domingo, 22 de julho de 2012

Da Religião XII - As Regras de Fé



Já à algum tempo que desejava escrever sobre as Regras de Fé. Estas regras, como são chamadas, não passam de princípios que A Igreja de Jesus Cristo segue. Resumem tudo em que acreditamos, tudo o que fazemos, a nossa missão, a nossa essência. Irei escrever cada uma delas hoje e irei escrever sobre cada uma delas também. Oro para que seja inspirado na escrita destas coisas pois elas resumem tudo em que acredito e são uma boa forma de nos conhecerem melhor.

1ª Regra de Fé - Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.
Cremos que Deus é nosso Pai, pai de nossos espíritos. O Seu Amor por nós é tão grande que simples palavras não chegariam para o descrever. Ele deu Seu próprio Filho unigênito para nos salvar - a todos - das amarras do pecado. Um dia irei escrever mais sobre a Expiação. Jesus Cristo é nosso irmão e nosso Mestre. Ele é quem nos guia de volta ao Pai, como Ele próprio diz "Só através de mim serão salvos". A terceira personagem da Trindade é o Espírito Santo. É através dele que recebemos testemunho da veracidade das coisas, através dele somos consolados e inspirados.

2ª Regra de Fé - Cremos que os homens serão punidos por seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
Aqui está um grande principio. Todos somos responsáveis pelos nossos actos e não pelos actos dos outros. Seremos julgados pelas coisas que fizemos, pelas suas consequências. Se fizemos mal seremos julgados por isso, se induzimos alguém em erro, também seremos julgados por isso. Esta regras também diz que os erros da nossa ascendência não recairão sobre nós. Não somos punidos pela transgressão de Adão logo, as criancinhas são puras e limpas quando nascem. O Senhor o disse "Das criancinhas é o Reino dos Céus", elas são puras perante o Senhor, elas não podem pecar pois não sabem como agir, apenas fazem o que lhes ensinam (pais por exemplo). Apenas quando começamos a tomar decisões com consciência é que seremos responsabilizados pelas coisas que fazemos.

3ª Regra de Fé - Cremos que, por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva por obediência ás leis e ordenanças do Evangelho.
Não há nada mais maravilhoso em todo o Evangelho do que a doutrina da Expiação. O simples pensamento de que, apesar de nossos erros, nos podemos arrepender e voltar ao Pai é algo maravilhoso. Apenas algo puro pode habitar junto a um Ser Puro como é o Pai. A Expiação é a forma como toda a justiça da Lei de Deus e toda a misericórdia, sejam cumpridas, pois uma não pode negar a outra. Também não podemos viver com o Pai se não somos capazes de viver segundo a Lei do Pai, por isso a obediência é essencial. 

4ª Regra de Fé - Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: Primeiro : Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo: Arrependimento; terceiro: Baptismo para a remissão de pecados; quarto: Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.
Nesta regra é apresentado o inicio do Caminho até ao Pai. Devemos ter Fé, fé em Jesus Cristo pois é através dele que as coisas são feitas, Ele o disse. Devemos nos arrepender dos nossos pecados e erros e desejar ser melhores, este é um passo essencial para nos tornamos puros perante o Pai. Devemos ser baptizados, pois o baptismo significa renascer, renascer para uma nova vida, uma vida de rectidão. Devemos receber o Dom do Espírito Santo, que é o direito a ter a companhia do Espírito Santo, ele passa de uma influência para um companheiro constante, esse é o nosso direito quando estamos limpos. Estes são os Primeiros princípios e ordenanças do Evangelho e não as únicas, depois destas existe um longo caminho para percorrer com perseverança e Fé.

5ª Regra de Fé - Cremos que um homem deve ser chamado por Deus por profecia e pela imposição de mãos, por quem possua a autoridade, para pregar o Evangelho e administrar suas ordenanças.
A autoridade, uma coisa essencial para executar a vontade do Pai na terra. Apenas alguém com autoridade pode agir em nome do Pai. É assim no nosso mundo (pensem na policia por exemplo) e é assim no Reino do Pai. Sem a autoridade devida então todas as ordenanças executas não poderão ser Seladas e aceites, pois não foram realizadas por alguém chamado para o efeito. Cremos que os chamados acontecem por profecia e inspiração divina, pois esta é a igreja de Jesus Cristo e Ele está á cabeça. Tudo é feito segundo Sua vontade.

6ª Regra de Fé - Cremos na mesma organização que existia na Igreja primitiva, isto é, apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc..
Nosso Mestre criou esta igreja quando cá esteve entre nós, ordenou apóstolos, evangelistas e mestres, entre outros, para pregar o evangelho e ministrar entre os povos. Os profetas antigos também tinham seus pastores para ajudar a pregar o Evangelho. Esta organização sempre existiu e está restaurada nos dias de hoje, pois agora temos Profeta, apóstolos, pastores, evangelistas,  mestres, etc... 

7ª Regra de Fé - Cremos no dom de línguas, profecia, revelação, visões, cura, interpretação de línguas, etc..
Todos os dons divinos existem e são reais. O mundo não os pode explicar pois não são do mundo. Esta é a ciência de Deus e ela é maior que a ciência do homem. Milagres acontecem mas só acontecem depois de se exercer Fé. Cada um recebe segundo sua necessidade e Fé e sempre para o bem de Todos. Uns poderão ter o dom das línguas.. basta ver os missionários que aprendem a falar uma língua em apenas algumas semanas, apenas para pregar o Evangelho a esses povos. Um simples exemplo entre tantos que já presenciei e que vocês já presenciaram também.

