quarta-feira, 21 de maio de 2014

Felizes ou miseráveis?



"Podes escolher ser sábio e feliz ou idiota e miserável... a escolha é tua" - Gordon B. Hinckley

Esta citação resume todas as coisas em que acredito - é melhor ser sábio, fazendo as escolhas certas que nos levam a um estado de felicidade, do que arriscar com escolhas menos boas e viver um estado de infelicidade ou miserável.

Os meus últimos textos têm sido todos focados em dois pontos fundamentais - As escolhas e em arriscar. A nossa vida é composta por uma sequência de escolhas e consequências, onde nós temos pleno controlo sobre as escolhas mas não podemos controlas as suas consequências. Apesar desta falta de controlo sobre a totalidade da nossa caminhada, nos foi dada uma ferramenta fundamental para que fossemos capazes de realizar as melhores escolhas e, com isso, viver as melhores consequências (mesmo que sejam a médio-longo prazo) - essa ferramenta chama-se inteligência, capacidade de discernir, de pensar, capacidade de avaliar riscos, capacidade de pedir conselhos, de pedir ajuda, capacidade de saber ouvir, de ver, de experimentar e observar. No fundo, nós temos todas as ferramentas para sermos felizes.. a escolha é totalmente e apenas nossa.

Apesar deste controlo absoluto sobre o nosso percurso de vida, as pessoas ainda vão contestar e dizer: "não é bem assim". Nós temos uma falha, uma característica, que nos faz pensar desta forma derrotista. Nós somos mais rápidos a pensar, e focar, nos problemas, nas dificuldades, no que em ter esperança e visão nas coisas melhores mais à frente (e até de agora). Quando temos uma montanha para escalar nós somos mais rápidos a pensar "mas que montanha tão alta!... não vou conseguir, não tenho forças para isto tudo, vou falhar, a montanha é muito alta" do que a pensar algo do tipo: "com esta montanha eu irei ser mais forte, irei sair da minha zona de conforto, irei arriscar, irei sentir-me vivo e, no topo, eu irei ter o mundo aos meus pés.. a recompensa será gloriosa!! ". Existe uma diferença abismal entre os dois discursos; por um lado temos uma pessoa derrotista e que desiste antes de tentar e que rapidamente irá ficar desanimada na primeira pedra de tropeço e, do outro lado, temos uma pessoa que foca a sua mente e espírito na recompensa, no que irá ganhar durante a escalada, olha para as suas fraquezas como algo a melhorar e não como âncoras que prendem à base da montanha. 

Durante a escalada da nossa vida, vamos encontrar muitas montanhas, muitos penhascos, muitas pedras de tropeço e todas essas coisas nos irão fazer repensar se vale a pena continuar a subir ou se desistimos da nossa vida - porque é isso que acontece.. É nessa altura das nossas vidas que nós nos sentimos sozinhos, sem ajuda, sem apoio mas nós nunca estamos verdadeiramente sozinhos. Como um alpinista leva sempre o seu equipamento de escalada, ele, acima de tudo, nunca vai escalar sozinho. Nós também devemos nos preparar, devemos ser sábios, e devemos caminhar sempre acompanhados. Não há melhor apoio do que o apoio de quem nos Ama. Essa pessoa estará sempre ao nosso lado, principalmente quando escorregamos e só temos a sua mão a nos segurar. Família e amigos também estarão lá para nos apoiar e, não esquecer, próprio Deus, nosso Pai, também está lá para nos ajudar. Nenhum deles irá escalar a montanha por nós, nenhum deles irá eliminar as dificuldades mas todos irão lá estar para nos ajudar a escalar e ajudar a levantar sempre que caímos. A montanha é nossa para escalar e a escolha de a escalarmos sozinhos é também só nossa.

A vida é feita de escolhas, umas são boas e outras menos boas e até más, mas nós podemos escolher - temos liberdade total para isso. Quando pensamos que não temos escolha, estamos a colocar os nossos medos, o problemas e a nossa fraqueza em primeiro lugar. Todas as montanhas parecem altas quando estamos na sua base mas, quando chegamos ao topo, iremos ver que todas as montanhas que já escalamos no passado eram pequenas comparadas a esta, e que novas montanhas surgirão - maiores! 
Quando a altura para uma nova escolha chegar nós vamos ter apenas dois caminhos possíveis - Continuamos em frente rumo à felicidade ou vamos desistir e, no fundo, estagnar. 

