terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A solidão


(O tema deste texto foi sugerido por uma leitora ^_^ )

Solidão.. 
Acho que este sentimento; este estado de alma, é algo cada vez mais comum no mundo em que vivemos. Podemos viver numa casa cheia de pessoas, podemos ter um emprego no qual lidamos com pessoas todos os dias, podemos até conhecer muita gente mas, no fundo, podemos estar a viver uma solidão que o mundo ignora mas que, aos poucos, já começa a admitir.

Existem pessoas que estão sós porque não encontraram alguém com quem partilhar a sua vida; outras estão sós porque perderam essa pessoa. Uns estão sós porque não têm amigos; outros estão sós porque os amigos não são verdadeiros amigos. Uns estão sós porque desejam estar sós; outros estão sós porque ninguém se lembra deles. Há aqueles que estão sós porque não têm alguém com quem partilhar os seus segredos; outros estão sós porque ninguém está disponível para os ouvir.

Existem muitas razões para se estar só mas raros são aqueles que, vivendo na solidão, estão verdadeiramente felizes. Nós não fomos criados para estar sozinhos; até a própria natureza foi desenhada aos pares, onde um irá complementar o outro. Apenas crescemos e desenvolvemos os nossos talentos quando os partilhamos com quem nos rodeia. A maior motivação para aprender algo é poder partilhar esse conhecimento com outras pessoas. Sentir apenas faz sentido quando envolve outra pessoa.. Amar só faz sentido se amarmos alguém e se formos amados; estar feliz só faz sentido se existir alguém com quem partilhar essa alegria (amigos, companheiro, família, mundo inteiro!). No entanto, existem tantas pessoas sozinhas, abandonadas no seu próprio sofrimento. Umas estarão assim porque o desejam, ou porque se colocaram nessa situação - afastando toda a gente; mas a grande maioria está só porque ninguém as deseja acompanhar.

Acredito que todos nós conhecemos, pelo menos, uma pessoa que esteja sozinha. Essa pessoa pode ser um familiar, uma amiga, ou até um conhecido. O que podemos fazer para ajudar essa pessoa? A resposta é simples mas exige algo de nós. Nós devemos fazer sentir a essa pessoa que ela importa, que alguém se lembra dela, que ela não está sozinha. Podemos fazer tanta coisa para ajudar essas pessoas:
-podemos lembrar o aniversário delas;
-podemos telefonar, uma vez por semana, para saber como ela está;
-podemos convidar para um almoço/jantar em familia;
-podemos ir visitar e verificar se está tudo bem;
-podemos conversar com essa pessoa e ouvi-la;
-quando as vemos na rua podemos cumprimentar de forma carinhosa (em vez de simplesmente acenar com a cabeça e dizer olá.. como é comum hoje em dia)
-podemos ser verdadeiros amigos..
-...

Estas sugestões exigem tempo, um desejo para ajudar, uma empatia por quem está ao nosso lado mas, sobretudo, exige amor. Apenas quem tem um coração amoroso é capaz de esquecer de si mesmo para ajudar quem precisa. Algo tão simples como telefonar ou enviar um postal a desejar feliz aniversário, pode ser feito por qualquer um, a qualquer hora. A solidão é um sentimento que nos empurra para um abismo fundo e escuro, e o que mais desejamos é ter alguém estique a sua mão e nos ajude a ver, de novo, o nascer do sol. 
Convido-vos a pensar em alguém que esteja só (amigo, familiar) e a fazer algo por essa pessoa - nem que seja um simples telefonema. Acreditem que o que alguém que vive na solidão mais deseja é saber que alguém se lembra dela e se preocupa com ela. Um simples gesto pode iluminar o dia de uma pessoa.

6 comentários:

  1. Acho que a "solidão" é um tema tabú na sociedade em que vivemos. Todos fogem dela, mas ela é a que nos permite crescer - quando bem vivida, claro. Apreciar a solidão não é a mesma coisa de recusar a companhia dos outros. Por vezes, é bom estarmos connosco mesmos. Quem aprecia REALMENTE estar com os outros, em primeiro lugar aprecia estar consigo mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há momentos para estar sozinhos mas não acho que isso seja solidão; acho que nestes casos nunca ficamos com um sentimento mau de solidão.. nós é que nos afastamos para pensar, para ter paz para ponderar sobre as nossas coisas mas não é um abismo no qual não conseguimos sair.
      O problema é aquela solidão forçada.. aquela solidão resultado de perdas ou quedas e de ninguém nos esticar a mão para nos trazer de voltar. Aquela solidão em que gritas e ninguém ouve. Essa é uma solidão que vai doer sempre, mesmo que se tenha aprendido a viver consigo mesmo. :)

      Eliminar
  2. Sinto isso bastantes vezes. Querer um pouco de convívio, sair, falar com alguém e não há. São momentos que me remeto ao meu cantinho, o que me deixa um bocado deprimida... Vendo as coisas ao contrário, tento sempre fazer feliz as pessoas de quem eu gosto.
    A solidão é mesmo um sinal dos tempos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas andam mais "indisponíveis" para os outros. Pedem que as ouçam mas não têm tempo para ouvir. É realmente um sinal dos tempos.. o egoísmo e a falta de amor a quem nos rodeia. São tempos em que em vez de se agir e fazer o que é preciso, pergunta-se se é preciso alguma coisa e "reza-se" para que digam que não é preciso nada ^_^.

      A nossa solidão acaba por ser combatida quando ajudamos os outros.. digo eu ^^

      Eliminar
    2. Concordo com o que dizes de as pessoas estarem mais indisponiveis para os outros e que não queiram ouvir lamentos e desabafos. Nota-se isso no Shiuuuu. Parece-me que é um ciclo vicioso.
      Combater a solidão ajudando os outros... só se forem desconhecidos. Se alguém está sozinho, nem alguém para ajudar tem.

      Eliminar
  3. Adoro os seus textos, sao de um conforto infindavel.....

    Bem haja pela sua sabedoria que faz ensinar os outros humanos que queiram aprender!.....

    Estamos sempre aprendendo, ate morrer....... Um forte abraco

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.