sábado, 7 de dezembro de 2013

Padrões de movimento..




When everything is moving at once, nothing
appears to be moving, as on board ship. When
everyone is moving towards depravity, no one
seems to be moving, but if someone stops, he shows
up the others who are rushing on, by acting as a
fixed point. -- Blaise Pascal

Tradução: - Quando tudo se está movendo ao mesmo tempo, nada parece que está em movimento, como quando estamos num barco. Quando todos se movem em direcção ao que é mau, ninguém parece que se está realmente movendo mas se alguém pára, essa pessoa irá mostrar aos outros que eles se movem, simplesmente agindo como um ponto fixo.

Em física nós chamamos isto de "movimento relativo", ou seja, um corpo está em movimento quando comparado com outro corpo. Quando estamos num barco, nós estamos parados em relação ao barco mas se comparar-mos com um ponto fixo - com uma ilha no mar - nós já estaremos em movimento. 
Este é outro fenómeno físico que pode ser passado para as nossas vidas de uma forma tão simples.Quantas vezes nós não nos vemos a fazer coisas menos boas apenas porque todos o fazem? Ou olhamos para o espelho e justificamos os nossos actos dizendo que todos fazem isso ou a sociedade está a evoluir e á coisas que são do passado e não de agora.

Quando uma multidão começa a fazer algo, quando ela começa a andar numa direcção existem duas coisas que nós podemos fazer:
- juntar à multidão;
- não juntar e ficar parados e observar para onde a multidão caminha. 
Isto é um ponto muito importante - parar e observar. Quando nós andamos no mesmo sentido e à mesma velocidade que todo o resto do mundo nós não vamos ter noção de duas coisas extremamente importantes para o nosso bem-estar: Para onde vou e o que acontece no final do caminho.
Do meio da multidão e ao fazer o mesmo que todos os outros fazem, nós perdemos a noção da realidade, da nossa realidade. Ficamos tão imersos no que os outros fazem, somos vitimas de uma pressão tão elevada que, do nada, nos tornamos iguais a eles. 

O mundo caminha para algo que não é nada bom e apenas quem pára para observar é que é capaz de discernir esse efeito. Quem caminha junto com o mundo irá ver tudo como normal pois, para quem está no barco, tudo continua parado e apenas o movimento dentro do próprio barco é que lhes faz sentido pois é tudo normal para eles. No entanto, para aqueles que decidiram sair do barco e se colocaram num ponto fixo - numa ilha do mar - são capazes de observar que esse barco navega para águas menos boas, para o meio de tempestades e abismos morais. Mas, dentro do barco, tudo é normal.

Apesar de se saber todas estas coisas, o barco tem um chamamento enorme sobre as pessoas, até sobre aqueles que já saíram do barco mas que, no fundo, desejam voltar. O prazer que sentiam lá, a falsa liberdade que sentiam lá dentro; tudo que existe naquele barco é apelativo aos olhos carnais e, por isso, muito poucos querem sair e arriscar ser diferentes. Acredito que consigo dividir este grupo de pessoas em algumas categorias:
- Os que não desejam sair do barco e nem sequer ponderam sobre o assunto. A vida que eles têm lá é tão prazerosa e os satisfaz de tal maneira que não querem largar essas coisas.

- Os que vivem no barco e sabem que algumas coisas são más mas acomodaram-se ao conceito de "mal menor". Essas pessoas até gostariam de viver algo diferente, pois sabem que muito do que se passa no barco é mau, mas não têm a coragem de sair porque, no fundo, existem coisas que, apesar de serem más, elas gostam de as ter e não as desejam perder.

-Os que saíram do barco e realmente conseguiram discernir para onde ele leva e a sua velocidade, no entanto não conseguem parar de olhar para lá com os olhos da saudade. Essas pessoas realmente sabem que tudo o que existe no barco nunca levará a um lugar onde existe real felicidade mas a sua fraqueza carnal ainda supera a sua força espiritual e, nos momentos de mais fraqueza, elas desejam voltar ao barco.. para viver alguns desses prazeres. O problema é que a escolha foi feita e voltar a sair será ainda mais difícil do que quando saíram pela primeira vez.

- Os que saíram do barco, acho abominável o que lá acontecia e não mais desejam lá voltar e farão de tudo para ajudar outros a não voltar e ajudar quem deseja sair de lá. Essas pessoas não olham com saudade pois sabem que tudo o que lá se passava era mau. Essas pessoas sabem perfeitamente para onde o barco leva e esse destino não é de felicidade mas sim de infelicidade. Essas pessoas conseguem discernir para além da ilusão do prazer, para além da névoa das duvidas e confusões. Essas pessoas tentam ser o melhor que podem para conseguirem resistir aos chamamentos daqueles que chamam por eles a partir do barco.. e eles podem ser familiar, amores, amigos, ou o gozo dos inimigos.

Existe é um grave problema com o barco. Independentemente das intenções daqueles que se encontram a navegar nele, ele irá levar todos para o mesmo sitio. Será que é o melhor lugar para se estar?

Nós devemos ser mais fortes do que as pressões de grupo que nos obrigam a escolher caminhos que, no fundo, nós sabemos que nos levam por caminhos menos bons. Na vida não existe escala de cinzento entre o que é bom e o que é mau. Isto é algo que nós usamos para racionalizar as nossas faltas mas é uma filosofia falsa porque, se é mal, menor ou não, é mau e apenas leva a um final mau. O lado menos bom tenta os nossos corações, tenta a nossa mente e tenta o nosso corpo, aliciando com tudo o que nós queremos ouvir. Somos aliciados de tal forma que muitos cedem e perdem-se. Essas pessoas vivem na ilusão de que estão bem, que estão felizes mas é no momento que gritam - finalmente estou livre!!  que elas estão ainda mais acorrentadas.

A vida não é fácil e nós temos de fazer escolhas todos os dias mas são essas escolhas que irão ditar o nosso destino final. Nós não podemos caminhar, nesta vida, com um pé em lugar santo e com o outro pé em babilónia, e esperar que o destino final seja um lugar de eterna felicidade.  Se queremos realmente encontrar a felicidade, a paz de coração, encontrar um Amor que dura para a eternidade, se queremos viver e atingir todo o nosso potencial divino então devemos fazer a escolha certa. A questão que vos deixo é - têm coragem para realizar essa escolha e viver segundo ela para todo o sempre sem nunca olhar para trás? 
A caminhada não é fácil, as tentações para olhar serão muitas mas uma coisa eu vos prometo - vocês nunca estarão sozinhos nessa caminhada!

2 comentários:

  1. Agradeço de coração por partilhar essa história. A partir desse momento que li, senti uma luz na minha vida, e com certeza farei com que isso mude minha vida nesse momento.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço de coração por partilhar essa história. A partir desse momento que li, senti uma luz na minha vida, e com certeza farei com que isso mude minha vida nesse momento.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.