5 comentários:


  1. "Percorri esse longo caminho para a liberdade. Tentei não fraquejar; dei passos errados ao longo do percurso. Mas descobri o segredo: que, depois de escalar uma grande montanha, apenas se descobre que há muitas mais montanhas para subir. Parei aqui um pouco para descansar, para deitar uma olhada à vista maravilhosa que me rodeia, para olhar para a distância, de onde vim. Mas posso descansar somente por um momento, porque com a liberdade vêm as responsabilidades - e não me atrevo a demorar-me, pois a minha caminhada ainda não terminou". Mandela

    Lembrei-me desta frase assim que li o texto.

    Medo todos temos quando estamos perante montanhas e dificuldades enormes. Agora mesmo com medo e não acreditando nas nossas capacidades se dissermos "eu consigo" e repeti-lo muitas vezes. e tentar. e ir tentando sempre. pouco a pouco iremos conseguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, medos todos temos, em algum momento da nossa vida. Nós devemos é ser mais fortes que o medo, devemos ser capazes de ir além da nossa marca confortável. Por vezes tem de ser aos poucos mas iremos encontrar situações na nossa vida em que não será possivel adiar uma mudança de rumo mais brusca. São estas que nos metem mais medo e, no fundo, são as que mais adiamos no que toca a tomada de decisão - por medo, indecisão,etc...

      Eliminar
  2. "Quando pensamos que não temos escolha, estamos a colocar os nossos medos, o problemas e a nossa fraqueza em primeiro lugar. Todas as montanhas parecem altas quando estamos na sua base mas, quando chegamos ao topo, iremos ver que todas as montanhas que já escalamos no passado eram pequenas comparadas a esta, e que novas montanhas surgirão - maiores! "

    E quantas vezes o fazemos - porque é tão mais confortável. Este trecho trazem-me as recordações que tinha de quando era pequena e tudo parecia grande e assustador; hoje no entanto, vejo que nada disso se passava. Eu é que era pequena :).
    Existem escolhas no entanto que podem ser avassaladoras. Pensemos um pouco: quem vive uma vida inteira infeliz, mesmo usando todas as ferramentas de que falas. Quando finalmente o universo ( ou Deus ou as suas escolhas, pick one) lhe proporcionam A "felicidade", estarão preparados para a receber?
    Tenho para mim que essa é a escolha crucial. Esse é o receio maior que alguém tem, quando se depara com esta situação. E onde existe o maior número de recuos ou estagnação.

    Todas as pessoas querem a felicidade, mas poucos se encontram preparados, quando finalmente ela lhes abre os braços... :)

    Já tinha saudades de te ler :).
    Xitracinhocoração!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Quando escrevi o texto pensei nessas pessoas que têm "mais azar" (digamos assim) na vida. Dizem que tentam de tudo mas continuam infelizes, têm sempre 'azar'.. Conheço algumas pessoas que se enquadram nessa categoria e há algo comum entre elas - apesar de quererem mudar de rumo elas mantêm sempre o mesmo padrão. Vou usar no caso amoroso (aquele que deprime mais pessoas xD ), há mulheres, e homens, que se queixam que nunca tiveram uma relação feliz, que não encontram a pessoa certa -aquela que irá fazer tudo ser belo e amoroso. Apesar disso, essas pessoas, mesmo inconscientemente, continuam o padrão de se aproximar do mesmo "tipo" de pessoa que as faz infeliz - resultando em mais um "azar"; outras mantêm o mesmo comportamento nas relações, mudando pouco, e por aí fora. Por vezes continuamos no "mau caminho" porque as escolhas, as mudanças, que realmente deveriamos fazer não estão a ser feitas - normalmente são aquelas com as quais estamos mais confortáveis e que dizemos fazer parte daquilo que somos.

      Já tinha saudades de te ver por aqui !! ^_^
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Touché, é isso mesmo :)). Os padrões são zonas de conforto,,,
      Obrigada, agora estou menos ocupada. Vou aparecendo :)

      Beijinhos!!! :)

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.