quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Amor não é para nós.



Não, isto não é um texto de lamentação mas sim inspirado num outro - marriage isn't for you - que acredito que se tornou bem conhecido nas redes sociais.

Como já disse algumas vezes, eu passo muito tempo a observar as pessoas e a forma como elas reagem e falam das suas relações. Há muito tempo que estava para escrever um texto com este tema mas hoje li algo que me fez realmente colocar mãos à obra e escrever sobre o assunto. 
O que li é algo que muitas pessoas dizem quando se encontram numa relação ou até casamento:
Será que encontrei a pessoa certa?
Será que casei com a pessoa certa?
Será que ela me ama como eu a amo?
...

O texto viral que li fala que o casamento não é para nós mas eu decidir ir mais longe e afirmar que é o Amor que não é para nós. 
Quando nós amámos alguém, nós não vamos esperar que essa pessoa seja a certa; este é o erro passado, de geração em geração, por poetas, escritores, filmes e devido a conhecimento errado. Não existe uma pessoa certa para nós, como se de uma alma pré-destinada a nós se tratasse. O que existe é um conceito totalmente diferente que é ignorado por alguns e desconhecido para muitos:

Nós é que nos devemos tornar a pessoa certa para quem amámos

Esta frase, que digo algumas vezes, ilustra o conceito de que o amor não é para nós. Nós não devemos amar para que sejamos amados. O amor deve ser inocente e sem esperar algo em troca - por isso até as escrituras ensinam que devemos amar nossos inimigos (quão fácil é amar quem nos ama?). No amor dito romântico é a mesma coisa; quando nós amámos quem está ao nosso lado nós não iremos cobrar retorno, não iremos comparar com outros casais; O que deveremos fazer é simplesmente deixar de pensar no que nós queremos e começar a pensar no que quem está ao nosso lado precisa (atenção que não escrevi quer mas sim precisa), ou seja, nós iremos amar incondicionalmente, nós iremos lutar pela felicidade de quem está ao nosso lado, nós iremos perdoar, nós iremos nos sacrificar, nós iremos deixar de pensar em nós e começar a pensar na outra pessoa. 

E agora, perguntam - "se eu deixo de pensar em mim quem é que cuida de mim?" 
Aqui entra o lado maravilhoso do amor - Quem nos ama irá fazer o mesmo por nós. É este o segredo de uma relação feliz - nós deixamos de olhar para nós próprios e começamos a pensar no bem estar de quem está ao nosso lado. Quando as duas partes fazem isto então as duas partes estão a cuidar uma da outra de forma incondicional. Isto é Amar. 

O problema do mundo de hoje é que ele ensina algo que vem do mundo animal - sobreviver. Por outras palavras, o mundo ensina que o que interessa é que sejamos felizes, independentemente das consequências que isso possa ter. É devido a este pensamento egoísta que leva a que casamentos/relações sejam destruídas devido a, por exemplo, adultério; uma pessoa está tão focada na sua própria felicidade que já não luta pelo seu casamento e se deixa distrair pelo que é de fora, criando até uma ilusão em uma terceira pessoa que também quer ser feliz. Quando as relações vão mal, o primeiro reflexo é a sobrevivência, devido a esse reflexo carnal, as discussões acabam por ser autênticos campos de batalha, onde as partes deixam de pensar no bem estar de quem está do outro lado, ignorando até os reais sintomas dos problemas, e começam a atacar a sua cara metade com cobranças relacionadas com a sua felicidade e raramente com a felicidade dos dois - por vezes indo buscar assuntos que há muito se pensava estarem perdoados e esquecidos. 

As relações são complicadas porque implicam que nós devemos dar mais de nós do que aquilo que nos é confortável. 
São complicadas porque implicam que devemos deixar de pensar em nós próprios e começamos a pensar no bem estar de quem amámos.
São complicadas porque o individualismo, ensinado pelo mundo, deixa de fazer sentido quando há amor e o mundo não sabe o que é amar. 
São complicadas porque amar implica profunda devoção e afeição. 

O amor perfeito existe; o que não existe é pessoas perfeitas. Para que um amor se torne perfeito é necessário que duas pessoas imperfeitas se amem de uma forma que nem os poetas conseguem descrever e que nem a música consegue acompanhar. Esse estado de amor só é atingido quando nós nos tornamos as pessoas certas para quem amámos..

3 comentários:

  1. Agora diz-me lá:
    Disseste tudo! Como vou agora eu comentar?!

    Assertivo, as usual...
    Referiste algo pelo meio do texto, que para mim resume tudo: incondicional...

    Xi para ti :)

    ResponderEliminar
  2. João, vim aqui parar através dos comentários que fazes no Shiuuu, sempre tão ponderados. Já tinha reparado neles há algum tempo mas, por alguma razão apenas hoje vim ao teu blog. Logo no dia a seguir a teres decidido acabar o blog.
    Este texto diz coisas acertadas que tão pouco se dizem, pensam e aplicam nos dias que correm.
    Fico curiosa por ler os outros textos e por conhecer a pessoa por trás dos comentários ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado por teres passado por aqui. Apesar de ter decidido parar de escrever no blog, eu vou deixá-lo aberto para que os textos continuem disponíveis; bem ou mal, podem sempre deixar uma marca em alguém :)
      Quanto a conhecer a pessoa por trás dos comentários e textos; muito de mim está no que digo e escrevo (tento manter esse equilíbrio) e, o facto de partilhar o meu perfil do google, possibilita dar uma cara às palavras ^_^.

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.