quinta-feira, 3 de abril de 2014

A Igreja de Jesus Cristo - As Ordenanças



Já falei sobre o alicerce da Organização d'A Igreja de Jesus Cristo e também sobre alguns exemplos de Doutrina ensinada por Jesus Cristo e restaurada nos nossos dias pelo Profeta Joseph Smith. Hoje vou escrever sobre o alicerce das Ordenanças. 
As ordenanças sagradas também foram algo de adulteração ao longo dos anos. Essa adulteração se passou, em parte, porque a doutrina se perdeu e, consequentemente, a ordenança se perdeu também, ou devido a alterações forçadas por parte dos homens. Vou dar um exemplo. O povo, no tempo dos judeus e romanos, eram um povo muito virado para os rituais, para os ornamentos, para os enfeites, para os grandes oradores, etc.. Como a Igreja de Jesus Cristo era baseada em simplicidade isso tornou-se algo estranho para os conversos - principalmente para aqueles que gostam de grandes rituais e cerimónias. Devido a isso, muitas das ordenanças foram ritualizadas e tornadas mais complexas, apenas para satisfazer a vontade visual do povo. O seu significado Sagrado foi trocado por um significado estético e cerimonial. 
Como no texto anterior, irei organizar este texto sob a forma de pergunta e resposta. Apesar de as perguntas não englobarem todas as ordenanças existentes, ou todas as dúvidas que possam surgir, acredito que poderão abrir a mente a quem deseja saber mais sobre a Igreja do Salvador.

-As criancinhas e os bebés são abençoadas ou baptizadas?
Antes de falar eu, irei citar as escrituras: "E [jesus], tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou" (Marcos 10:16) e também exortou os seus discípulos: "Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus."(Mateus 19:14). O que o Salvador nos ensina é que as crianças pequenas são abençoadas e não baptizadas. O baptismo é para a remissão do pecado e as crianças não têm pecado. No Novo Testamento não há nenhum relato de baptismos infantil, apesar de existir relatos de baptismos de multidões. O facto de não existir é porque essa não era uma ordenança realizada a crianças e bebés. 
A Expiação de Jesus Cristo nos veio livrar da queda e essa liberdade é universal. O Baptismo é uma ordenança para remição de pecados e as crianças não têm pecado. O pecado é fruto da nossa liberdade de escolha e da transgressão consciente dos mandamentos de Deus; as crianças, até atingirem uma idade mais avançada (8 anos de idade segundo revelação moderna D&C 29:46–47) Até essa altura elas são inocentes perante o Senhor e, devido a isso, Ele diz que delas é o reino dos céus. Para tornar as coisas mais interessantes para nós, adultos, ele próprio diz que nós nos devemos tornar como criancinhas - inocentes, humildes e cheias de amor. 

-O baptismo é essencial para a salvação?
A resposta simples é, Sim. "Aquele que não nascer da ága e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus"(João 3:5). A ordenança do baptismo é essencial para a salvação. O baptismo é uma ordenança que significa que vamos nascer de novo, para uma nova vida. No baptismo fazemos o convénio de seguir a Cristo e cumprir os mandamentos. Pedro também ensinou "Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38). Baptismo é uma ordenança essencial.

-O baptismo é feito por aspersão, derramamento de água ou por imersão? 
Em Mateus 3:16 lemos, sobre o baptismo do Salvador: "saiu logo da água", o que é indicador de que ele primeiro teve de entrar dentro da água. João Baptista "baptizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas"(João 3:23) . Qual seria a razão de ele viajar para um local de muitas águas se uma simples aspersão seria aceite como baptismo?
Paulo também nos ensina que o baptismo é símbolo da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo(Romanos 6:3-5). Quando um recém converso entra nas águas do baptismo, ele representa o homem velho prestes a morrer. ao ser imerso na água, seus pecados são enterrados e perdoados pelo poder simbólico de limpeza pela água. Ao sair da água ele, então, representa um homem novo. 
A alteração à forma como o baptismo é realizado foi feita não por revelação divina mas por conveniência dos homens. O simbolismo foi perdido e o próprio significado sagrado também se perdeu, tornando-se apenas um ritual. A Igreja de JEsus Cristo ensina que o baptismo, além de ser essencial, deve ser feito por imersão.

-O baptismo pelos mortos era uma ordenança da Igreja original de Cristo?
Sim, era. "Doutra maneira, que farão os que se baptizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se baptizam eles então pelos mortos? (I Corintios 15:29). Esta ordenança estava a ser realizada pelo povo do corinto, no entanto não entendiam essa ordenança. Como falei no texto anterior, sobre a doutrina, todos os que não tiveram a oportunidade de conhecer o Evangelho de Jesus Cristo, terão essa oportunidade na vida futura; no entanto, o baptismo é essencial para a salvação. Desse modo, o baptismo pelos mortos é uma ordenança realizada pela Igreja de Jesus Cristo, nos Templos. No entanto, o mundo, quando confrontado com essa questão, dá quatro hipóteses como resposta:
-primeiro: os homens e mulheres que não foram baptizados serão condenados e irão para o inferno. Isso vai contra os ensinamentos das escrituras, quando é ensinado que "Deus não faz acepção de pessoas"(Atos 10:34). Deus é um Pai justo.
-segundo: talvez Deus realmente não quisesse dizer o que Ele disse - talvez o baptismo não seja realmente essencial. Isto é uma doutrina irreal pois Deus sempre é categórico no que diz.
-terceiro: alguns acreditam numa condição chamada baptismo de desejo, que pode substituir o baptismo pela água; ou seja, uma pessoa que deseja seguir o Salvador mas não tem a oportunidade de ser baptizada nesta mortalidade, então seu desejo digno é substituto da ordenança. O problema dessa opção é que não tem base nem apoio bíblico. A escritura não diz "Aquele que não nascer do desejo" mas sim "aquele que não nascer da água e do Espírito".
-quarto: Deus realmente quis dizer o que disse, quando Ele ordenou que todos os homens fossem baptizados, e por isso, em sua misericórdia e Infinita sabedoria, providenciou um meio para que todos os homens fossem baptizados.

-O que nos é ensinado sobre a forma como o dom do Espírito Santo é concedida a quem foi baptizado?
O Dom do Espírito Santo, isto é, o dom de ter direito à presença constante do Espírito Santo é realizado também sob a forma de uma ordenança (nascer do Espírito ou baptismo de fogo como descrevem as escrituras). Ele não desce na forma de línguas de fogo e não é através de uma brisa. Essa é uma ordenança sagrada :"Então [Pedro e João] lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo"(Atos 8:17). Este procedimento foi também realizado por Paulo, depois dos baptismos realizados em Éfeso: "E os que ouviram foram baptizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo" (Atos 19:5-6). O dom do Espírito Santo é uma ordenança realizada pela imposição das mãos de portadores do Sacerdócio e com a autoridade para agir em Seu Sagrado nome. 


Mais poderia ser dito sobre as ordenanças realizadas no tempo dos apóstolos e a sua comparação com o que a Igreja de Jesus Cristo, restaurada nos dia de hoje, faz. O que convido ao leitor fazer é continuar o processo de estudo, de busca da verdade, fazendo a comparação - linha por linha, organização por organização, doutrina por doutrina, ordenança por ordenança, para saber qual o caminho a seguir. 
Durante este fim de semana irei escrever sobre os Frutos d'A Igreja de Jesus Cristo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.