torturam, outros apenas pelas suas crenças. A doutrina de Deus é uma doutrina de paz e tolerância - todos são LIVRES de escolher. 
A décima primeira regra de Fé de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias diz:

Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem.

Não digo estas coisas para fazer qualquer tipo de publicidade, apenas as exponho porque estas coisas são baseadas nas escrituras, as mesmas que centenas de outras igrejas, e religiões, seguem - Como a Bíblia, o Livro de Mórmon, ou até o Alcorão por exemplo. Então porque é que, abraçando uma doutrina de Amor e Paz, vamos partir para a intolerância?

Porque é que somos tão rápidos a julgar quem pensa de forma diferente, ou melhor, quem peca de forma diferente da nossa. Porque é que somos rápidos a condenar a Fé dos outros, ou pior, a condenar essas pessoas, quando nós, um dia, já fomos como eles? 
A tolerância não é aceitar, como verdadeiro, o que se tolera - a tolerância é Respeitar essas opiniões e ideias. Com a globalização das comunicações, com os blogs por exemplo, existe cada vez mais a intolerância - protegida pelo anonimato - quando pessoas vêm algo que vai contra os princípios delas e atacam a pessoa e não o acto em si, argumentando de uma forma brutal e destruidora.

Vejo pais a negar os filhos, apenas porque os filhos comentem erros ou simplesmente acreditam em coisas diferentes, destruindo um lar que podia ser harmonioso apesar das crenças e princípios  Claro que se os filhos, por exemplo, fazem algo de muito mau então devem ser devidamente alertados e castigados (se forem menores) mas isso não implicar negar e menosprezar. Continuam a ser filhos. Continuam a ser uma Família. 

Porque é que um filho tem de ter receio de contar aos pais sobre as suas escolhas? Não deveria ser assim. 
Porque é que um jovem, ou até adulto, tem de esconder as suas crenças e moralidade, dos seus amigos ou até colegas de trabalho?

Se desejamos ser melhores devemos, primeiro, aprender a tolerar todas as coisas. Devemos aprender a Respeitar todos os que nos rodeiam, independentemente da Fé, princípios morais, erros do passado ou do futuro, cor da pele, orientação sexual, estado civil ou riqueza.




8 comentários:



  1. E onde se desenha este limite de tolerar que outros sejam intolerantes...? (não estou a acusar-te de nada... é que eu não sei mesmo, quer dizer, pelo menos assim de forma clara ... julgo que tem qualquer coisa haver com ser compassivo, sem no entanto ser passivo...)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as acções que sejam más não devem ser sequer toleradas, devem ser negadas e devemos evitar, ou seja, devemos evitar ser intolerantes a todo o custo e quem o é devemos alertar que isso é mau e faz mal à saúde :). Ou seja, tolerar não é sinonimo de aceitar.

      No entanto entendo a pergunta. Se devemos ser tolerantes então devemos ser tolerantes com quem é intolerante. Bem, a isso chama-se respeito. Ser intolerante ainda continua a ser uma característica má mas a pessoa em si deve ser respeitada como um todo. Neste caso devemos, como disse, alertar e tentar passar uma mensagem (sempre de uma forma não agressiva) de que aquilo que ela faz é mau, evitando assim um estado passivo de nossa parte. No entanto devemos respeitar a escolha dessa pessoa.

      Beijinho :)

      Eliminar
    2. ... qual quer coisa como respeitar (aceitar) a pessoa com todos os seus defeitos (incluindo a intolerância), mas não aceitar como "bem feitos" os seus atos de intolerância.
      Distinguir muito bem entre individuo e seus atos.
      Sabes, sempre soube como correto não julgar os outros pelo tom de pele, pela religião, pelo tamanho do carro ou o pouco ou muito dinheiro na carteira - é tipo "lição aprendida!", mas não julgar os outros pelas suas ações é mais ou menos recente para mim... As ações de uma pessoa não fazem a pessoa. É isso não é?
      Quantas vezes fomos expostos a frases que expressam amor condicional? "Menino feio, se não comes a sopa toda és um menino feio! A mãe só gosta de ti se comeres a sopa toda!". Daí a dificuldade de distinguir a ação do individuo que realiza a ação - se a ação é má, tb o individuo é mau... - era este o raciocínio carente de visão.

      Beijocas

      Eliminar
    3. "se a ação é má, tb o individuo é mau..."

      É algo bastante sensível pois o nosso carácter defini-se pelas coisas que fazemos. Podemos falar que somos x e y mas se fazemos o oposto então não somos x e y. Por isso é fácil julgar e dizer que acção má então a pessoa é má.

      Mentir é algo mau, muito mau, mas a pessoa pode não ser má como um todo - requer é "refinamento". No entanto mentir continua mau mas, além disso, não sabemos o contexto que levou a pessoa a mentir. Sabes a frase "boas intenções o inferno está cheio"? Por vezes boas pessoas fazem más acções pelas melhores intenções.

      Claro que existem casos extremos. Uma pessoa que mata já é algo que exige mais do seu carácter. Uma violação ou um Homicídio já não são algo trivial. Podemos partir do principio que quem mata - deliberadamente - já é uma pessoa má. No entanto deve ser respeitada como ser humano - "Olho por olho ficará o mundo cego" disse Gandhi.
      Uma pessoa pode não respeitar a humanidade de outra mas cabe a nós evitar descer ao mesmo nível. É complicado manter um nivel de tolerância quando vemos tantas atrocidades - acabamos por dizer que "deviam morrer todos" ou "deviam ser torturados" etc... No entanto devemos tentar.

      Eliminar


    4. Por pouco que não entendia a frase - "Uma pessoa pode não respeitar a humanidade de outra mas cabe a nós evitar descer ao mesmo nível."!! ;)

      Beijinhos :)


      ps- mentir não é mau!! se um tresloucado com um machado ou uma serra vier à tua procura ... eu vou dizer que não sei em que direção foste, aliás nem passaste ali sequer! ;)

      Eliminar
    5. Não sei até que ponto até dirias a verdade, hahaha :D
      Beijinhos ^_^

      Eliminar
  2. Eu fico irritada quando por exemplo eu e o meu namorado dizemos que queremos casar e toda a gente fica "casar??? primeiro têm que morar juntos para se conhecerem!!!"... Mas é que TODA a gente nos diz isso...

    Do género já namoramos há 5 anos, já passamos por muitas provas, sabemos o que queremos e não precisamos de morar juntos pois para nós conhecer é no namoro e não na cama...

    Mas pronto. Toda a gente tão liberal mas basta alguém querer algo tão simples como casar que pronto somos descriminados e até alvo de alguma galhofa pelo facto.

    Já nem vou falar do caso de eu ir à missa todos os domingos. Isso super escandaliza toda a gente e querem-me demover de tais atitudes.

    Pronto falei. :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa noite! :)
      Fala à vontade !! Faz de conta que estás em casa xD

      Acho engraçado essas reacções quando se diz que se quer casar. Eu passo pelo mesmo. Quando digo que desejo casar e, também, a forma como penso sobre a familia e casamento, também sou alvo dessas famosas reacções. Acho que isso é cada vez mais normal nos dias de hoje.

      O facto de ir à missa acho que tem mais a ver com a hipocrisia pois, muita gente vai à missa apenas pelas aparências o que fez muitos desacreditarem dessas coisas da religião. É isso ou as pessoas simplesmente ficaram desinteressadas pelo espiritual.

      Beijinhos ^^

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.