quinta-feira, 31 de maio de 2012

Da Alma VI - O Amor

Em todos os textos que escrevi falo em Amor mas nunca cheguei a falar do Amor, por isso escrevo este texto hoje, para falar do Amor.

Mas o que é o Amor? 
Acho que este sentimento tem várias definições, até diria que cada pessoa tem uma definição própria do Amor. Para não variar, este texto será sempre um reflexo das coisas em que acredito e que sinto. Não cabe a mim julgar o que as outras pessoas devem sentir mas falarei daquilo que acho que é bom ou mau, devido à minha experiência.


Gostava de começar por dizer que aprendi a Amar a todos. Não foi uma coisa fácil para mim mas digo que hoje Amo a todos que me rodeiam. Seja o familiar, seja o amigo, seja o desconhecido ou até o inimigo. Confesso que não é fácil chegar a este ponto e ainda muito tenho de aprender para Amar mais e o demonstrar melhor. 
Aprendi que o Amor não é um sentimento que deve ficar guardado para os nossos familiares, para os nossos amigos mais chegados ou apenas para a nossa companheira. O Amor é algo que devemos partilhar com todos. Como disse em alguns textos, acredito que devemos ser Amorosos com todos os que nos rodeiam. 

A melhor definição de Amor que encontrei até hoje, por acaso, encontrei-a na Bíblia. A escritura encontra-se em I Coríntios 13: 4-8 e é dada por Paulo:

O amor é sofredor, é benigno;
 o amor não é invejoso; 
o amor não trata com leviandade, 
não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, 
não busca os seus interesses, 
não se irrita, 
não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, 
tudo crê, 
tudo espera, 
tudo suporta.
O amor nunca falha; ...

Mesmo para aquelas pessoas que não acreditam nas escrituras, ou até que nem em nosso Pai acreditem, acho que esta definição é Perfeita para este sentimento tão belo e forte. Ilustra bem o que é o Amor, como vejo o Amor. É muito difícil Amar desta forma, principalmente hoje em dia, com tantas ilusões,  com tantas paixões, tantas confusões e tanta falta de Paciência. 

O Amor acho que foi perdendo significado durante estes últimos anos. Apesar de esta falta de Amor já se fazer sentir desde que o Homem começou a pensar que fazer asneiras dá mais prazer do que Amar, acho que nestes últimos anos o Amor começou a ser substituído e confundido com Paixões, com Prazeres Carnais que dizem ser Amor e demonstrações de afecto. Enfim, o Amor começou a ser um sentimento que é constantemente degradado pelas novelas e filmes dito românticos, ou por poemas, ou romances e peças de teatro, por filósofos e filosofias,.. Enfim, um sentimento que deveria ser do mais Puro. Belo e, sobretudo, deveria ser Simples. 

Mas o que quero eu dizer com a simplicidade no Amor?
Aprendemos, erradamente, através de filmes, livros de histórias ou até com musicas, que o Amor deve ser demonstrado de uma forma grandiosa. Digo-vos que o Amor demonstra-se com as coisas mais simples, com os gestos mais simples mas tem de ser demonstrado. Digo isto porque acredito que quem diz que Ama e não demonstra o seu Amor, então não Ama. O Amor tem de ser demonstrado, tem de implicar acção. Se Amamos alguém então temos de lutar pela felicidade dessa pessoa. Se vemos alguém triste na rua, devemos demonstrar nosso Amor por ele prestando auxilio com uma palavra amiga ou um prato de comida. Se nossos amigos estão com dificuldades, devemos demonstrar nosso Amor tentando ajuda-los e apoia-los. Mesmo se aplica à Família e Companheiros(as). Como posso eu dizer que Amo minha companheira se na primeira hipótese lhe irei mentir? ou irei evitar conversar com ela sobre assuntos importantes?. Como irei Amar minha companheira se eu não demonstro esse Amor?


Hoje o Amor é confundido com Paixão. Acho que sempre o foi mas hoje em dia está muito vulgarizado. Como hoje li em outro blog, o meu livro de magoas, hoje diz-se Amo-te com muita facilidade. Isto para mim seria uma alegria não fosse este Amo-te ser, em grande parte dos casos, algo muito longe do que é o Verdadeiro Amor. Mesmo entre namorados, são capazes de dizer que se Amam mas incapazes de sacrificar seu tempo, suas comodidades, ou seja o que for, pelo outro. São incapazes de ser completamente honestos com o outro, são incapazes de ter paciência pelo outro. São incapazes de evitar discussões e manter conversas sérias e cheias de Amor.  No entanto são capazes de se deixar ir pela ilusão do que é carnal e dizerem que o fazem em nome do Amor. Para mim isto é uma aberração pois esquecem o resto que é realmente importante.
No fim de tudo temos os namoros que acabam, os casamentos que acabam, as amizades que acabam ou aquelas amizades que nem começam. Tudo porque não sabemos demonstrar nosso Amor ou porque não trabalhamos para ser mais Amorosos com todos à nossa volta.

Um, dos dois, mandamentos que nos foi dado é Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  Tão simples e engloba tanta coisa, tantos sentimentos, tantas acções, tantas demonstrações, tantas formas de servir ao próximo, tantas formas de cuidar do próximo. Procurem em vosso Coração o que é o Amor e o que fariam em nome desse Amor. Se Amam, pensem em como demonstrar esse Amor, pensem em como Amar de uma forma melhor. Se não Amam, pensem porquê, pois todos temos a capacidade de Amar e quem vos diz o contrário (mesmo que seja vocês próprios), essa pessoa estará a mentir. 



2 comentários:

  1. Sabes que mais? Para mim, o amor não é um sentimento, mas sim um modo de vida em que se procura o equilíbrio entre a nossa própria felicidade e a felicidade do outro com quem nos comprometemos a isso.
    É muito mais do que sentimentos.
    E acho que é por as pessoas acharem que o amor é um sentimento, que dizem que este acaba, que é efémero.
    O amor é, por definição, eterno. Ou então, nem é amor.
    A paixão que se sente no início de um relacionamento é apenas o motor de arranque para a implementação de um hábito. Se tivermos o hábito de amar, a paixão passa, mas fica esse dom de nós.
    Outro erro crasso é pensar que o amor é como um fósforo: acende-se e depois parece que é para ficar à espera que arda e se apague. Quando se apaga, passa-se para outro fósforo and so on.
    O amor tem de ser alimentado.
    E outro erro é pensar a longo prazo. O amor deve ser vivido hoje, neste dia. É neste dia que vou amar a pessoa com quem estou. E de dia em dia, vive-se uma vida inteira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito do teu comentário Ana :)
      O Amor é realmente mais do que um simples sentimento, é um modo de vida. Deve ser cuidado e tratado, como qualquer planta que desejamos ver crescer. Se parámos essa planta morre, o Amor morre.

      Gosto quando dizes que é Eterno. Deixa-me muito feliz ler isto pois vejo que não sou o único a pensar assim.

      Obrigado :)

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.