8ª Regra de Fé - Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida correctamente; também cremos ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus. 
A bíblia sagrada é algo tão importante, ensina tanto sobre o ministério do Jesus Cristo, sobre os profetas antigos, sobre a doutrina. O Livro de Mórmon é um livro que veio também dar testemunho de Jesus Cristo e do Evangelho. Foi escrito por outro povo, por profetas inspirados e foi escrito para os dias de hoje, para testificar o que a bilbia já perdeu (devido ás traduções e corrupções causadas ao longo dos anos). Juntos eles são a pedra angular da Igreja de Jesus Cristo e são o nosso manual de instruções para a vida.

9ª Regra de Fé - Cremos em tudo o que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora e cremos que Ele ainda revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao Reino de Deus.
Porque é que O Pai iria deixar de falar com seus filhos? Porque é que a revelação iria cessar? Muito ainda será revelado, muito é revelado hoje em dia, através dos profetas e apóstolos e até como revelação pessoal. Ele não nos esqueceu, aliás, ele nos Ama muito e nunca se esquecerá de nós. Ele sabe o nome de cada um de seus filhos e muito revela hoje em dia para nos ajudar a atravessar todas as dificuldades, para ouvir e perceber apenas temos de sintonizar nossos corações com o Espírito Santo.

10ª Regra de Fé - Cremos na coligação literal de Israel e na restauração das Dez Tribos; que Sião (a nova Jerusalém) será construída no continente americano; que Cristo reinará pessoalmente na Terra; e que a Terra será renovada e receberá sua glória paradisíaca. 
Esta regra de Fé fala da segunda vinda de Cristo, ou do milénio. A coligação é algo que os profetas antigos vêem profetizado. O Pai não esqueceu seus filhos e todas as tribos de Israel serão coligadas. Claro que as profecias do milénio assustam um pouco, as pessoas apenas se lembram das catástrofes e traumas, mas uma coisa é nos assegurada, os Fieis serão protegidos, ou seja, quem tiver Fé no Pai e no Filho, verá sua dor diminuída ou até poderá ser protegido da dor e dos traumas. Isto é para Todos e não apenas uns escolhidos. Pela Fé serão Salvos.

11ª Regra de Fé - Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem.
Regra interessante. Mostra que nós não impomos nada a ninguém, pelo menos não é essa a intenção do evangelho. Todos temos direito a escolha e o Evangelho é uma escolha. Aceitam seguir ou não. A Verdade é acessível a todos e a sua aceitação nunca será imposta. Não é com imposição que a Fé é construída mas com longanimidade, com humildade e com respeito pelos nossos queridos irmãos. Devemos advertir e partilhar o Evangelho sempre que podermos mas devemos respeitar quando as outras pessoas não aceitam ouvi-lo.

12ª Regra de Fé - Cremos na submissão a Reis, presidentes, governantes e magistrados; na obediência, honra e manutenção da lei.
Ou seja, nós não estamos acima da Lei da pátria. Temos de viver e respeitar a lei do local onde vivemos. Se essa lei for contra os nosso princípios então deveremos mudar de País. Pensem em um pais sem liberdade religiosa, por exemplo, onde para a praticarem, em segurança, teriam de sair do pais, para um que o permitisse. Esta regra diz, também, que devemos respeitar a Lei do pais em que vivemos e não achar que somos superiores a elas. 

13ª Regra de Fé - Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens; na realidade, podemos dizer que seguimos a admoestação de Paulo: 
Cremos em todas as coisas, confiamos em todas as coisas, suportamos muitas coisas e esperamos ter a capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosas, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos.
Esta é, para mim, a regra mais importante de todo o Evangelho. Claro que todas são importantes, muito importantes aliás, mas esta é a minha favorita. Resumo tudo o que um Santo deve ser, tudo o que qualquer discípulo de Cristo deve ser, tudo o que nós devemos ser. Devemos ser puros, o que é difícil, mas devemos tentar ao máximo ser puros, virtuosos, vastos, benevolentes e humildes. Acima de tudo, devemos Amar nossos irmãos e demonstrar esse nosso Amor sempre que possível.


São treze regras de Fé que resumem tudo em que acredito, tudo o que a Igreja de Jesus Cristo é e defende. Podia escrever tão mais sobre cada uma mas como são muitas o texto iria ficar muito extenso. Em um próximo texto irei falar da Expiação e explicar melhor esse acto de Amor maravilhoso. Sobre as Doze tribos de Israel também irei escrever (duas tribos mais a Dez perdidas que precisam ser coligadas). Enfim, irei escrever sobre cada tema importante ao longo dos próximos tempos. 

2 comentários:

  1. ok, palavra nova do dia: "longanimidade" - tive de procurar o que queria dizer :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá :)
      Confesso que também nunca a usei em uma frase. Já a disse muitas vezes mas acho que esta foi a primeira vez que a escrevi. O Dicionário do PC não a reconhecia.. deve ser por ser rara ;)

      Abraço

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.