segunda-feira, 14 de abril de 2014

Segredo


O perfeccionismo que tenho em relação a mim próprio faz-me viver uma dualidade de sentimentos que me impede de alcançar o que mais desejo: por um lado está aquele que deseja viver um amor; do outro está uma pessoa que não se acha perfeita o suficiente para ser amada.



42 comentários:

  1. Lindo...muito bem escrito, no entanto, não é preciso ser perfeito para amar ou ser amado. Acho que sabes disso. O amor flui e é nas imperfeições que se ama e se é amado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saber sei, muito bem até.. tanto que há alturas que um dos lados ganha em relação ao outro mas é como se existisse sempre uma "barreira". Engraçado que normalmente as pessoas procuram a perfeição nos outros para serem capazes de amar, comigo aconteceu o contrário.. tenho eu de ser perfeito..

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Então está na altura de começar a resolver isso! :) (vou dizer isto alto para eu também fazer o mesmo ^_^)

      Eliminar
  3. João, João, João... Gostaria de saber o que responderias a este segredo se não tivesses sido tu o seu autor e se o lesses no shiuuuu ;)

    Ninguém no mundo quer a perfeição João. Acho que, num relacionamento mesmo a sério, se quer um homem sensível q.b., que tenha em atenção os sentimentos do outro. E tu nota-se que estás no bom caminho, porque se há coisa que se vê nos teus comentários é que és um homem bem formado. Só espero é que encontres uma mulher à tua altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivesse lido isto no shiuuuu eu acho que responderia com um "somos dois" ^_^ mas no desenvolvimento diria aquilo que precisa ser feito.
      É estranho mas eu sei o que deve ser feito mas há sempre algo a me prender - como uma barreira ou ancora. É algo que foi criando raízes desde que eu era um jovem adolescente e que agora se tornaram muito fortes para me conseguir libertar de forma "fácil" :)
      Talvez a resposta esteja até no dia em que encontre alguém.. há coisas que não foram feitas para as resolvermos sozinhos, penso eu :)

      Eliminar
    2. Compreendo o teu receio. Eu também o tenho ;) embora sinceramente, no teu caso, me pareça infundado. Deixa-te ir ;) espero sinceramente que um dia encontres alguém perante a qual todos os teus medos se vão dissipar. Beijinho

      Eliminar
  4. Todos merecem ser amados e não há ninguém perfeito, por isso espero que deixe uma porta aberta para o amor entrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma luta entre dois lados e por vezes alimento mais o lado errado, que me fecha algumas portas.. mas um dia irá acontecer que o amor vá entrar :) Sei que sim.. quanto tempo irá levar, já não sei

      Eliminar
  5. E a malta do shiuuu... foi para a frente com esta iniciativa :)

    (ajudei um bocadinho, a que a ideia surgisse... shiu!!)

    Em relação ao segredo... acho que acontece a muita gente, numa altura da sua vida :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma iniciativa que achei engraçada mas que, no inicio, me deixou apreensivo, principalmente porque o shiuuuu é sinónimo de anonimato; não sei até que ponto serei o único "não anónimo" a publicar segredo. A ligação com os blogs é engraçada porque grande parte da comunidade shiuuuu é blogger e esta ligação torna as coisas interessantes. Do ponto de vista "publicitário" acho que o efeito não será grande porque, falando do meu caso, o meu blog sempre esteve acessível a partir do meu perfil publico e acho que não irei ver aumento significativo nas leituras; no entanto isto pode mudar para quem comenta em anónimo.

      Abraço! :)

      Eliminar
  6. João,
    Eu compreendo-te. Eu gosto de mim, daquilo que sou, do que tenho, do que acredito e de quem tenho na minha vida. Mas mesmo sabendo que o amor é das imperfeições. Também conheço (bem demais) a exigência a nível de imagem, profissional que nos fazem em todo o lado e todo o sitio. Em todo o mundo nos é pedida a perfeição. É te pedido que saibas fazer o teu trabalho sem erros, que tenhas o corpo prefeito, que não te chateeis, que não caias e que não erres.

    Isto não é algo dito, não é algo que te dizem. Mas sente-se eu sinto-o. Sinto que exigem de mim mais do que eu posso a perfeição. Por isso é que perdoar e amar é tão difícil.

    Por isso é que amar verdadeiramente é tão raro porque implica uma aceitação do outro e de nós próprios que por vezes nos ultrapassa. Mas é possível. E tal como o anónimo diz ( e tantas vezes ouvimos) flui, acontece, vem com as palavras, com os encontros e com o conhecimento.

    E eu acredito que o que for será. Não sinto pressão para o que quer seja que não ser feliz sendo sempre fiel a mim e aos valores que acredito. Tento libertar-me de tudo isso. E amar simplesmente amar.

