sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Da Alma XIX - Da Empatia



A tecnologia do mundo em que vivemos permite ligar amigos que já não se vêem à muitos anos, permite ligar familiares e amigos que estão separados por grandes distâncias. Esta tecnologia permite partilhar ideias e o que sentimos de uma forma mais facilitada. Todos os dias podemos ler, em blogs ou em redes sociais, textos sobre a vida das pessoas, sobre o que estão a sentir, sobre o que fizeram, sobre quem amam, com quem casam, etc..

Mas pergunto-vos: - Enquanto navegam pela Internet e lêem esses textos, não sentem curiosidade para saber mais sobre quem está do outro lado? Não sentem uma necessidade de saber o que sentem, porque sentem essas coisas?
Hoje falei, um pouco, sobre essas coisas com uma amiga e fiquei intrigado com o facto de ser cada vez mais raro existir, ou desejar que exista, uma ligação entre nós e quem está do outro lado. O sentimento de empatia, se é que se pode dizer assim, é cada vez mais raro. Parece que as pessoas desejam menos saber como os outros se sentem, saber as suas dores e alegrias. As redes sociais ainda cortaram mais esse contacto. Onde antigamente existia o contacto entre pessoas, obrigando a conversar e saber mais, foi trocado por murais e páginas onde as pessoas colocam coisas que têm muito pouco de pessoal e, em vez de conversar, preferem trocar imagens e vídeos genéricos sem qualquer sentimento pessoal associado.

Um blog que sigo, onde as pessoas colocam segredos - Shiuuuu (fazendo já publicidade ^_^) - , é um bom exemplo destas coisas que falo. Os autores dos segredos colocam mensagens e situações que realmente lhes são importantes e muito pessoais. Existem segredos que têm uma carga sentimental muito grande. Eu costumo comentar este blog e sei que, para escrever o que escrevo, preciso sentir uma empatia muito grande com o autor do segredo. Não fosse desta forma então meus comentários seriam apenas um comentário genérico e sem sentimento. As pessoas precisam sentir amor, carinho, amizade e respeito, mesmo que o seu segredo seja das maiores barbaridades que se possa ler. 

Algo que é incompatível com a empatia são os julgamento que fazemos. Quando julgamos estamos a criar limites ao nosso nível de empatia. Quem nunca esteve em uma situação onde começamos por compreender e respeitar uma pessoa, e até escrevemos algo bom como comentário mas, quando vamos para outro caso que vai contra o que acreditamos como certo, começamos a julgar essa pessoa e já dificilmente iremos escrever algo de bom. O nosso nível de empatia mudou. Existem casos onde pessoas até deixam de respeitar os autores. 

Pela Internet já li muitos textos de ódio com comentários ainda mais incendiados, apenas porque as pessoas esquecem-se que estão a falar com outras pessoas, que sentem, que são humanas. Na realidade também acontece mas, quando estamos olhos nos olhos, já é mais difícil ser incendiário - o que acontece mais quando se está em grupo (protecção do grupo desinibe ). Por detrás de cada texto está uma pessoa e eu desejava conhecer mais essas pessoas. Não apenas por simples curiosidade mas porque por detrás desses textos existe também uma história, que moldou e tornou essa pessoa no que ela é hoje. 

Quando cedemos aos julgamentos e preconceitos não mais seremos capazes de respeitar e até criar uma ligação com as pessoas com quem lidamos. Todos merecem respeito - desde a adolescente mais mimada e rebelde até ao adulto adultero - todos merecem respeito e, no fundo, merecem que lhe dêem o que mais lhes falta que são conselhos sensatos, palavras amigas mas que alertam e ajudam a melhorar, precisam de sentir que, apesar de todos os erros, ninguém lhes irá atirar uma pedra. 

4 comentários:

  1. Bem, que dizer se tu já disseste tudo?
    Muito interessante este tema , e já sabes a minha opinião, em cada comentário, em cada texto está alguém que sente e devemos sempre tentar , colocar-nos do outro lado , antes de escrever o que quer que seja , sobre o que aquela pessoa partilhou.
    A minha curiosidade já me levou a "conhecer" outras pessoas , para lá do ecrã.
    E acho que vamos aprendendo e partilhando ideias e vivências e isso é enriquecedor.
    Parabéns !!

    Beijinho:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Bem, a ideia do texto veio da conversa que estávamos a ter por isso os louros são teus ^_^

      Já tive algumas oportunidades de conhecer pessoas excelentes através da internet e acho que foi graças a ver mais do que um "utilizador". O meso se passa fora da internet - se formos todos fechados e pouco empáticos, poucos amigos vamos ter - amigos verdadeiros diga-se :)

      Eliminar
  2. É por isso que eu tenho curiosidade em conhecer-te :P
    Identifico-me com os teus textos e com os teus comentários do shiuuuu. Aliás, foi por me identificar com os comentários de lá que conheci o teu blog.
    Eu sinto que não comentas só por comentar, e não escreves textos para a internet. Tu queres de facto chegar às pessoas, falar de pessoa para pessoa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário :)
      sim, é verdade, apesar da timidez, eu desejo chegar às pessoas. O Blog foi criado nesse sentido também ^_^

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.