quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Do Amor VII - Da Castidade e do Casamento


Pois é, hoje um homem solteiro vai falar de Casamento e da Lei da Castidade.
  
Já à alguns dias que não escrevo nada mas sempre desejei fazer um texto sobre estes temas. Confesso que o que me deu coragem para escrever foi um debate colocado no facebook do blog Shiuuuu.

Vou começar por falar do que é a Lei da Castidade. Esta lei existe desde sempre, foi instituída por Deus. Ele sempre declarou que a promiscuidade era algo obsceno. Sempre condenou o adultério. A Castidade é uma Lei que simplesmente diz que não haverá contacto intimo entre homem e mulher antes de estes se casarem; diz que qualquer acto que desperte o que é carnal deve ser controlado. Mas porquê existe esta Lei? Na minha aprendizagem, esta lei existe para nos proteger. Proteger das iniquidades do mundo, proteger das coisas que são carnais e apenas fruto dos desejos de um corpo. Ensinou-me que o Espírito se deve sobrepor ao corpo em todas as coisa. Ensinou-me que esta lei nos permite ver para além do que é carnal, e colocar em primeiro lugar o que é importante.

Hoje em dia defende-se, principalmente entre os jovens, que o acto sexual é um acto de Amor e que deve ser consumado mal se ame uma pessoa. Eles acertaram num ponto, sim, a relação intima entre homem e mulher é um acto de Amor, aliás, talvez dos actos mais solenes de demonstração de Amor. No entanto, este acto deve apenas ser realizado quando os Alicerces para uma relação já estão bem assentes. O tempo de namoro é um tempo de conhecimento. Neste tempo conhece-se as personalidades de cada parte, conhece-se os hábitos e gostos; começam-se a formar os alicerces para um Amor mais sólido e estável. Quando a relação sexual entra nesta fase ela irá actuar como uma distracção. Somos incentivados, pela sociedade de hoje, a explorar o que é carnal. o mundo ensina que devemos explorar estas coisas e que tudo é permitido. Sabes que não é mas como o desejo carnal é maior não escolhemos seguir um caminho mais difícil - o do auto-controlo mas preferimos usar o Amor como desculpa e saciar os nossos desejos carnais. Como o acto é tão sagrado, não deve ser usado com leviandade. Quantos não o fazem e ao mesmo tempo dificilmente pensam no parceiro como alguém com quem desejam criar família? A palavra Amor é atirada de um lado para o outro apenas para justificar nossa fraqueza em controlar o nosso próprio corpo. Destas coisas a Castidade nos protege pois guarda este momento tão solene para quando os alicerces já estão bem fortes e tomamos a decisão de nos unirmos a quem amámos para todo o sempre.

O Casamento é a celebração de um contracto, entre duas pessoas que se Amam, celebrado perante Deus, perante Testemunhas, perante a sociedade. Um contracto que diz que elas se irão Amar, cuidar, ser fieis, ser pacientes, ser amorosas e carinhosas, elas irão ser uma só consciência e um só coração, desse momento para toda a Eternidade. O casamento é a pedra angular de uma família. Quando casamos deixamos de pensar na perspectiva do presente mas começamos a pensar através de uma escala Eterna. O acto intimo é a consumação do casamento, tornando dois corpos um só, como o casamento tornou duas consciências e dois corações em um só.

A sociedade distorceu o conceito de casamento e tornou-o como algo secundário, ou pior, corrompeu a sua essência e transformou algo Sagrado em apenas um papel a ser assinado. As pessoas deixam de ver o Casamento como uma ligação mas começaram a ver como uma prisão.

Quando alguém quebra a lei da castidade existe algo que se perde, perde-se o respeito por nós próprios e o respeito que os outros têm por nós. Quando quebramos algo tão Sagrado, então tudo poderemos quebrar dadas as condições certas. O que era forte se tornou fraco pois irá quebrar com a pressão correcta, qual galho de uma árvore que quebra quando o dobramos o suficiente. Os nossos princípios e nossa Fé devem ser comparáveis a uma estaca de Bambo; que, por mais que a dobremos ela não irá quebrar, e as suas nossas raízes devem ser fortes e longas para que não possam arrancar os alicerces do Amor.



9 comentários:

  1. Vou só acrescentar aqui uma coisa, porque no debate do Shiuuu achei despropositada por fugir ao tema central.

    A tua perspectiva de casamento advém essencialmente da tua visão religiosa. E, hoje em dia, a religião não está tão presente na vida das pessoas.

