terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Da Alma XXV - Devemos Planear e Agir


Antes de começar a dissertar sobre o tema em si vou começar por contar uma história. Esta história encontra-se em Doutrina e Convénios, um livro de escrituras sagradas, nas secções 8 e 9. É a história de Oliver Cowdery, um amigo do Profeta Joseph Smith. Oliver gostaria de ajudar o Profeta a traduzir as Placas, placas que deram origem ao Livro de Mórmon. Como era um trabalho complicado para um só homem, Oliver e o profeta decidiram Orar e perguntar ao Senhor se Oliver poderia, ou não, ajudar na tradução das placas. A resposta do Senhor foi a seguinte (D&C 8:1-3):

OLIVER Cowdery, em verdade em verdade eu te digo que, tão certamente quanto vive o Senhor, que é teu Deus e teu Redentor, tão certamente receberás conhecimento de todas as coisas que pedires com fé, com um coração honesto, crendo que receberás conhecimento concernente a gravações de velhos registros que são antigos, os quais contêm aquelas partes de minhas escrituras das quais se falou pela manifestação de meu Espírito.
Sim, eis que eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração.
Ora, eis que este é o espírito de revelação; eis que este é o espírito pelo qual Moisés conduziu os filhos de Israel através do Mar Vermelho, em terra seca.

Então, como eles oraram com Fé, o Senhor respondeu e concedeu esse dom para a tradução. No entanto, Oliver não foi capaz de traduzir as placas, o que deixou o profeta e Oliver bastante preocupados pois eles pediram, eles oraram, e o Senhor respondeu e disse que Oliver teria o conhecimento para traduzir as placas. Como Oliver não conseguia traduzir eles oraram de novo e o Senhor, de novo, lhes respondeu mas agora de uma forma diferente (D&C 9:6-9):

Não murmures, meu filho, porque foi segundo minha sabedoria que agi contigo dessa maneira.
Eis que não compreendeste; supuseste que eu o concederia a ti, quando nada fizeste a não ser pedir-me.
Mas eis que eu te digo que deves estudá-lo bem em tua mente; depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto sentirás que está certo.
Mas se não estiver certo, não terás tais sentimentos; terás, porém, um estupor de pensamento que te fará esquecer o que estiver errado; portanto não podes escrever aquilo que é sagrado a não ser que te seja concedido por mim.


Ou seja, a resposta do Senhor foi bastante clara - a única coisa que eles fizeram foi pedir. Isto leva-me ao tema deste texto. 
Usei o exemplo de uma escritura relacionada com Oliver Cowdery mas é possível ler estas duas secções colocando o nosso nome e o nosso problema a resolver e vamos ver que esta escritura foi escrita directamente para nós.
Quantas vezes temos um problema, algo a resolver, uma escolha a fazer mas a única coisa que fazemos é pedir? Mesmo que esse pedido seja feito com muita Fé, é preciso mais do que apenas simplesmente pedir. É preciso agir, planear, dar o primeiro passo. Quando temos uma escolha a fazer devemos ponderar todas as coisas, devemos estudar cada caso e, esse estudo, pode e deve ser realizado em espírito de oração. 
Um exemplo simples é o estudo de matemática. Todos nos lembramos daqueles exercicios chatos de resolução de equações. Matemática é algo que só se aprende com prática. Se não sabemos resolver algo devemos primeiro tentar resolver, estudar o problema, resolver coisas mais simples antes de praticar com o que é mais complexo. Esta é a forma certa de agir mas muitos olham uma equação e dizem para si próprios "eu não sei isto" e perguntam ao professor (ou colega) sobre a solução. Desta forma não se aprende, desta forma nunca se saberá resolver uma equação ou equações mais complicadas. É assim com a vida, devemos tentar, devemos ponderar e estudar antes de pedir pela orientação. Pedir é muito fácil mas agir exige mais de nós e é a acção que nos faz crescer e nos torna melhores. 

6 comentários:

  1. ... nem de propósito, pensei por estes dias que aprender a ser feliz deve ser muito parecido com aprender matemática: exercício, exercício, seguido de mais exercício, e de mais ainda ;). Mais ninguém para fazer o exercício, apenas eu; e um professor e um livro de exercícios; nesse sentido julgo entender para que é preciso uma igreja organizada... é o professor e o livro, que sabem apresentar os exercícios numa boa ordem; entenda-se "boa" como aquela que facilita (para alguns) a aprendizagem - uma questão de estrutura e organização ;)(acho que já tinhas dito isto em algum lado antes, eu entendi agora ;) , não há como refletir sobre os assuntos para ganhar novas visões ;))

    Em relação a aprender a ser feliz... talvez tenha hipótese - gostei de aprender matamática ;)
    Beijinhos
    AA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ^_^
      Todos temos a hipotese de ser felizes - ou de aprender a ser ainda mais felizes.
      Gosto do exemplo da matemática porque é o assunto que a maior parte das pessoas menos gosta - principalmente pelo trabalho que dá. Precisa dedicação, muita prática. É como a vida, também precisa de muita dedicação, disciplina e trabalho. Com "cábulas" nunca aprendemos nada e com as respostas sempre a serem dadas por 'terceiros' também não aprendemos a pensar sozinhos.
      Numa prespectiva mais religiosa - Deus está lá sempre para nos ajudar e orientar mas também deseja que nós usemos a nossa cabeça. Antes de pedir ajuda devemos pensar no problema (e tentar resolve-lo) por nós próprios ;) Se chegarmos a uma conclusão - aí oramos e pedimos o "parecer" do nosso orientados Divino :D

      Eliminar

    2. Lembraste daquela pergunta que coloquei no facb "por que é que não sabemos ceder assim?" ... acho que o que faltou na resposta que dei era: preguiça :P

      "Se chegarmos a uma conclusão - aí oramos e pedimos o "parecer" do nosso orientados Divino :D " - e vem o calorzinho no peito ;) ... ou então a simples satisfação por fazer (realizar, atuar) o que haviamos "decidido" pela nossa cabeça ;)

      beijinhos ó pregador!! (posso chamar assim?) beijinhos ó pregador!! ... tábuas, martelos :P :P

      é verdade, onde é a igreja em gaia, sabes? [aahhhhhhhhh... e não sabes como me custa dizer/escrever isto!!]

      Eliminar
    3. A preguiça é, infelizmente, o mal de muitas vidas "estagnadas" :(
      Pregador, hahahah :p Quando era pequeno chamavam-me carpinteiro :p Acho que escolhi a profissão errada ^_^




      Quanto a Igreja em Gaia, existem duas capelas:
      GAIA.1 - Rua do Parque 1º de Maio 70 horário é apartir das 9:20 (?) aos domingos
      GAIA.2 - Rua da Cova Bela 210 horário é a partir das 11:20 (?) aos domingos.

      Os pontos de interrogação devem-se aos facto de não ter a certeza quanto aos horários mas é aos domingos de manhã.

      Beijinhos :)

      Eliminar
    4. Devido a um Erro parvo.. o teu comentário foi eliminado antes de publicar.. :(
      Mas aqui está ele:

      "Fui :D !

      Gostei :) Depois conto mais!
      Beijinhos ;)
      "

      Fico à espera :D

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.