sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Da Alma - "Devemos ser como as criancinhas"



É engraçado como as coisas funcionam.. 
Devido ao trabalho ter começado, depois de umas curtas férias, a minha inspiração fugiu. Ao que parece eu não consigo trabalhar a 100% e manter a inspiração também a 100%. Bem, isto era o que eu pensava. Nestas ultimas 24h eu aprendi algo novo sobre mim que vai parecer óbvio mas que eu nunca tinha visto a acontecer. 
Ontem eu saí a meio da tarde para ir tratar de uns assuntos. A caminho de casa veio-me à mente - "vai ao hipermercado". Lá fui eu, aproveitei e comprei comida para os gatos (eles comem demais..). A caminho das caixas eu decidi passar pelo corredor dos brinquedos e senti-me quase obrigado a comprar uma caixa de LEGO's. Paguei e voltei para casa. Ao chegar a casa eu vou ao correio e vejo uma carta endereçada a mim.. essa carta é da UNICEF. A carta é um pedido de doação (monetária) para combater a malária, e proteger as crianças. Bem, digamos que mal chego a casa o que fiz foi montar a brinquedo e não pensei mais nisso até hoje. 
Hoje, ao acordar, e depois de ontem ainda ter falado com uma amiga sobre o facto de não ter inspiração para escrever um texto, eu olho para a minha secretária e vejo a carta da UNICEF e o boneco montado. Olho as minha escrituras e vejo umas folhas secas oferecidas por uma criança, para eu marcar as páginas dos livros. Olho para a parede e vejo uma folha (protegida do ar) exposta e que também me foi oferecida por uma criança. Tudo à minha volta me estava a inspirar e a guiar para este texto, e consequentemente um discurso para domingo que será centrado nas crianças.

Sempre que tenho falta de inspiração eu oro a Deus para que me ajude a encontrá-la e, apesar de a inspiração me chegar de forma diferente na generalidade das vezes, desta vez ela veio de uma forma bem diferente. Desta vez a inspiração estava à minha volta.
Uma vez escrevi sobre uma experiência que tive com crianças - As criancinhas, e o quanto eu aprendi com elas durante aquela manhã. Passaram muitas semanas desde aquele dia e muito aprendi, com elas, sobre mim. Aprendi que é no meio delas que me sinto bem, como se estivesse em casa. É estranho este sentimento porque o natural seria sentir-me bem quando estou com pessoas da minha faixa etária mas parece que não é o caso. Nós, os mais crescidos, temos a mania de complicar as coisas, de complicar o mundo. Parece que também perdemos a capacidade de brincar e de ser inocentes. O Amor pelos outros, que quando se era criança era algo natural, deixou de o ser. 
Quanto estou perto delas eu sinto Paz e Amor como não sinto em mais lugar algum. Muitas pessoas perguntam pelas bênçãos de um Deus que não conhecem e eu diria que não há maior bênção do que as crianças. Com elas nós aprendemos mais do que lendo todos os livros de ciência e filosofia. O próprio Evangelho nos orienta nesse sentido:

(…) Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus
(Mateus 18:3–4)

As crianças, principalmente em tenra idade, são cheias de Amor; os sorrisos são o mais verdadeiro que podemos encontrar; por isso, educar as crianças deve ser o foco de qualquer família. Aliás, devemos ter mais interesse e preocupar-nos mais com a nossa família do que com qualquer outra coisa na vida. Todas as decisões importantes devem ser tomadas com base no efeito que terá na família e essas escolhas começam mesmo antes dessa família existir - no Namoro, nos estudos, escolhas dos amigos, etc..
Apesar de o mundo discutir muito esta questão, um Presidente da Igreja disse o seguinte:

A primeira e mais importante qualidade interior que podemos incutir num filho é a Fé em Deus. A primeira e mais importante acção que um filho pode aprender é a Obediência. E o mais poderoso instrumento que temos para ensinar um filho é o Amor. 
(Pres. David O. McKay)

Se desejamos que nossos filhos sejam como luzes para o mundo então a educação deles deve ser feita em casa, realizadas pelos próprios pais e com base no Amor. Caso os pais negligenciem a educação dos seus filhos então será a sociedade a educa-los.

Como na construção de LEGO's, a construção de uma vida, de uma personalidade, começa pela base, pelas peças fundamentais que darão forma ao resultado final. Amor é a base mais sólida que podemos encontrar e a Fé, a Esperança e Obediência tornam esses alicerces capazes de suportar qualquer tempestade.

Por último, deixo aqui uma foto do boneco ^_^


9 comentários:

  1. Ao mesmo tempo que ía lendo o teu texto
    o meu sorriso crescia.
    Engraçada a forma como vês tudo à tua volta e como
    depois consegues expressar aqui tão bem.

    Enquanto lia, parecia que estava a fazer um roteiro
    seguindo os teus passos:)

    Gostei muito deste texto:)

    Beijinho João

    ResponderEliminar
  2. As crianças são de facto a personificação do amor! embora, infelizmente, e consoante o contexto em que vivem, podem deparar-se com o desamor. Por isso sim, é um dever da sociedade, garantir que a base de uma criança seja o AMOR! Parabéns por tao belas palavras! :-)

    ResponderEliminar
  3. João em primeiro lugar: Os Legos fizeram parte da minha infância como o catano! Essa ave está impecável!! Amei. (se bem que se fosse um leão ficava muito melhor ;D )

    Em segundo lugar: Não podia concordar mais com o seu texto, as crianças são o melhor do mundo. E nós, chamados de adultos, devemos guardar esse espírito lindo e manifestá-lo quando tiver que ser. Eu faço-o. É como lamber a tampa do iogurte! A vida era tão mais fácil se não fossemos uns púdicos e admitissemos que quando estamos sózinhos lambemos a porra da tampa do iogurte! Coisa que apenas permiti-mos às crianças que façam! (Bolas esta da tampa do iogurte vai ter direito a post no meu blog xD). É na tampa que está a parte que nos dá mais prazer no iogurte, no entanto crescemos e as regras impostas não nos deixam fazer isso porque... É feio. Blah. Eu faço-o à frente de toda a gente. E o meu maior gozo é olhar para a cara das pessoas a reagir à minha lambidela indiscreta xD

    Adoro putos! Eles são sem dúvida a maior pureza que existe na nossa vida! Devíamos ser nós a aprender com eles, em vez de eles a aprenderem connosco :)

    Cmpts João :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      A sério que queres levar para esse campo?! Para isso seria bem melhor se fosse um guerreiro de espada e escudo! xD

      Acho que o nosso problema, ao crescer, não é ficar pudico é começar a ter mais vergonha e timidez. Nós não lambemos a tampa do iogurte em publico porque "é feio" e temos vergonha de o fazer. É como andar na rua e abraçar alguém.. "o que é que os outros vão pensar? ninguém faz isso!" ^_^

      Nós aprendemos muito com as crianças mas temos a mania de complicar o que é simples.. olha para as crianças quando se zangam. Elas chateiam-se e até choram e batem mas momentos depois já estão a jogar a bola como se nada tivesse acontecido. Eles não guardam ressentimentos e não ficam a "trabalhar" com a dor e tristeza. Elas sabem perdoar porque, para elas, perdoar é um simples acto de Amor. Nós, adultos, teimamos em complicar o Amor ^_^

      Abraço!

      Eliminar
  4. Bolas a correcção automática corrigiu algumas palavras para erros =O Eu não escrevo assim... Juro!

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.