    Para contextualizar um pouco: Eu considero-me Agnóstica, e sempre o fui, mas também sempre pratiquei o cristianismo até há um ano atrás. O meu namorado é Agnóstico, e não foi sequer baptizado. Para mim, eu vejo o casamento como um contrato sagrado, à parte do contrato legal que é assinado fora da Igreja. No entanto, uma vez que não me identifico com a religião, o meu casamento nunca terá o valor que terá, por exemplo, o teu. E o contrato, embora sendo o mesmo, será mais vulgar. Pela Igreja, estarás casado para sempre. Com duas assinaturas, tanto se faz um casamento como se desfaz e talvez seja isso que o torna mais 'vulgar' à maioria dos olhos. Para mim, continua a ter o certo valor religioso do "Para sempre". Acho que é utópico, hoje em dia, as relações para sempre. Mas considero que o meu relacionamento actual possa ser "para sempre". Talvez seja isso também, que me tenha levado a dar o passo que tu só darás quando te casares e em nada me arrependo ou arrependerei. A verdade é que por muito errado que possa parecer, neste relacionamento parece certo :)

    Não obstante, respeito e admiro a tua opinião e castidade. Nos dias de hoje, é raro haver alguém tão determinado e confiante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado AnaC pelo teu comentário :)

      Confesso que estas ideias sejam muito útopicas para os dias de hoje mas eu acho que nós não devemos ceder ao mundo mas sim o mundo é que se deve reger por altos padrões morais.

      Quanto ao casamento "para sempre" . Acho que quando pensamos numa relação como algo para sempre, ou Eterno como eu digo, então vamos trabalhar mais para fazer dar certo. Não gosto, até abomino, a ideia de "um dia de cada vez e amanhã veremos" acho que é simplista e dá pouco trabalho. Não digo que é a tua ideia, apenas acho que é a ideia geral do mundo de hoje.
      Se pensarmos numa perspectiva "para sempre", então vamos nos esforçar mais. É como na escola, se eu pensa-se que as minhas notas iram ter um efeito tão grande no meu futuro hoje, eu teria estudado mais.. mas agora já não posso voltar atrás. Por isso os sacrifícios e esforços devem ser realizados hoje, para um futuro mais feliz e por um Amor Eterno


      Eliminar
    2. Concordo. E eu também opto por 'trabalhar' a minha relação no sentido de ser "para sempre". Qualquer relação dá trabalho. A minha então tem um pormenor que, vendo de fora, muitos a condenavam ao fracasso e, no entanto, eu e o meu namorado fazemos de tudo para que a nossa relação funcione e dure. Eu ainda acredito nessa possibilidade, do para sempre.

      E concordo contigo em relação às notas, eheh. E também no sentido de não cedermos ao mundo. Infelizmente, isso também é cada vez mais dificil.

      Eliminar
    3. Por isso o mundo está mais decadente, porque as pessoas se deixam ir pelo mundo e não pelo que é certo.

      Mas devemos pensar numa outra perspectiva. Quanto mais escuro um quarto fica, mais difícil fica andar nele. Deixamos de ver o caminho. Mas basta haver uma pequena luz, mesmo que seja ao fundo, que a escuridão nunca conseguira superar a luminosidade. Devemos olhar essa luz e tornar - nos próprios - em uma luz; desta forma, nenhuma escuridão conseguirá se sobrepor à nossa luz.

      Eliminar
  2. Excelente texto! Concordo plenamente, mas acho que é dificil pensar assim para quem não é Cristão..

    L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      A beleza dos ensinamentos cristãos é que são universais e muito ligados ao simples "bom-senso" :)

      Eliminar
    2. É verdade, mas hoje em dia quem pensa assim não é considerado "normal", e admiro quem tem a coragem para pensar e agir de forma diferente! :)

      Eliminar
    3. É verdade, infelizmente hoje em dia quem pensa assim, em relação à questão da castidade, é muitas vezes visto como "anormal".. admiro quem tem coragem para dizer aquilo que pensa! :)

      Eliminar
    4. Apesar do primeiro verso ser especificamente para mórmons (meu caso), esta mensagem dá-me alguma força para pensar, agir e defender as coisas em que acredito:

      "Dare to be a Mormon;
      Dare to stand alone.
      Dare to have a purpose firm;
      Dare to make it known."

      :)

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.