segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sentar na frente ou atrás?



Que tipo de pessoa somos? 
Somos do tipo que se senta na frente ou dos que enche os lugares de trás? 

Já passei por muitas situações em que tinha de escolher onde me sentar, se seria junto do orador ou se iria ficar na parte de trás da sala. Também já tive a oportunidade de estar na posição de orador (ou a ver uma plateia) e há algo que é imediato quando olhamos na direcção de quem está sentado a ouvir - a sua posição na sala em relação a nós (frente da sala). Quando olhamos a plateia é curioso observar um fenómeno de desequilibro que faria qualquer barco virar ou qualquer avião ser impedido de levantar voo - as pessoas tendem a ocupar mais os lugares de trás do que os da frente. 
Já presenciei situações em que os lugares de trás eram preenchidos com uma rapidez superior aos lugares da frente e, ainda mais curioso, as pessoas encontravam-se mais desconfortáveis atrás, pois estavam sentadas em bancos bem mais cheios, do que se estivessem sentadas nos lugares da frente.  Porque é que há esta tendência de nos sentarmos atrás? 
Pessoalmente eu tenho a tendência a sentar-me atrás quando é algo novo para mim - como uma aula que estou a assistir ou uma reunião que vou assistir pelas primeiras vezes; tirando estes casos eu sempre fui dos que se senta nas filas da frente. No entanto, acho curioso os fenómenos que acontecem dependendo do lugar onde nos encontrámos sentados. Quando estamos sentados na parte de trás existe uma maior facilidade de nos distrairmos, de ficar na conversa, de ir ver o telemóvel mais vezes,  ou até dormir; em contra-partida, quando estamos nos lugares da frente parece que há uma necessidade maior de estar atentos, de ouvir as coisas com mais atenção e, para desespero de alguns, de ser chamados para alguma intervenção, como responder a uma pergunta de um professor por exemplo. 

Agora, quando olho para estas plateias eu, além dos lugares relativos das pessoas, vejo uma comparação com a sua posição, ou atitude, nesta caminhada que é a nossa Vida. Será que desejamos ficar sentados na fila de trás da nossa vida, apáticos ao que acontece a nossa volta, a deixar as coisas passar por nós e a ver os outros - lá na frente - a fazer aquilo que nós também podíamos estar a fazer? Será que nos vamos deixar adormecer aqui no fundo da sala da nossa vida ou nos vamos levantar e correr para a fila da frente?

Nos lugares da frente da vida estão aquelas pessoas que não têm medo de ser chamadas, não têm medo de servir; são aqueles pessoas que, quando as chamam pelo nome elas respondem - "Eis-me aqui!" sem hesitar! São as pessoas que desejam aprender e sacrificam o conforto do anonimato das filas de trás para dar a cara por uma causa - que é a nossa vida. 
À medida que a vida avança nós vamos ter momentos em que vamos preferir sentar na fila de trás. Pensamos que estamos a descansar da nossa luta diária mas, quando sentamos atrás, estamos sujeitos a todo o tipo de distracções e tentações, deixamos de ouvir quem nos chama lá da frente pois o burburinho, cá atrás, é bem maior e ensurdecedor. Quando somos compelidos a sentar atrás da sala nós nos devemos esforçar para sentar bem lá na frente, na primeira fila. Quanto mais tempo passamos a relaxar na fila de trás da vida mais complicado será sair desse conforto e voltar a tomar as rédeas do nosso destino. Um dia, ou melhor. todos os dias vamos ser chamados para fazer algo - se estamos na fila de trás nós iremos ter dificuldades em ouvir mas, se estivermos nos lugares da frente, nós nos iremos levantar e dizer "Eis-me aqui!" sem qualquer segundo de hesitação. Apesar de a vida na linha da frente soar solitária e dura, devemos ter sempre uma certeza em nossos corações - nós nunca vamos estar sozinhos - podemos ser menos numerosos do que os que estão sentados bem lá atrás mas somos, sem sombra de duvida, bem mais fortes e corajosos; Uma vida feliz requer isso mesmo - coragem. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.