quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Quando nos estão a ver..


Existe um fenómeno em Física Quântica chamado de Dualidade da Matéria, isto é, a matéria ao nivel atómico comporta-se como onda ou como partícula. 
Como fiz com o texto sobre o Paradoxo do gato de Schrodinger, irei explicar esta dualidade e aplica-lo a todos nós.

Existe uma experiência em física a qual chamamos d'a dupla fenda , isto é, uma placa com duas fendas é colocada entre um alvo e um aparelho que irá 'atirar' as partículas atómicas. Como a explicação usando apenas texto é um pouco complicada, no final do texto coloco um link com um video a explicar esta experiência de uma forma bem simples.
Como disse no inicio, as partículas atómicas podem comportar-se como ondas - imaginem ondas criadas quando atiram uma pedra num lago; ou como partículas - imaginem a pedra que atiraram. Segundo a mecânica quântica, uma partícula quando chega às duas fendas algo fantástico acontece e que é apenas explicado matematicamente:
- ela não passa em nenhuma das fendas;
- ela passa apenas na fenda da direita;
- ela passa apenas na fenda da esquerda;
- ela não passa em nenhuma das fendas; 
E todas estes possibilidades são prováveis de acontecer! Tudo porque a partícula se comportou como uma onda.  
Quando se comporta como partícula, ao passar pela fenda, ela irá atingir o alvo apenas no local directamente à frente da fenda por onde passou. Ou seja, o fenómeno que falei atrás não irá acontecer.
O que tornou este fenómeno mais interessante foi descoberto porque os cientistas queriam ver porque é que isto acontecia - A entidade do observador foi criada. Os cientistas, além do aparato do aparelho + fendas + alvo, incluíram um detector para "ver" o que se passava e descobrir porque é que estas entidades atómicas tanto se comportavam como onda ou como partícula. Devido a isso, algo inesperado aconteceu. 
Em condições normais, a entidade atómica comporta-se como uma onda e cria todos os resultados matemáticos que enumerei na lista acima. O resultado disto é um padrão de difracção no alvo. Quando incluímos um observador algo inesperado acontece. A entidade deixa de se comportar como onda e "escolhe" tornar-se partícula e criar um resultado apenas observado para partículas. O simples acto de observar mudou completamente o comportamento da entidade atómica. Ela deixou de ser a "onda" e passou a comportar-se como uma partícula.. e todas as suas acções mudaram com ela. 


Nós somos basicamente a mesma coisa. Tanto somos umas ondas como somos uma partícula. Quando ninguém está a ver nós somos capazes de fazer coisas que, caso alguém visse, nós não a faríamos. Como seria a nossa vida se tivéssemos em constante monitorização? Se cada passo nosso era observado por alguém? Será que seriamos a mesma pessoa que mostramos ser ao mundo?
As máscaras deixaram de existir. Tudo que é bom e mau em nós está à mostra. Todas as nossas escolhas são observadas e quantificadas por alguém. O que escolhemos?  
Será que escolhemos a direita porque toda a gente escolhe a direita e toda essa gente está de olho em nós para saber o que vamos escolher?
Ou será que escolhemos a esquerda, que seria a escolha normal caso ninguém estivesse a ver mas que agora é mais difícil pois todos estão a ver e vão apontar os seus dedos e fazer troça de nós.

Que escolhas fazemos nós no escuro, sejam elas boas ou más, e que escondemos do mundo? 

Se fazemos algo bom no escuro então o que nos impede de o fazer às claras? Medo de ser gozados? Medo que apontem o dedo e vos chamem de anjinhos ou meninos da mamã? Medo que haja represálias por terem escolhido fazer o que é certo?

E as coisas que fazem de errado mas no escuro.. Acredito que as façam porque elas são erradas e sentem vergonha por as fazer - caso contrário fariam às claras. A solução para isso é tão simples - Parem! 


Nós não podemos ser como as ondas do mar, que vão e vêm com o vento. Sem sentido, sem uma força constante que depende das marés e estas estão dependentes das fases da lua e dos ventos... 
Nós devemos ser mais constantes e coerentes com aquilo que somos. Devemos escolher o que é certo sem medo dos observadores e do que eles vão pensar. - Coragem e determinação - são as palavras que vão determinar o que são - uma onda ou uma partícula.  



Aqui está o video da experiência:


6 comentários:

  1. Sempre que entro aqui, parece que volto ao tempo em que me animava toda para ver o Fringe!! :D

    Bem, começo por te dizer que não sou uma onda nem uma partícula, sou um lepton :) Por isso, como lepton, a tiny tiny one, perdi-me na tradução...

    Daquilo que entendi, suponho que todos, menos ou mais, fazemos o que questionas...

    Xi para ti
    S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se acreditas mas eu nunca vi o Fringe para além do primeiro episódio :P

      Confesso que este texto não me foi fácil escrever. Até pensei usar bonecos para explicar o efeito mas com texto corrido acho que ficou "confuso" :(

      Quanto ao que as pessoas fazem.. acho que muitos ainda têm muitas "máscaras" para o mundo.. ou têm coisas que escondem porque têm medo que os outros vejam.. até o simples acto de ajudar outros alguns escondem dos amigos. Ou, pessoas de Fé evitam falar dela entre os seus amigos por medo de ser gozada.. etc.. Mudamos muito os nossos comportamentos dependendo de quem observa.
      Como mulher deves ver isso melhor que eu - A forma como um homem se comporta em condições "normais" ou quando está com uma namorada (ou pessoa pela qual ele se interesse) ^_^

      Xi para ti também! ^_^

      Eliminar
  2. Que desperdício!!!!

    Não sei se lá ia com bonecos...ainda no outro dia estive na Fnac, em busca de livros sobre fisíca quântica para dummies ( sim, é verdade, tenho de começar a sair mais! :D) e desisti... quanto mais mecânica quântica...

    As pessoas comportam-se consoante a situação. Obviamente existem excepções, mas arriscam-se a serem catalogadas de casos marginais e com pouca adaptação à sociedade. E tu também deves saber que, fazer o bem a alguém não significa necessariamente que devas dizê-lo. É entendido como gabarolice. É o inconsciente colectivo a controlar aquilo que penso. Ainda que eu própria não veja de errado nisso.

    Xi de volta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desperdicio? pff...
      Acho que Quântica for Dummies não deve existir - tens de sair mais xD

      Sim, eu sei que "quando a mão direita dá, a esquerda não deve saber". Mas tirando as situações de gabarolice, existem pessoas que se sentem intimidadas a fazer voluntariado com medo de serem vistas ^_^ (apenas um exemplo).
      Ou do outro lado- pessoas que fumam às escondidas, mesmo em locais públicos, com medo que a familia passe e veja (e faço de pessoas adultas, não de adolescentes).

      Agora o xi fica cá ^_^

      Eliminar
  3. Bom, o exemplo do adulto fumar ás escondidas já o ouvi e vi n de vezes. Não o compreendo de todo, mas as pessoas lá sabem... agora não fazer voluntariado com medo de ser visto?? nunca tinha ouvido falar em tal coisa... parece-me mais uma justificação palerma para não levantarem o "dito cujo" do sofá do que outra coisa :)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi e vi cada coisa :\ enfim! Mas é como dizes, são apenas desculpas para não fazerem nada.

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.