quinta-feira, 17 de abril de 2014

As nossas reacções "sem pensar"



Quantas vezes não perdemos a cabeça quando algo corre mal?
Quantas vezes não agimos sem pensar?
Quantas vezes não gritamos ou não damos murros na mesa, quando estamos mais nervosos?
Quantas vezes não respondemos e atacamos pessoas, até pessoas queridas para nós, apenas porque fomos também atacados?

Eu, desde pequeno, tenho um problema - sou muito ansioso e também já tive alguns ataques de pânico. Durante muitos anos eu sempre fui uma pessoa que sempre tinha o copo cheio e que bastava uma gota para transbordar. Nos últimos 2-3 anos tenho vindo a tentar mudar isso e agora sou mais zen (como diz a minha irmã) do que era noutros tempos. É difícil perder a cabeça, dar murros na mesa, ou ficar completamente irado quando falho ou faço uma asneira. Para chegar a este ponto tive de aprender uma coisa muito importante e que acredito ser algo muito complicado para realmente absorver a sua importância e eficácia sem antes experimentar:

Nós só ficamos irados, chateados, magoados, ansiosos, se escolhermos ficar nesse estado

Ou seja, ficar num estado mau é nossa escolha. Antes eu pensava, como provavelmente a maioria pensa (e ajudado pela minha condição de ansiedade), que era natural as reacções de ira ou defensivas. Pensava que era algo que não controlávamos, que era algo que estava tão codificado no nosso código genético que não podia ser alterado. Quão errado eu estava..

Vou começar com um exemplo:
Quando um casal discute é normal, infelizmente, as partes começarem a elevar a voz, fazer acusações, berrar, gritar, bater na mobília, atirar coisas, fazer a outra parte sentir-se humilhada, ou, cada vez mais comum, agredir a outra parte. Escolhi as discussões entre casais pois é um exemplo perfeito onde se tem um casal que se diz amar mas que, quando escolhem ficar na defensiva, esquecem esse amor e tornam-se como animais irracionais, ou seja, tornam-se o completo oposto daquilo que eram antes dos problemas. Somos nós que escolhemos ficar na defensiva quando nos atacam; somos nós que escolhemos ficar irados quando discutimos; somos nós que escolhemos responder com a mesma moeda. Infelizmente existe a crença de que quando uma pessoa escolhe não reagir dessa forma então ela é uma pessoa passiva, submissa.. meus amigos, há uma grande diferença entre ser uma pessoa passiva e ser uma pessoa disciplinada. 

Nestes últimos 2-3 anos eu comecei a aprender o que é controlar os nossos impulsos mais básicos (como a ira). No inicio pode parecer complicado - pois somos atacados a toda a hora - mas digo que agora vejo uma pessoa completamente diferente. Já não sou uma pessoa de copo cheio mas sim alguém que aprendeu a reduzir a pressão de uma forma controlada. Não faço Yoga nem meditação, apesar de saber que cada um terá o seu método mais eficaz; mas o que eu aprendi e escolhi aplicar foi:
- 1 - saber o que me deixa ansioso, ou me faz ficar chateado;
- 2 - admitir que irei falhar e perder o controlo alguma vez.. desta forma não vou ficar ainda mais chateado por ter falhado;
- 3 - aprender a respirar fundo. É interessante como a respiração ajuda muito a acalmar;
  - 3.5 - aprender que serrar os punhos, falar alto, dizer palavrões, bater em coisas, gritar, etc.. não resolve nada;
- 4 - numa discussão aprendi a aplicar uma verdade absoluta - são precisos dois para discutir. Enquanto os ânimos estiverem exaltados eu não irei falar;
- 5 - aprendi que muitos conflitos se resolvem sendo humilde, logo evito que o orgulho e ego tome conta de mim;
- 6 - aprendi que devemos saber separar os várias esferas da vida (relação e trabalho por exemplo);
- 7 - aprendi uma coisa muito importante e que, no fundo, fez com que tudo isso fosse possível quando lido com opiniões diferentes, com discussões e situações que envolvem outras pessoas - aprendi a pegar naquilo que vejo ser um dom que tenho - Empatia - e a torna-lo ainda maior do que era. Saber o que os outros sentem, saber colocar no mesmo lugar, mesmo que não tenhamos passado pela mesma experiência e mesmo que eu seja completamente contra o que essa pessoa fez ou acredita, é algo muito importante se queremos entender os outros e saber o que dizer ou fazer. 

Ninguém age sem pensar; essa é uma desculpa que usamos quando nós escolhemos perder o controlo. Nós temos sempre o controlo das nossas acções, nós temos sempre o poder de escolher ficar irados ou acalmar. Eu sei que há situações muito complicadas, pois eu também as tenho, mas nós não podemos baixar os braços e dizer que "sou assim, não há nada a fazer"; há sempre algo a fazer, algo a melhorar na forma como reagimos a determinadas situações. Quando uma pedra se cruza no nosso caminho e nós tropeçamos, nós temos duas escolhas possíveis:
- fazemos o que todos fazem que é berrar, chamar nomes à pedra e até lhe dar um pontapé para ela ir para bem longe:
OU
- admitimos que simplesmente estávamos a olhar para tudo menos para o nosso caminho e que a queda foi, em parte, nossa culpa. Levantamos, aprendemos a lição e seguimos em frente.. rumo a outra pedra de tropeço. Muitas situações na vida nos fazem perder a cabeça mas cabe a nós saber lidar com as situações da melhor forma possível. Isso exige trabalho, exige disciplina, exige cair muitas vezes mas aprender levantar sempre. 

No ultimo texto que escrevi falei que o mundo estava aos nossos pés; hoje complemento essa ideia e digo que nós estamos em pleno controlo das nossas acções. Ou seja, o rumo que a nossa vida toma depende, em grande parte, apenas do que nós escolhemos e do que fazemos em relação ao que acreditamos. 

2 comentários:

  1. Realmente ler-te transmite paz. Eu sou de sensações, de seguir o que sinto e quando vi que tinhas um novo post não quis ler logo. Hoje quando cheguei a casa e me sentei ao pc deu vontade de vir ler o que tinhas escrito. E no final ficou a paz dentro de mim. A paz que poucos conseguem da menina que vive em agitação!
    Obrigada, muito obrigada João (:

    Forte abraço,
    paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Paula. Sempre bom ler comentários assim; ver que o que escrevo tem algum efeito nas pessoas :)

      Abraço
      João

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.