segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A mensagem de Natal.



Natal.. 
A época do ano capaz de unir as famílias à volta de uma mesa para celebrar algo que, infelizmente, à muito foi esquecido; ou melhor, que o espírito benigno e cristão há muito se foi perdendo. 
O Natal é a festa da celebração do nascimento de nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo. Acredito que todas as pessoas do mundo, mesmo aquelas que nunca entraram em uma igreja (seja de que religião cristã for), conhecem a história do "menino que nasceu de uma virgem e que tinha uma manjedoura como berço". Esta maravilhosa festa cristã é celebrada por pessoas de todo o mundo mas será que elas sabem o porquê dessa celebração? Sabem o seu real e poderoso significado? Será que a história do menino nascido de uma virgem não passa de um conto, ou de uma lenda, para o mundo actual?  

É maravilhoso ver a alegria nos olhos das crianças quando as vejo a abrir os presentes ou as ver saltar à volta dos pais a pedir um brinquedo que viram no corredor da loja. É também bom ver a alegria de algumas famílias que apenas têm a oportunidade de estar unidas nesta época natalícia. Apesar da alegria que sinto quando vejo estas coisas, há algo que me deixa sempre menos feliz, quando observo o mundo durante esta época..
As pessoas já não pensam nesta época como uma maravilhosa oportunidade de partilhar amor mas a vêem, cada vez mais, como a -época chata para comprar presentes- ou -terem de aturar a família com as suas histórias e perguntas chatas-  ou as mulheres (as mais sacrificadas nesta época) a pensar no stress de preparar todo um jantar e sobremesas para que a noite de Natal seja perfeita. 
Mas, será que neste movimento e stress natalício, as pessoas são capazes de parar e ponderar sobre o verdadeiro espírito de natal?

Celebramos o nascimento de Jesus Cristo e, dado ser a celebração do aniversário d'Ele, o mais lógico seria ter como prioridade pensar sobre que prenda lhe oferecer. O que acham que Jesus Cristo gostaria de receber no Natal?
A resposta é tão simples e anula por completo o comercialismo e materialismo em que se tornou o Seu aniversário.. Ele pede Amor; pede que o Amemos e que nos amemos uns aos outros. Pede que nós tenhamos caridade em nossos corações. Ele pede que cada um de nós pense mais nos outros do que em si mesmo. Ele deseja que o nosso coração se encha de amor e paz; e que esse amor e paz seja partilhado com todos os que nos rodeiam. Imaginem como seria o Natal se colocássemos o materialismo de lado e a nossa mente e corações estivessem focados no amor e partilha. Imaginem a prenda maravilhosa se as pessoas partilhassem perdão e as suas guerras e ofensas terminassem com esse maravilhoso acto de humildade e nobreza chamado de perdão. Imaginem o Natal das crianças que podem ver amor e alegria nos olhos dos pais onde antes apenas existia discórdia. Imaginem como seria o Natal se nós partilhássemos da nossa fartura com aqueles que menos têm. 

A minha mensagem é esta.. que aproveitemos este Natal para pensar mais nos outros; não na forma como vão reagir aos presentes que vamos oferecer mas pensar neles com amor. O Espírito de Natal é o Amor que deve existir entre cada um de nós. Convido cada um de vós, que lê estas palavras, a parar o que está a fazer e ponderar se o seu coração está suficientemente cheio de Amor, para o partilhar com a família e amigos. Convido todos vós a aproveitar esta época maravilhosa para amar mais quem vos rodeia do que a amar o materialismo do mundo. 

Feliz Natal!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.