quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Da Religião XV e da Alma XVI - Os Valores morais e a Sociedade.


Mais um capitulo da Tese terminado mais um pouquinho de tempo para escrever aqui no Blog algo novo.

Hoje escolhi falar sobre os valores morais.
Quem segue o Blog, ou me conhece de outras paragens, sabe que tenho sempre defendido altos padrões morais, seja para mim seja em relação aos outros. Mas porque faço eu isto quando a sociedade, em geral, tende a perder esses valores? Exactamente por isso, porque não desejo ficar igual aos outros. Se existe coisa que eu odeio, e uso mesmo a palavra odiar, é a falta de moral e virtude. Acho que todos, como seres humanos, com inteligência para pensar, com um coração para nos guiar, temos a obrigação de ser melhores. 
Um padrão moral que se acha cada vês mais raro é a Honestidade. Já falei um pouco sobre esta virtude e padrão mas, à medida que o tempo passa, é cada vez mais raro encontrar alguém que seja honesto. É algo fácil de corromper  Falo por mim, enquanto escrevo a tese - por exemplo - é fácil fazer plágio pois as oportunidades não faltam, o material está disponivel e só preciso fazer 2-3 cliques e está um texto feito. No entanto escolho não o fazer. Não digo que sou melhor que os outros mas pelo menos tento ser melhor. 

Não acredito em caminhos fáceis, em atalhos e muito menos acredito em baixar a cabeça e fazer asneiras. Se o mundo está mal eu não irei com a corrente e irei ficar mal também. Irei navegar contra a corrente e, no processo alertar e, quem sabe, levar outros comigo. Pois eu acredito que devemos ser um exemplo de virtude e moralidade e, com o nosso exemplo, devemos levar outros connosco. Mostrar ao mundo que é possível  e até mais gratificante, levar uma vida virtuosa e que segue altos padrões morais. As dificuldades irão nos atingir na mesma mas a nossa atitude e resolução será muito diferente da forma do mundo. Será melhor e a nossa alegria será maior.

Mas e os maus exemplos? sempre que falo destas coisas vêm sempre aquelas vozes do fundo da sala a dizer "e quem faz asneiras e vive bem e eu que sou honesto tenho problemas". É algo legitimo de se perguntar, se o caminho das asneiras torna a vida mais fácil, então porque não irei percorrer esse caminho e evitar os problemas? Eu defendo que, quando fazemos as coisas como deve ser, seremos sempre recompensados, não com as coisas do mundo (dinheiro, carros, televisões e viagens) mas seremos recompensados com uma vida feliz, sem remorsos e arrependimentos. Claro que existem casos extremos, onde pessoas ficam sem casa e comida e têm de recorrer a meios "menos honestos" para sobreviver. Apesar de continuar errado, é para SOBREVIVER. O problema do mundo é que as pessoas que reclamam das recompensas da honestidade não têm problemas de sobrevivência  têm é problemas de inveja, orgulho, luxo e gula. São pessoas que vêem o vizinho com um carro novo e desejam ter um carro novo também. Sabem que a bola vai dar na TVcabo e querem ter tvcabo. Vivem vícios penalizadores para a carteira e, quando vêem os preços a aumentar, recorrem ao contrabando para alimentar esses vícios. 

A maior parte das pessoas com falta de moralidade não são aqueles que têm problemas para sobreviver (Casa e comida), são, pelo contrário, pessoas como todos nós a ler estas palavras - que têm até dinheiro para a Internet mas escolhem o caminho mais fácil. 

Os jovens cada vez mais ignoram a moralidade. Preferem copiar num teste do que estudar - apesar de ter sido sempre assim, no entanto esse comportamento só piora e não melhora. Os jovens preferem andar quase despidos na rua, principalmente as moças, por alguma razão que ainda não consegui entender, mas que apenas demonstra a sua falta de virtude e respeito próprio. Os rapazes preferem anda a "partir tudo" do que construir e edificar. Antes era assim, mas agora apenas piora. 

Sinto-me grato por saber o que sei e ter decidido mudar para melhor. Ainda tenho muitas arestas a limar, algumas bem difíceis de limar, mas cada dia mais um pouco. Pois é assim que deve ser, cada dia mais um pouco - sem desculpas, sem racionalizações, sem ciências e filosofias para justificar o mal - cada dia tornar-me um pouquinho melhor que ontem. Cada dia aprender a perdoar, cada dia a aprender a ter esperança, cada dia a aprender a ser mais diligente e obediente aos meus chamados, cada dia a aprender a andar pela Fé, cada dia a aprender a usar a razão da forma correcta. Cada dia a passar de bom para melhor.

Isto é possível a todos, pois a nossa personalidade e carácter não estão escritos em pedra. Para mudar apenas precisamos desejar dar esses passos e, cada dia, dar mais um passo em frente - no sentido de melhorar mais um pouco o nosso ser. Vamos falhar às vezes mas o truque é levantar e no dia seguinte tentar não cair de novo - assim se aprende a andar,.. 
assim se aprende a andar em rectidão.
    

2 comentários:

  1. Concordo com tudo o que escreveste , e quero acreditar, que existem mais pessoas como eu e tu a dar importância a valores tão importantes como o
    respeito,honestidade,amizade, amor etc.

    João este blog está a crescer e vai longe, estás de parabéns!!

    Beijinho:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigado! :)
      o blog tem crescido aos poucos, com toda a vossa ajuda^^

      Acredito que existam mais pessoas a pensar o mesmo mas, algumas, escondem-se com medo de serem "gozadas" e apontadas. Sabes como é, ser "certinho" sempre foi alvo de chacota, desde os tempos da escolinha até ao mundo dos adultos. Mas com perseverança podemos suprimir essas má-linguas e mostrar ao mundo a nossa luz - sem medo.


      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.