quinta-feira, 12 de junho de 2014

O que aprendi em três anos e meio.


Depois de ler um artigo sobre o que um Bispo, d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tinha aprendido durante o seu chamado, eu comecei também a ponderar sobre o que aprendi durante estes três anos em que sou membro e sirvo a Deus e a quem me rodeia. 
Durante estes três anos e meio eu servi como Secretário; Líder da Obra Missionária e Segundo conselheiro da presidência do Ramo; estes dois últimos chamados ainda mantenho. Também ensino na Igreja e toco piano nas reuniões ou quando é preciso alguém ir fazer barulho e não há pianista. Todos estes chamados e designações fizeram com que eu aprendesse algo sobre quem me rodeia e, acima de tudo, sobre mim. 

Aprendi que:

- Aprendi que a pergunta "porquê eu?" não é feita raramente; eu faço esta pergunta quase sempre. Não é uma questão de auto-estima mas sim de afirmação e humildade. Não pergunto para deixar de o ser mas para entender melhor o meu propósito e, já agora, porquê escolher um "miúdo" para liderar ou ajudar na liderança.

- Aprendemos muito quando ouvimos os outros. Sentar horas a fio a ouvir alguém a desabafar e a se abrir connosco - aprendemos tanto com essas pessoas, com os seus problemas. Tentamos dar os melhores conselhos, inspirados por Ele, mas, no fundo, somos apenas instrumentos de conforto e um ombro amigo para quem mais precisa. Não sei o que aprenderam comigo mas eu certamente aprendi muito com eles.

- Aprendi que não tenho jeito para papelada e que o chamado como secretário me ensinou a ser melhor nesse campo.

- Aprendi que existe um humor divino que não nos deita abaixo mas nos faz pensar - como chamar um anti-social como líder da obra missionária.

- Aprendi que afinal eu não sou anti-social..

- Aprendi que tenho o dom da palavra e conhecimento mas não tenho o dom de controlar o tempo que passo a falar! 

- Aprendi que se não estiver preparado então as coisas vão correr mal - como ser chamado para tocar piano num serão com os Lideres da Estaca e com um Setenta e eu ter passado a semana anterior sem tocar piano.

- Aprendi que a sede por conhecimento é uma bênção mas também pode ser uma maldição, quando tentamos saber mais do que aquilo que as nossas bases aguentam.

- Aprendi que há mais gente a querer ver-me casado do que a querer casar comigo xD  (isto tinha de ser falado! )

- Aprendi que somos criaturas de hábitos e é essa luta contra o conformismo que nos faz crescer e ser melhores para connosco e para quem nos rodeia.

- Aprendi que ninguém consegue deixar um vício sozinho.

- Aprendi que ninguém foi feito para estar sozinho e que esta mortalidade e caminhada de aperfeiçoamento foi planeada para ser feita, pelo menos, a dois;

- Aprendi, depois de falar com tantas pessoas diferentes, que é mais fácil negar a Deus do que negar os desejos da carne;

- Aprendi que nos sentimos sempre uns falhados quando cometemos erros, que permitimos que o desânimo encha o nosso coração, mesmo quando as nossas crenças exortam a aprender com os erros e a crescer com eles. 

- Aprendi que o perdão é o maior presente que podemos oferecer aos outros; também é o melhor presente que podemos oferecer a nós próprios.

- Aprendi que a Igreja não é uma casa para pessoas perfeitas mas sim uma casa onde pessoas imperfeitas vão porque desejam tornar-se melhores e ajudar os outros a também atingirem o seu potencial divino.

- Aprendi que o Amor e o perdão de Deus é algo tão maravilhoso e que está ao alcance de todos. Ninguém é velho o suficiente ou pecador demais para que não possa ser perdoado e voltar ao caminho de volta a Casa

- Aprendi que consigo fazer um nó de gravata às 7:00 da manhã, cheio de sono. 

- Aprendi que até gosto de andar de fato..

- Aprendi que os milagres existem.

- Aprendi que os verdadeiros milagres não são publicitados mas acontecem dentro de quatro paredes, abençoando famílias, doentes, desamparados.

- Aprendi que 90% das bênçãos que são derramadas nas outras pessoas são realizadas através de nós. 

- Aprendi o verdadeiro significado das palavras: ser um instrumento nas mãos de Deus.

- Aprendi que uma oração sincera é capaz de mover montanhas e trazer paz aos nossos coração.

- Aprendi que O Pai nos dá espaço suficiente para nós tomarmos as nossas próprias decisões mas irá sempre intervir quando outros, quando a doença ou até a natureza, nos ameaçam e tentam prejudicar. Os fardos tornam-se mais leves e o caminho a seguir se torna mais claro.

- Aprendi que aprendemos muito ao ler as escrituras e que elas são bem mais do que histórias de povos antigos. 

- Aprendi que quando ouvimos o sussurro do Espírito, nós tomamos sempre o caminho certo e abençoamos mais pessoas.

- Aprendi que a voz do Espírito é tão suave que muitas vezes nos passa despercebida.

- Aprendi que nós fazemos a diferença nas pessoas mesmo sem perceber.

- Aprendi que há mais tristeza neste mundo do que aquilo que imaginava. Aprendi também que há mais alegria do que aquela que pensava.

- Aprendi que ser feliz é uma escolha.


Aprendi muitas coisas
Aprendi que ainda tenho muito por aprender e para crescer. 

2 comentários:

  1. uau. um dia faço uma lista assim. mas acho que não me vou lembrar de metade das coisas que aprendi neste caminho de fé. mas ver a tua é sem dúvida inspirador.

    que o Pai continue a abençoar-te com muitas mais aprendizagens e felicidades nesse caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais coisas aprendi mas acho que essas foram as que mais marcaram :)
      Fico grato por te ter inspirado a minha lista.. faz uma também, mesmo que apenas num caderno, É maravilhoso ver o quanto já aprendemos com Ele :)

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.