sábado, 14 de setembro de 2013

O mundo e a mudança


Há uma frase no filme Piratas das Caraíbas III, proferida por Jack Sparrow.. peço desculpa, pelo Capitão Jack Sparrow, que diz o seguinte:

The world's still the same, there's just... less in it 
(O mundo está na mesma, apenas mais.. vazio)

Esta frase, para mim, tem uma profundidade tremenda. 
Assusta-me ver o mundo cada vez mais vazio, sem vida, sem ânimo, sem alegria. Nós, homens e mulheres por esse mundo fora, fomos capazes de criar para tornar as nossas vidas mais vazias. 
Eu gosto de me colocar como observador e olhar as pessoas. Ver como elas vivem, como elas agem, reagem e interagem. A parte triste de observar é que começamos a ver o que nos deixa mais tristes..

As pessoas andam zangadas com o mundo mas continuam a ser do mundo..
As pessoas andam nervosas e não sabem o porquê; 
As pessoas procuram por algo mas não encontram.. ou preferem não encontrar..
As pessoas preferem ver a mudança nos outros do que simplesmente mudar..

A única fonte de alegria que encontro é nas crianças. É maravilhoso andar pela rua e, quando vem uma criança na minha direcção (até bebés em carrinhos com os pais), eu sorrio e as vejo a sorrir de volta. Comecei a fazer isso muito recentemente e, apesar de nunca as ter visto na vida, parece que as conheço desde sempre. O calor que sinto no peito, a alegria e paz que dificilmente encontro no mundo, eu sinto quando uma criança sorri.

Sim, ultimamente tenho falado muito das crianças e há uma razão para isso e ela é muito simples - Elas são o futuro. Elas, à medida que vão crescendo, vão copiar aquilo que nós fazemos. Se nós criamos uma sociedade triste e vazia então elas se irão tornar em jovens, e adultos, vazios e tristes.

O que podemos nós fazer para mudar isso? É simples - MUDAR.
O problema é que poucos são aqueles que querem mudar. Todos acham que não precisam mudar, ou pior, acham que os outros é que têm de mudar. Meu amigos, nós temos de ser a mudança que queremos ver no mundo.

Todos desejam um mundo melhor mas muito poucos mudam para melhor. O mundo só se tornará melhor e cheio de alegria quando nós começarmos a mudar para melhor.
Vou dar um exemplo simples que mudaria o mundo e as nossas vidas:

- Nós não podemos dizer que os outros que manda são corruptos quando nós próprios, dadas as circunstancias certas, seremos também corruptos. Chocados? Quantos não fazem downloads ilegais (com copyright)? Quantos não copiam nos testes? Quantos mentem para evitar problemas ou ter vantagem? 
Ou seja, não existe escala de cinzento para a honestidade, ou somos honestos ou não. 

Quando decidi mudar - mudar a sério - e comecei a trabalhar nesse sentido, a minha vida tornou-se maravilhosa. Antigamente eu fazia muitos downloads (filmes, jogos, musica), hoje em dia eu não o faço e nunca me senti tão bem. É tão bom trabalhar para comprar algo. Eu olho para todas as coisas que tenho e vejo que só as tenho porque trabalhei para as ter e isso aumentou - muito - o valor dessas coisas. 
É tão bom viver sem segredos e ser um livro aberto. Podem perguntar-me todas as coisas que responderei sempre a verdade. Não vale a pena mentir, não vale a pena ter vergonha se nós trabalhamos para mudar o que era mau e tornamos o que é bom em melhor. Não vale a pena mentir, mesmo que seja pequena, pois, quando vemos alegria nos olhos das pessoas quando nós lhes dizemos a verdade com todo o Amor. Pode ser a verdade mais dura mas elas não se sentirão mal porque foi dita com Amor e sabem que podem confiar.
A Honestidade é um simples exemplo para nós mudarmos e que apenas basta querer para se começar a mudar algo. As mudanças não são feitas do dia para a noite mas sim passo a passo mas sempre com a vontade de mudar. Temos de deixar a vida do "só mais esta vez.." ou "desta vez tem de ser porque senão.." e começar a mudança hoje, agora, neste mesmo instante. 

A cada escolha moral que fazemos nós apenas temos duas opções: ou fazemos o que é certo ou não. Não existe meio termo. Não se é mais ou menos honesto; ou somos honestos ou não. Não existe mais ou menos bom; ou somos bons ou maus. E todas estas coisas não são uma questão de perspectiva ou cultural. Todos nós sabemos o que é bom ou mau; o problema que existe cada vez mais hoje em dia (apesar de ter existido sempre), é que usamos de racionalizações, ou até da lei, para desculpabilizar as nossas acções e más escolhas. Mesmo que a lei do país permita algo não quer dizer que essa coisa passou a ser boa. Mesmo que a multidão diga que não faz mal não quer dizer que essa escolha não faça mal. 

Então deixo-vos as perguntas:
Hoje vão dar o primeiro passo para uma mudança? 
Vão escolher o que é certo e bom?
Vão escolher ser melhores?
  

3 comentários:

  1. Adorei. Concordo plenamente com. Q diz. Infelizmente ouvimos no dia a dia - eu sozinho nao mudo o mundo- pois nao, mas ja fez a sua parte? Recordo a historia do VESTIDO AZUL. Aquela menina ia diariamente para a escola mal vestida, despenteada, suja . . . Ate q um dia a prof lhe deu aquele vestido. E ai td comecou . . . Nao enho espaco para a historia. Mas esse pequeno gesto mudou a vida da aldeia. Nunca sabemos do efeito que uma palavra ou um gesto nosso pode significar na vida de outros . . .

    ResponderEliminar
  2. Como adoro estes teus textos :)

    Como adoro quando referes crianças ou algo ligado à criancice :)

    E sim, respondo sim a todas as tuas perguntas :)

    Mas continuo a fazer downloads... Dam...

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Fico fleiz por gostares.

      Quanto a criancices.. será sempre! ^_^

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.