domingo, 2 de junho de 2013

Do Tempo - Um dia diferente com a Natureza



Hoje tenho uma entrada diferente no blog. Ao contrário do que é costume, hoje vou colocar uma amostra do que foi o meu dia ontem (sábado dia 1 de Junho).
Ontem foi um dia diferente porque fui fazer, junto com meu pai e minha irmã, uma actividade ao ar livre - o que já é estranho para um ser caseiro como eu. Esta actividade foi organizada pela empresa onde o meu pai trabalha e estava aberta a toda a família, e consistia num dia dedicado ao convívio, à natureza e, também, a uma visita a uma fábrica de papel. 


A actividade que mais me cativou foi a ligada à natureza. Confesso que de natureza percebo pouco, ou melhor, percebo de física, átomos, moléculas e células mas ao nível de árvores, floresta e como cuidar da natureza eu percebo muito pouco. Devido a essa minha lacuna de conhecimento, eu achei este dia fantástico. Eu fui para esta actividade a pensar que ia plantar uma árvore mas acabei a fazer algo muito diferente que foi eliminar plantas invasoras. 
Muitas vezes pensamos que cuidar da floresta é limpar o lixo e plantar arvores mas isso é apenas uma pequena parte do que realmente é necessário fazer. Existiam pelo menos duas actividades que eram possíveis realizar:
- Cavar à volta de árvores e eliminar ervas junta a elas;
- Limpeza de plantas invasoras;

Note-se a publicidade ao Blog Shiuuuu ! 
Este dia fez-me ponderar muitas coisas sobre a nossa vida. Engraçado como todas as coisas me são possíveis para comparar com a nossa vida. 
Enquanto andava a tratar das plantas invasoras, isto é, a limpar terreno destas plantas invasoras, comecei a comparar com a nossa vida terrena. A razão porque limpamos o terreno é porque as árvores não podem crescer livremente, e de forma saudável, se estas plantas estiverem junto a elas, pois irão roubar os seus nutrientes e até água e, consequentemente, as suas raízes irão enfraquecer e a árvore morrerá. 
Com a nossas vidas é a mesma coisa. Por vezes temos plantas invasoras nas nossas vidas que, por mais apelativas à vista que sejam, elas estão a enfraquecer as raízes do nosso espírito e, ao longo do tempo, iremos ficar bem mais fracos. 



Cortar estas plantas, limpar o terreno, cavar à volta da árvore, são coisas que dão muito trabalho e exigem perseverança e diligência; as plantas invasoras não podem ter o seu caule cortado sem arrancar a raiz pois, caso assim seja, elas voltarão a crescer e, talvez, com ainda mais força. A forma de as eliminar é bem mais cuidada e precisa. É possível arrancar as pequenas com a raiz inteira mas, as maiores, já precisam de um trabalho mais cuidado, onde apenas é retirada a casca do caule (até à raiz) e, desta forma, a planta irá secar e morrer.
Com as nossas vidas é a mesma coisa. Se tentamos eliminar da nossa vida o que nos é mau, essa eliminação terá de ser feita de forma cuidada e com precisão.Por exemplo, nós não podemos cortar com as televisões e computadores para eliminar o nosso ócio; para deixarmos de ser ociosos, a nossa mudança terá de ser bem mais profunda, até à raiz do nosso ser, onde o ócio cresce e floresce. Ocupar o nosso tempo com coisas sãs e com serviço será como retirar a casca a uma planta invasora,.. o ócio irá morrer com o tempo e, no final, não será mais um problema. 
Claro que será sempre preciso continuar a cuidar do jardim pois, estas plantas invasoras, podem sempre voltar a crescer, basta o jardineiro estar mais desatento..



Para acabar, deixo aqui uma foto minha..sempre com estilo e com uma cara sempre muito sorridente!



2 comentários:

  1. Ehh pah temos fotografo por estes lados ;)
    Quanto ao que dizes, é uma boa analogia sim!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fotografo, eu? hahahh, nah! Nota-se na qualidade das fotos xD

      Bom ver-te por aqui! Obrigado ;)

      Beijinho.

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.