domingo, 29 de abril de 2012

Da Alma II - A Procura

O que mais procuram em vossa vida? Que sentimentos? Que respostas? 

Confesso que a minha vida sempre foi uma constante procura. Seja por Deus, seja por um Amor, seja por Conhecimento. Ás vezes penso se conseguirei, um dia, encontrar as três ao mesmo tempo. Quando Amava não conhecia a Deus como agora conheço; depois de deixar de Amar conheci a Deus mas perdi o Amor. Há sempre um espaço em branco no coração por preencher. 

Sei que perder o Amor serviu para aprender a começar a Amar os outros, que era algo que não fazia. Sempre disse que apenas Amo uma pessoa de cada vez - a namorada - e nunca estive tão errado. Acredito que esteja em um caminho de aperfeiçoamento para, um dia, ser capaz de Amar de forma mais perfeita. De cuidar de quem Amo de uma forma mais perfeita. 
Apesar de a forma de pensar estar correcta, pois Amar por Amar não leva a lado nenhum, sinto um vazio que ainda está à espera de ser preenchido. Já o tentei preencher, já o procurei nos olhos de muitas raparigas lindas, mas ainda não o encontrei - ou não o vi. Já pensei que o encontrei umas duas vezes este ano mas estava enganado. Não era a altura ainda. 

A espera cansa nos momentos de fraqueza. Há momentos em que penso em deixar de procurar, em deixar de prestar atenção. Em deixar de dar importância e ir contra o que acredito ser o certo. Só me resta continuar a melhorar, a tornar melhor mas é tão cansativo.. melhorar para quê? para quem? 

Sei que devemos tentar sempre ser melhores, limar todas as arestas, mas há arestas que questiono se vale a pena limar se ainda não encontrei a razão para fazer isso, se ainda não encontrei um Amor. Talvez seja a falta de motivação, as expectativas que podem estar demasiado altas em certos momentos e a queda desmotiva mais. Há variadas razões para, hoje, estar com este ânimo fantástico mas, apesar de todas as coisas boas que me acontecem, ainda não encontrei o que procuro, quem procuro - ou ainda não a consegui ver. 

Acrescento sempre ou ainda não a consegui ver porque pode ser esse o caso. Ela pode estar mesmo à minha frente mas, por alguma razão que desconheço, não a vejo. Mas desejo muito encontrá-la. A razão que me pode estar a tornar cego pode ser o facto de eu ter sempre dado o primeiro passo no passado e acabei, sempre, por fazer as escolhas erradas/menos certas. Pode ser medo de arriscar de novo devido a isso, não sei.

Também procuro por Conhecimento, não secular mas um conhecimento sobre - as coisas que as pessoas sentem e eu não -  Passo a explicar usando um exemplo espiritual (mais fácil de entender acho eu): Já vi pessoas a chorarem de alegria quando viveram uma situação espiritual muito forte, já as ouvi a falar delas como algo arrebatador e fantástico. Eu, nas mesmas experiências (diga-se situações) não senti aquilo que elas relataram. Não chorei, não me senti alegre nem com um coração pronto a explodir. Gostava de saber o que elas sentiram porque eu acabo a pensar que eu é que estou errado, que devo estar a fazer algo errado por não sentir essa alegria (ou tristeza) em situações similares. Não me considero insensível..pelo contrário. 
Usei um caso espiritual como exemplo mas o mesmo se aplica a - Elogios e reconhecimentos, receber uma prenda, ter uma festa surpresa de aniversário, acabar um curso, etc..., situações onde vejo alegria nos olhos das pessoas e eu não sinto isso.

Esta procura constante deita a minha Auto-Estima abaixo - porque acho que eu é que estou a fazer algo mal, diferente. Gostava de sentir o que os outros sentem. Gostava de sentir aquela alegria. Não sou uma pessoa depressiva, já pensei nisso e já fui verificar se era isso e, se o fosse, já teria uma explicação para este meu defeito.

Considero-me uma pessoa que se encontra em um estado de Felicidade que me é difícil de explicar mas, ao mesmo tempo, também me falta algo que ainda não consegui encontrar... Deixo-vos apenas este texto como mais um desabafo de minha parte. Mais um pedaço de minha Alma..

1 comentário:

  1. Perguntas o que procuramos da vida e eu respondo-te que o que quero é vivê-la. Quero ser fiel a mim mesma e aos meus ideais mesmo que isso me "coloque de parte", quero viver um dia de cada vez e tentar não deixar nada por dizer. Procuro paz e realização pessoal, mostrar quem sou e que faço parte de um todo. Quero que um dia, alguém me leia e que aquilo que escrevo tenha significado para alguém.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.