quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Do Tempo IX - Da Realização Pessoal


Pois é, a parte difícil da Tese já está feita. Acabei de escrever tudo o que tinha para escrever. Desde a introdução até aos agradecimentos. Agora o que falta é juntar as peças todas em um só documento e enviar para ser "esmiuçada" pelo meu orientador. 

Confesso que não contava aprender tanto ao escrever estas quase 180 páginas de texto. No entanto aprendi muito sobre o trabalho que realizei e sobre o tema em geral. Um livro diz que "no final deste processo, o investigador irá tornar-se um especialista na área em que trabalhou", confesso que me sinto assim. Se antes estava com receio do que me possam perguntar, agora acho que consigo responder a tudo. 
Mas digo estas coisas porquê?

Primeiro porque estou feliz por ter acabado de escrever a tese!
Em segundo lugar porque ao terminar este processo e, olhando para trás no tempo, eu aprendi bastante sobre mim. Esta dissertação, desde Setembro do ano passado, desenvolveu faculdades em mim que eu nem sabia que as tinha. Ganhei uma disciplina que nunca pensei vir  ter. Imaginem trabalhar quase metade da investigação a partir de casa. No inicio pensei que iria dormir metade do dia e descansar a outra metade. Ao fim de uma semana eu já trabalhava melhor do que se estivesse a trabalhar na universidade. Criei os horários e cumpri-os. Tinha metas todos os dias, todas as semanas, e cumpria-as o melhor que podia. A razão que me fez ficar em casa foi monetária, pois os euros não crescem em árvores e ir para Braga, todos os dias, para fazer algo que podia fazer em casa, era algo 'devastador' para a carteira. O que perdi com isto foi o contacto com as pessoas, ou melhor, com os amigos de Braga. O companheirismo ficou em segundo plano. Ganhei na disciplina mas perdi nas "conversas de ocasião". 

Além da disciplina aproveitei este tempo 'em casa', para praticar mais no piano, para estudar mais as escrituras e doutrina. Engraçado que, com um pouco de disciplina, sobra tempo para quase tudo. Tinha tempo para dormir, para ver umas séries, para trabalhar a 100%, para praticar piano, para estudar e para sair e passear. Até me deu tempo para criar um Blog e falar de "coisas sérias".

Enfim, acho que este ano, até agora, foi um ano de realizações pessoais. Posso não ter encontrado um Amor, posso não estar a ganhar muitos euros num grande centro de investigação (O ano ainda não acabou!! quem sabe até 31 de Dezembro haja surpresas ^_^). Apesar destas coisas que 'faltaram', eu sinto-me realizado. Fiz um bom trabalho e aprendi muito mais sobre mim e sobre o meu potencial. Como se costuma dizer - Agora o Céu é o Limite!!


6 comentários:

  1. Parabéns , pelo esforço e dedicação ,com que te empenhaste neste "trabalho".
    Privaste-te do convívio tão frequente com os teus amigos, mas agora recuperas:)
    Desejo-te o melhor e admiro-te imenso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Tempus :D
    Muitos parabéns! :)
    Sobre o que escreveste, se não demais perguntar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Katsuki
      Obrigado pelos parabéns :D.
      O tema da tese nunca o cheguei a colocar aqui porque não sei até que ponto iria interessar ao "publico", mas cá está ele -
      "Modelação Molecular de Agentes Intercalantes do ADN em Liquidos Iónicos" ^_^

      Se quiseres uma explicação mais detalhada posso enviar por EMAIL ^_^

      Obrigado de novo ;)

      Eliminar
    2. Ai meu deus, santinho? :p
      Agora a sério, é um bocado assustador tendo em conta que sou da área da engenharia. Mas deve ser muito interessante! Sim, acho que se não te importares gostava de saber um bocadinho mais :p
      Agora tens a defesa, não é? Quando é? :p
      (Desculpa a resposta tardia, andei meio afastada dos blogs e esqueci-me de vir cá.)

      Eliminar
    3. A defesa ainda vai demorar. A minha tese teve de sofrer remodelações mas mais uns dias e está a sair o livro. Estas coisas mudam sempre cada vez que se olha para elas ^_^.
      Mal saiba a data da defesa aviso :)

      Quanto ao tema, ele não é assim tão assustador :p



      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.