quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Da Religião XXII - A Vida dos Santos


Primeira mensagem do Ano 2013. Hoje acordei com o pensamento de que deveria escrever sobre a vida de um Santo mas, antes de começar, irei definir Santo. Um Santo é uma pessoa que vive o Evangelho e que é Membro fiel da Igreja de Jesus Cristo; ou seja, um Santo é todo aquele que segue o exemplo de Jesus Cristo - em tudo. 

Eu tenho reparado que uma das coisas que impede as pessoas de seguir o Evangelho e serem baptizadas é o facto de pensarem que, ao serem baptizadas e se tornarem membros da Igreja, elas ficarão privadas de fazer as coisas que gostam. É errado pensar que ser um Santo é deixar de ser divertido, brincalhão, social; pensam que irão deixar de sair com os amigos ou de fazer as coisas que sempre gostaram de fazer. 
Eu sou membro Fiel da Igreja e, por definição, sou um Santo. No entanto eu não deixei de fazer as coisas que gosto de fazer. Eu sempre ouvi Metal e não deixei de ouvir. Vou a concertos quando tenho possibilidade e saio com os meus amigos também quando posso (este "quando posso" tem mais a ver com a minha vontade de socializar do que com algum aspecto religioso). Vou ao cinema, vejo filmes, ouço musica (bastante até), leio dos mais variados livros e temas, estudo ciências exactas, jogo no computador, brinco com todos que conheço, trabalho, estudo e leio as escrituras, etc... A minha vida não é limitada pelo Evangelho, aliás, ela torna-se melhor pelo facto de eu viver o Evangelho.

Mas, claro, existem os mandamentos. Aquelas directrizes que as pessoas pensam sempre quando se fala em Igreja. As Leis, ou mandamentos, existem para nos tornarem Livres, para nos protegerem. As leis que as pessoas mais dificuldade têm em aceitar são aquelas que exigem sacrifício pessoal e que as obrigam (de certa forma) a deixarem de ser do mundo. Uma lei assim é a chamada Palavra de Sabedoria (um dia irei criar um texto apenas sobre ela). Esta Lei diz que não devemos fumar, beber álcool, café, consumir drogas ou qualquer substância que altere o nosso estado mental (seja de que forma for). Também diz que devemos cuidar do nosso corpo - o que implica alimentação saudável, exercício físico, horas de sono apropriadas (nem demais nem de menos). Se olharmos bem, esta Lei não limita os nossos movimentos, ela simplesmente nos protege - nos torna mais fortes e saudáveis. 
Outra Lei que mete medo e eu já falei dela é a Lei da Castidade. Esta Lei não diz apenas que devemos ter relações após o casamento. Diz também que devemos ser Fieis ao nosso cônjuge, que o devemos Amar e demonstrar sempre esse Amor. Que, independentemente do problema que surja, iremos dar o nosso melhor para alimentar esse Amor e tornar o Casamento (ou o namoro) mais forte e capaz de suportar todas as tempestades. Diz que devemos colocar o nosso orgulho de lado e apenas ter Amor no nosso coração. Ou seja, esta Lei não limita mas protege e nos torna livres e mais fortes - as nossas relações são mais fortalecidas pois colocamos o bem estar do outro à frente do nosso próprio - dois tornam-se um.

Quem ouve falar de Igreja também costuma pensar que apenas se fala de religião. Claro que a religião é a base que sustenta a nossa vida mas se assistirem às nossas reuniões de Domingo, ou a serões ou noites familiares, ou qualquer outra actividade, irão observar que, apesar de existir sempre uma parte espiritual, existe também diversão, alegria, brincadeiras, jogos em conjunto, etc... Apenas as reuniões de Domingo é que são mais sérias, ou melhor, são dedicadas apenas à partilha do Evangelho, Testemunho e renovação de Convénios (Sacramento). No entanto, mesmo nessas reuniões é possível ouvir discursos, ou ter uma aula, onde o Evangelho é ensinado de forma divertida.  

Acho que aqueles que são "demasiado" sérios perdem uma grande fatia da vivência do Evangelho que é o Amor e a partilha da nossa alegria. O Evangelho É felicidade e isso implica um sorriso na cara!!

Um Bom Ano :) 

6 comentários:



  1. ... diversão, alegria, brincadeiras, jogos - ´tou quase convencida! :P

    Beijinhos!
    AA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehehh,. quando quiseres a gente fala mais sobre isso! :P

      Mas é bem verdade, apesar de não parecer, há muita diversão, muita alegria, muita brincadeira xD

      Beijinhos e bom ano! ^_^

      Eliminar
  2. De que religião és?

    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana, Bem-vinda ao blog :)

      Bem, eu sou Cristão, mais especificamente d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou, como carinhosamente somos chamados, Mórmons ^_^

      Se quiseres saberes mais sobre a igreja (nem que seja pela curiosidade), podes usar o site oficial - www.lds.org .
      Através do meu blog também podes a ficar a saber algumas coisas, através da minha experiência pessoal, para facilitar a procura clica na etiqueta que diz "Religião" :)

      Eliminar
  3. Obrigada pelas boas vindas e pelo esclarecimento =) De facto, apesar de não ser crente, sou uma curiosa em relação às várias religiões porque, acredito que só aprendendo é que posso decidir o meu caminho. Vou explorar e certamente comentarei mais vezes.

    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é muito com :) Sem conhecimento para pensarmos por nós próprios nunca seremos capazes de fazer as escolhas certas e, acima de tudo, crescer. Curiosidade sempre foi uma característica muito boa.

      Se tiveres questões mais especificas estou disponível para as tentar responder por EMail :)

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.