    E acredita: Gl 5, 13-14 e Fl 4,13

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula :)

      Uma vez escrevi sobre o Amor próprio, com base em Mt 22:37-39, - podes ler aqui http://minhaalmatempo.blogspot.pt/2014/01/uma-licao-valiosa-sobre-amor-proprio.html

      Acho que o mundo em geral exige a perfeição nos outros, principalmente no que toca ao amor e relações - as pessoas querem alguém que se comporte de forma x, que tenha um corpo bonito, que saiba de tudo, que goste de ir às comprar :) , etc... e quando essas pessoas começam a apresentar falhas então os problemas começam. No sentido contrário, eu tolero as falhas dos outros mas tenho um grave problema em tolerar as minhas. Como escrevi no texto do link acima, eu posso tocar uma música de 7min com mais de 500 notas musicais que se errar 4-5 eu vou me criticar, mesmo que digam que toquei muito bem :) . No amor é o mesmo.. mas vá, já fui bem pior mas sei que há dias em que um lado ganha em função do outro e portas se fecham.

      Ps: MT 5:48 :) (só uma brincadeira com a perfeição que estamos a falar :) )

      Eliminar
    2. podes achar estranho (eu acharia). mas revi-me na tua definição de ti acerca dos erros. eu costumo a dizer a gozar que ralho mais comigo do que com os outros. por ter em mim uma sede de ser mais e melhor ou como diz um professor meu sou motivada para o sucesso.

      Eliminar
    3. quanto à citação ri assim que a vi! não da citação, mas da pontaria (;

      Eliminar
  7. Identifiquei-me com o teu segredo ;) mas sabes, ninguém é perfeito! E todos nós somos perfeitos para alguém! Muitas felicidades e que encontres um amor muito grande :)

    ResponderEliminar
  8. :) Ainda bem que não és perfeito... Espero que sejas sempre um imperfeito amado. A imperfeição é o que nos define e diferencia. Não te coloques barreiras... Tudo começa dentro de ti para fora. Daquilo que vejo e leio... tens tudo para ser muito amado João. Permite-te para permitires. ;) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, quando as coisas não acontecem - e no meu caso admito que é cupa de ter passado muito tempo fechado em mim mesmo - uma pessoa começa a duvidar até se é sequer "digno" de ser amado :)
      Apesar de estar bem melhor nesse sentido, ainda tem dias que um lado consegue colocar muitas barreiras e me faça até desistir de algo.. vamos ver o que o futuro trás :)
      Beijinho

      Eliminar
  9. Como disse no meu post de ontem: "o expoente máximo do amor para mim, é conseguir tolerar e aceitar todos os defeito dele. Há que aceitar à partida que ninguém é perfeito e não esperar que a pessoa vá mudar, ou que a podemos mudar. Tal nunca irá acontecer, por isso, ou se aceita como ela é, ou não vale a pena. O amor não nasce assim."

    Já exigiram que eu mudasse, estava sempre a pôr-me defeitos e a criticar-me constantemente... Acabou por dar um bocado cabo da minha auto-estima. Isso não é amor... Não é preciso ser perfeito, é preciso perceber é quais são os nossos defeitos e tentar controlá-los, porque somos imperfeitos por natureza...

    Quando comecei a ler o teu segredo, pensei que ias dizer outra coisa. Que exigias bastante da outra pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Três parágrafos, a continuar assim e consegues uma "parede de texto" como as minhas xD

      Pois, no meu caso a perfeição é exigida a mim próprio e não aos outros, tanto que tenho momentos (menos felizmente, mas ainda os tenho) em que penso que para encontrar alguém preciso estar à altura e ser "perfeito" para ela.. criticando e tentando resolver cada falha minha no processo.. o que por um lado é bom (ser melhor nunca fez mal a ninguém) mas que me faz achar que não estou a altura do amor de alguém..
      É uma luta diária minha :)

      Eliminar
    2. Com esses 3 parágrafos, superei-me a mim própria lol

      "mas que me faz achar que não estou a altura do amor de alguém.. "
      Não deves pensar assim :) Pode-te fazer passar ao lado do amor da tua vida.
      Quanto a querer ser melhor, era o que devíamos todos fazer.

      Eliminar
    3. uau Ana Mar "Já exigiram que eu mudasse, estava sempre a pôr-me defeitos e a criticar-me constantemente... Acabou por dar um bocado cabo da minha auto-estima. Isso não é amor."

      Estou verdadeiramente admirada. Há de fato coisas que sabemos mas precisamos de ouvir/ler de outro alguém.

      Estou arrepiada.

      Eliminar
    4. Paula acontece... Temos é que perceber que tem que existir um fim, quando estamos a ser desgastados pela relação. Mesmo assim há gente que passa por muituíssimo pior.

