sábado, 27 de outubro de 2012

Da Alma XXII - Musica de mim mesmo.




Desde o dia que criei o blog nunca dediquei um texto apenas a mim mesmo. Apesar de todas as coisas que escrevo serem baseadas no que acredito e no que desejo ser, apenas pistas foram dadas sobre quem eu realmente sou.

Como diria Whitman I contain multitudes , ou seja, eu contenho multidões.

Todos nós temos a nossa personalidade que vamos desenvolvendo e limando ao longo dos anos. Com o passar dos anos também começamos a ver que o nosso ser tem preferência para um tipo de reacção. No meu caso, por exemplo, a minha tendência é reagir mal ou ser mau. Talvez isto seja efeito da passagem dos anos e a forma como eu, e o mundo, moldamos a minha personalidade. Como fui gozado e colocado, quase, de parte na infância (chamado bullying hoje em dia), fez com que, um rapaz já de si tímido  se fecha-se ainda mais e fica-se mais frio e distante. Ainda hoje tenho grandes dificuldades, por exemplo, em ter contacto físico com as pessoas (a normal mão no ombro por exemplo, ou abraços, etc.. ). Criamos muros à nossa volta e depois para os derrubar é muito difícil, principalmente quando o trabalho é muito bem feito - e nisso eu fui muito bom.

Estes últimos dois anos eu tenho vindo a mudar o que sou. Comecei a derrubar os muros. Todas as coisas que falo, todos os princípios que sigo, todas as coisas que acredito como verdade, são coisas que TODOS os dias me obrigo a seguir. Se vou reagir mal a uma situação eu forço-me para que saia algo de bom (aquilo que muitos dizem respirar fundo e parar).
Sou ansioso por natureza - é biológico, não o posso controlar facilmente. Quando toco piano para uma congregação as minhas mãos tremem, quando falo em publico, mesmo com amigos, coisas mais sérias e que necessitam mais de mim, eu tremo por todos os lados. Quando falo num púlpito eu tenho de me agarrar. A parte boa é que, a cada dia que passa, eu estou cada vez melhor.

Também sou teimoso (como alguns leitores podem ter já reparado ^_^) . Isto não se deve ao facto de eu ser orgulhoso ou mente fechada. Apenas tenho a ideia que, para mudar de ideias, as coisas têm que me ser provadas ou bem explicadas, para eu realmente ver onde errei. No entanto sou humilde o suficiente para admitir que estava errado - pode é demorar chegar a este ponto.

Mas porque ando eu a escrever estas coisas?
Além de achar bom dar-me a conhecer mais, acho que é bom também mostrar que, apesar de todas as coisas que defendo e sigo, eu não sou perfeito. Muito tenho de limar ainda, muito tenho de aprender. E, como disse antes, muitas das coisas - boas - que escrevo, não são naturais para mim. Por exemplo, para mim é anti-natural ser humilde. Eu não sei ser humilde. Posso mostrar humildade para o exterior mas, em mim, ainda existe ego, ou seja, é minha tendência natural procurar pelo poder e controlo do que me rodeia. Na minha mente ainda é assim, apesar de na realidade já não o fazer muito. Não consegui afastar completamente esses pensamentos porque eu não sei o que é ser humilde - genuinamente humilde.


A vida é um percurso de aperfeiçoamento. Tudo que é mau em nós devemos tornar bom e o bom devemos tornar melhor. Esta é a minha filosofia de vida e, cada dia que passa, vejo que o meu chamado é mostrar aos outros como o fazer também. Nos últimos dias, sempre que  fecho os olhos para dormir, vejo aquilo que eu me posso tornar e vejo o Templo. Nunca cheguei a falar da importância que os Templos têm para mim mas é algo realmente importante na minha vida e, o facto de os ver, mostra que estou no caminho certo, apesar de todas as quedas e tropeços.

Creio em todas as coisas, confio em todas as coisas, suporto muitas coisas e espero ter a capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, eu a procurarei.
Esta é minha promessa, isto é o que desejo ser.


Apenas mais um pouco daquilo que eu sou..

2 comentários:


  1. Ainda não acabei de ler e já estou a gostar :).
    É tão bom quando temos a capacidade de nos expor :). Parabéns ;)
    ps- acabaste de levar com um abraço virtual!! para começar já não é mau ;)
    beijinhos
    AA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e também pelo abraço virtual! ^_^

      Beijinhos

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.