sexta-feira, 9 de maio de 2014

Escutar o mundo.



Escolhi esta imagem porque ela descreve a maior parte de nós, eu incluído, nas nossas vidas diárias. Ontem, quando fui dar uma volta pela cidade, reparei que eu tenho uma rotina - coloco os headphones nos ouvidos, selecciono uma das minhas playlists e saio de casa. Ando pelas ruas da cidade com a música sempre a tocar; passo pelas pessoas, pelos jardins, e não ouço nada do que se passa "lá fora". Em casa é o mesmo; ligo o PC e carrego no play do teclado para começar logo a ouvir música. Ainda agora estou a escrever este texto e estou a ouvir música (algo que nunca faço e, por isso, acabo de a desligar para me conseguir concentrar). 
Ouvimos sempre dizer que ouvir música é bom, que até desenvolve a nossa mente, que ajuda a meditar, que ajuda a estudar mas, na fase final da caminhada de ontem eu cheguei a outra conclusão:

Não tenho momentos de silêncio na minha vida diária a não ser quando vou dormir. 

Hoje de tarde decidi imitar os gatos e deitei-me no chão da sala, com o sol a entrar com toda a força, com a janela aberta a deixar entrar o vento, e decidi fechar os olhos e simplesmente ouvir. Ouvi os pássaros a cantar, ouvi o vento a passar pelas cortinas e a tocar-me a cara.. senti o sol a aquecer-me e ouvia perfeitamente os meus pensamentos - serenos.. 

É bom ouvir música, é ainda melhor ouvir música que seja edificante mas é bem melhor quando nós temos os nossos momentos de silêncio - para escutar tudo o que está à nossa volta. Quando fui caminhar passei por uma pessoa amiga que me cumprimentou e eu, apesar de a música estar baixa, a ouvia mal até tirar os headphones. Se eu tivesse com a música mais alta e concentrado apenas no que estava a ouvir, eu iria passar por esses amigos e não os iria ver.

Quando alguém fala connosco nós devemos saber escutar. Quando escutamos alguém estamos a mostrar a essa pessoa que nós nos importamos com ela e que ela é o centro de toda a nossa atenção naquele momento. O exemplo da música que dei é símbolo de todas as distracções que nos rodeiam e que fazem ruído suficiente para que nós deixemos de escutar o que está à nossa volta. 
Muito do ruído que nos rodeia é criado por nós próprios. Somos nós que colocamos música quando deveríamos estar concentrados nos nossos pensamentos (eu sei que música ajuda a pensar mas eu refiro-me a ouvir a nossa consciência); somos nós que vamos para as redes sociais quando deveríamos estar concentrados num trabalho ou algo mais sério; somos nós que mantemos o telemóvel ligado, e atentos às notificações e chamadas, quando estamos a passar tempo com quem mais precisa de nós; somos nós que ligamos a televisão mal chegamos a casa em vez de falar com quem mais amámos; somos nós que interrompemos um desabafo quando deveríamos estar a escutar sem esperar a nossa vez para responder; somos nós que criamos todo o ruído que nos impede de ouvir a nossa consciência, de ouvir os sussurros de Deus, de ouvir quem mais amámos. 

Convido-vos a me acompanharem neste exercício de desligar todas as fontes de ruído que estão à nossa volta sempre que precisamos de estar em silêncio e, também, o exercício de nos distanciarmos de todo o ruído que falei sempre que estivermos com alguém ou a fazer algo importante. 
Estas coisas parecem ser simples bom senso mas garanto que, nos dias de hoje, é muito difícil ver alguém capaz de ignorar o seu telemóvel quando estão a fazer algo importante - seja escutar alguém ou numa reunião de igreja, ou até num momento de silêncio em que precisam de pensar. 

Nos pensamos ser livres mas basta uma notificação aparecer que nós largamos tudo apenas para a ir ver :)
  

2 comentários:

  1. Desculpa Ana Mar mas no telemóvel selecionei "eliminar" quando estava a tentar publicar o teu comentário e ele foi eliminado. Como ele fica no Email, fiz copy-paste :)

    ""
    Olá "vizinho" :)

    Gosto muito de ouvir música, mas também gosto muito de ouvir o silêncio ou simplesmente os pequenos sons que me rodeiam. O silêncio ajuda-me a ter um bocado de paz de espírito :)
    Quanto ao "ruído" da nossa vida, é bem verdade. Por vezes, há coisas que nos passam ao lado porque isso nos desconcentra do que é importante...
    ""

    ResponderEliminar
  2. Não faz mal :) Sempre deu para o colocar aqui de novo.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.