      Eliminar
  10. João, achei tão bonito aquilo que escreveu que, confesso, adoraria ser amada por si. Mesmo com as suas imperfeições porque o que sente revela bem a qualidade dos seus sentimentos e do seu caráter.

    ResponderEliminar
  11. Identifico-me tanto com o teu segredo. Sou tal e qual em tanta coisa que poderia dizer que somos gemeos no pensamento. Tambem me sinto de tal forma perfeccionista que penso que muita gente não me consegue entender....Eu procuro que as coisas que faço fiquem bem, que o que me rodeia fique bem mas os outros não vem da mesma forma.

    Espero que encontres a tua rapariga "perfeita" e que ela contigo tenham uma vida cheia de alegrias e descobertas, pois os defeitos são faceis de descobrir mas as virtudes e as perfeições levam o seu tempo a serem vistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O perfeccionismo normalmente é levado para exigências que fazemos aos outros - como exigir que só amaria alguém perfeito - mas o perfeccionismo está muito ligado a nós próprios e à forma como nos vemos. Acredito que a irei encontrar, algures, a seu tempo :) Talvez nessa altura eu deixe de ser tão auto-critico :)

      Eliminar
  12. Finalmente, alguém que me compreende... :/

    ResponderEliminar
  13. João, sou mais uma das que se identifica com o seu segredo... e pouco mais tenho a acrescentar a tudo o que já foi escrito.
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de formar um clube :) Eu a pensar que este sentimento era mais raro que comum .. :)
      beijinhos.

      Eliminar
  14. Bem, no meu caso sou tão perfeccionista com o que me rodeia, com o meu trabalho, que por vezes penso que nunca terei tempo para ter alguém...

    E sim, também acho que ninguém irá amar-me... com tantas pessoas interessantes por ai, que vai olhar por mim? um pensamento que assalta a mente muitas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso a questão do tempo não me afecta muito porque costumo ser muito disciplinado nisso, no entanto pode acontecer não conseguir "calar" a cabeça quando estou em tempo de lazer.. isto é algo que acho que pode ser resolvido.
      Pois, os pensamentos menos bons atacam principalmente quando estamos em baixo.. falo por mim. No caso deste lado perfeccionista que descrevi no segredo, ataca muito quando estou desanimado (principalmente por culpa minha).

      Eliminar
  15. O seu perfeccionismo nota-se na forma como é bastante crítico em relação a alguns segredos no Shiuuu. Talvez devesse soltar-se um bocadinho e não se prender tanto a clichés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu perfeccionismo é em relação a mim próprio, não é algo que exijo aos outros. Claro que há coisas com as quais não concordo e que até vão no sentido completamente oposto às coisas que acredito, e, nestes casos, eu dificilmente tolero a acção em si (não as pessoas).
      Defender algo que acreditamos não é cliché, pois cliché é ser exactamente igual aos outros e fazer o que os outros fazem, isso sim é ser cliché :) O que eu faço é manter-me coerente em relação ao que acredito. Quanto ao perfeccionismo que tenho em relação a mim próprio, ele não me faz procurar pessoas perfeitas - apenas me força a ser perfeito.

      Eliminar
  16. João, já publiquei um segredo no Shiuu que tem a ver com isto. Temos coisas em comum, embora já tenha muitas vezes discordado com os teus comentários. Talvez aquilo que te impede, é a força que precisas para chegar lá. É o obstáculo que tens de ultrapassar. Não podia ser tudo fácil : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, não podia ser tudo fácil ^_^ Nem teria "piada" se fosse, no entanto é algo que se torna complicado gerir quando estamos mais desanimados. Mas vá, o que me dá 'fprça' é ver que há uns tempos atrás eu via um lado a ganhar muita vantagem em função do lado que deseja ser amado.. agora a situação está a mudar mas, como disseste, não podia ser tudo fácil e imediato :)

      Eliminar
  17. Também sou assim, mas com a particularidade de me achar suficiente para amar e ser amada, mas como já sofri no passado tenho medo de me entregar e sofrer de novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tens algo que a mim me custa a ter - a particularidade para ser amado :)
      O medo é normal mas pode ser combatido quando nós realmente resolvemos e largamos o passado. As más experiências devem ajudar-nos a aprender a não cometer o mesmo erro, não nos impedir de seguir em frente :)

      Eliminar
  18. Ninguém quer um robot. Tens defeitos, todos temos, são particularidades. São as coisas que te distinguem dos outros. Serás amado justamente pelas diferenças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser melhor não nos torna um robô. O que nos torna "robôs" é não usar a nossa cabeça mas fazer o que outros dizem para nós fazermos, ou fazer coisas apenas porque os outros as fazem :) .
      Defeitos devem ser melhorados o máximo que podemos, um de cada vez, passo a passo. Não são os defeitos que nos tornam únicos mas o que nós fazemos de nós próprios; é isso que nos distingue dos demais :)

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.