terça-feira, 1 de maio de 2012

Da Virtude IV - A Virtude

Depois de escrever sobre Honestidade, Esperança e Obediência; e depois de ponderar sobre o que deveria falar hoje, decidi falar da Virtude. Talvez este deveria ser o primeiro texto, sobre Virtude, que deveria ter escrito, mas por alguma razão a sequência que segui foi esta.

A Virtude é um padrão de pensamento e conduta, baseada em altos padrões morais. Esta é a definição de dicionário mas, como se aplica na realidade?
Não é fácil ser virtuoso, não é fácil manter padrões morais no Mundo em que vivemos. Um Mundo com tantas distracções, tantas tentações, um Mundo que diz que não faz mal, todos fazem isso, vive a vida e diverte-te,etc.. É muito fácil ceder às tentações do Mundo, a fazer o que os outros fazem para pertencer ao grupo, ceder e ignorar nossos principios morais para subir na carreira ou não ser rejeitados pela sociedade ou até por quem achamos que nos Ama. 

Altos padrões morais protegem-nos, tornam-nos melhores. O problema é que o mundo ensina que altos padrões morais restringem, prendem-nos, tiram-nos a liberdade. Pelo contrário, eu acredito que por me esforçar em ter e manter minha Virtude, eu liberto-me do Mundo.

Somos constantemente atacados, desde as tentações do mundo até aos nossos próprios desejos e pensamentos. Existe uma citação de Gandhi que gosto muito que diz:

   Sempre ter por objectivo a completa harmonia de pensamento, palavra e acção. Procurem sempre purificar os seus pensamentos e tudo ficará bem.

Aquilo que somos começa nos pensamentos. Aquilo que fazemos começa em nossa mente. Podemos dizer que existem coisas que fazemos sem pensar - atitudes que tomamos sem pensar. Isto acontece porque já se tornou automático reagir dessa forma, porque os nossos pensamentos mecanizaram que aquela situação deve ter essa reacção como resposta, por pior que seja. O nosso Ser começa naquilo que pensamos. Se temos maus pensamentos, não digo que seremos más pessoas, mas as nossas acções, se não forem bem pensadas, poderão ocorrer segundo esses maus pensamentos. Um exemplo disso é quando nos encontramos em situações de plena liberdade, imaginem um jogo de computador onde podem fazer o que quiserem, e a maior parte das pessoas desata aos tiros a tudo e todos. Coisa que na realidade não faria talvez devido à lei não o permitir ou às repercussões sociais que esse acto teria. 
A maior parte das nossas acções está restringida pelo facto de nós pensarmos, quase como prioridade,  o que os outros iriam pensar se eu fizesse isto, em vez de terem como prioridade simplesmente não o fazer porque é errado. 

Um exemplo destas situações é quando estamos a discutir com alguém e na nossa mente estamos a torturar essa pessoa - a nossa imaginação é fantástica - mas para o exterior estamos a discutir ou a forçar um sorriso. Imaginem se em vez dessa tortura estivesse um pensamento de calma, de perdão e até paciência para com a outra pessoa? Esse sorriso já não seria forçado mas um sorriso de Paz e até Amor para com a pessoa em causa.

É difícil controlar nossos pensamentos mas é possível. A nossa mente é como uma peça de teatro onde apenas um actor pode estar em palco. Quando o palco está vazio, ele será ocupado pelos pensamentos mais rápidos em momentos de fraqueza, que são os depressivos, aqueles que nos tentam a algo errado, os maus pensamentos. Para treinar a nossa mente devemos ter o palco sempre ocupado com bons pensamentos. Como dizem os psicólogos a quem está deprimido - ocupa a tua mente, arranja um hobbie - eu acrescento que devem decorar frases que vos inspirem, musicas que vos acalmem e animem, memórias muito boas, entre outras coisas boas para evitar a ociosidade e depressão pois, assim, irão ter o palco sempre ocupado e não haverá lugar para o que é mau.

Isto é um processo que pode levar uma vida inteira até atingir o ponto onde só pensamentos Virtuosos acontecem em nossa mente mas, a aprendizagem, o desejo de mudar, de melhorar e a paciência com nós próprios quando falhar-mos, porque vamos falhar, é o segredo para a Virtude, virtude de pensamentos e acções. 
Quando os nossos pensamentos são Virtuosos, as nossas acções irão reflectir isso. Nada será realizado de uma forma forçada, iremos ajudar os outros sem pensar duas vezes, iremos Amar nossos inimigos sem racionalizar razões para discutir, iremos ser uma Luz mais brilhante para os outros. Tudo começa com um simples desejo de ser melhor e forçar nosso Ser a ter a Atitude correcta para seguir esse Caminho. 

4 comentários:

  1. Vim até aqui para te ler...
    Sabes João ,por vezes perdemo-nos em pensamentos
    e deixamo-nos levar.
    Mesmo que tenhamos a consciência que aquela
    imagem, aquele cenário só existe no nosso
    pensamento,faz-nos bem deixar o pensamento voar...

    Beijo:)

    ResponderEliminar
  2. E depois, existe ainda a possibilidade, conhecida por mim apenas em pequenos espaços de tempo, de "não pensar".
    Outras palavras:
    O aqui e o agora (sim, já sei que não é novidade ;)).
    E a testemunha. A consciência que testemunha o momento presente.

    E sim, claro: "muda o pensamento, e o que mudas são as emoções, e o que mudas são as acções". (E assim, provavelmente mudarás o mundo!)


    O engraçado é perceber que dentro de uma Religião, de uma Igreja se encontram os ensinamentos que procurei fora dela. Isso sim, acho engraçado. Como palavras caducas como Virtude ou Obediência adquirem um significado (actual) que consigo facilmente perceber.

    Beijinhos

    Antonieta ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónima ;)
      As palavras e seus significados sempre existiram e sempre irão existir. O Mundo é que os esqueceu ou deu-lhes outra interpretação.. Uma mais fácil ou mais 'libertina', chama o que desejares.
      O Mundo procura liberdades mas apenas consegue se tornar mais cativo nas suas próprias ilusões.

      Eliminar
    2. Olá Pedro ;)

      "O Mundo procura liberdades mas apenas consegue se tornar mais cativo nas suas próprias ilusões." - achas? pois, talvez andemos simplesmente em círculos...; mas ´tou com esperança que os véus (da ilusão) estejam a cair...

      Beijitos

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.