sábado, 13 de outubro de 2012

Da Alma XX - Da hipocrisia


Como hoje não ando bem, ou melhor, não ando inspirado para coisas 'boas', vou falar sobre os padrões múltiplos de moral e da hipocrisia.

Quem nunca ouviu, ou até já disse, a famosa frase "olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço" ?
Bastante comum ver estas coisas todos os dias. Dificilmente vamos encontrar pessoas capazes de seguir, pelo menos, aquilo que dizem que os outros devem fazer. Ouvimos por todo o lado pessoas a criticar outras e a julga-las porque elas são ou corruptas, adulteras, invejosas, egoístas  desonestas ou até bisbilhoteiras. Enfim, julgamos muito os outros mas e então nós? Será que seguimos, ou pelo menos tentamos seguir, os mesmos padrões que impomos aos outros ?

Sabem, quando uma pessoa se começa a tornar melhor, do ponto de vista moral, começa a ser olhada e até analisada pelos outros. Sabemos como as pessoas são, na sua generalidade - quando vêem algo de bom elas não procuram também ser boas mas procuram por algum defeito para negar todo o resto. É sempre assim. se alguém, numa conversa de café, em que todos discutem algo de contornos morais, se nós dizemos que fazemos as coisas como devem ser feitas então, uma das reacções mais rápidas, é a de chamar de hipócrita  Pode não ser directamente, pode vir disfarçada de perguntas de análise do tipo:
- Vais dizer que nunca fizeste igual?
- Se fosse alguém próximo, não farias o mesmo?
- Se fosse contigo queria ver. Para quem está de fora é sempre fácil falar.
- Todos têm telhados de vidro.
- Se tivesses fome vais dizer que não roubavas.. (quando o roubo nem é cometido por quem tem fome)
- etc..
Todas estas perguntas têm apenas um propósito, que é testar a nossa moralidade, e até paciência, em situações extremas. O mais engraçado é que se uma pessoa continua a responder afirmativamente, ou seja, defendendo os seus valores, então alguns podem mesmo chamar de hipócrita.
É algo triste, hoje em dia poucos acreditam em ser verdadeiros, virtuosos e moralmente correctos.

Não existem pessoas perfeitas mas existem, sim, pessoas que desejam ser cada vez melhor; cada dia esforçam-se para corrigir os erros do dia anterior - não voltar a fazer o mesmo. Isto é muito difícil e poucos sequer desejam começar a tentar, alegando a dificuldade que "pode vir a acontecer caso isto ou aquilo aconteça". 

É verdade meus amigos, ser uma pessoa Verdadeira, hoje em dia, é algo que muitos olham como se fosse um acto de esforço. Contar a verdade, seguir um caminho recto, é algo tão 'criticado' que muitos desistem mesmo antes de começar. As pessoas parece que ficaram com medo de contar a verdade,de serem virtuosas,  Fieis, de desmontarem o seu Amor, de simplesmente amarem. Com medo de serem caridosas, com medo de serem honestas. Mas do que é que elas têm medo? Eu acho que sei algumas das razões.
- Têm medo de falhar;
- Têm medo de serem gozadas pelos outros;
- Têm medo de serem colocados de parte;
- Têm medo de falhar.
O maior medo das pessoas é o de falhar. Podem não admitir mas o fracasso é aquilo que assusta mais uma pessoa que deseja tornar-se melhor. Vivo isso todos os dias e sei que, pelo menos no meu caso, o meu maior inimigo sou eu próprio. 

Mas vou tentando...




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.