quarta-feira, 17 de abril de 2013

Da Alma - A Verdade liberta-nos


Muitas pessoas negam a religião, em geral, apenas porque sentem que vão perder a sua liberdade, e até identidade, quando aceitarem seguir preceitos e mandamentos de Deus. Muitos olham os mandamentos como correntes que prendem os movimentos e, ao aceitarmos seguir esses mandamentos, nós vamos restringir a nossa liberdade. 
Quão enganados estão estas pessoas. Se há algo que aprendi ao obedecera  cada um dos mandamentos e preceitos de Deus é que esta obediência trás liberdade. 
Para perceber este conceito, convido a observar a imagem que coloquei no inicio. Todos já devem ter brincado com um papagaio de papel, nem que seja à muitos anos, na infância. Ainda se lembram do conceito para o fazer voar? 
Eu vou relembrar alguns pontos. Depois de dar lanço é preciso dar alguma corda para que o papagaio tenha liberdade para começar a voar. Mas, agora, depois de o papagaio estar a voar livremente, vamos imaginar duas situações onde o papagaio nos irá representar, a corda irá representar os mandamentos e o menino a correr representará o nosso Pai Celestial:
- 1º caso - Os defensores liberais que dizem que tudo deve ser permitido defendem que os mandamentos são desnecessários, que restringem os nossos movimentos e que nos impedem de voas mais alto. Então, vamos cortar a corda do papagaio. O que vai acontecer é que o papagaio irá continuar a voar por mais alguns momentos mas, a partir de certo ponto, irá começar a se descontrolar e eventualmente irá cair ou se perder devido à corrente do vento, podendo perder de vista o seu ponto de partida. 
- 2º caso - Algumas pessoas acrescentam mandamentos aos que já existem, isto é, acrescentam coisas à Palavra de Deus. Isto pode ser ilustrado de uma forma simples. Imaginem o mesmo papagaio mas onde o menino não dá mais corda, aliás, ele prende o papagaio na mesma posição e não o deixar voar livremente. O que irá acontecer é que o papagaio irá cair pois não lhe foi possível fluir com o vento e a sua sustentação simplesmente dissipou-se com o passar do tempo.

Estes dois casos são muito vulgares e, como em tudo, a virtude está no meio. O que o Evangelho ensina é que devemos obedecer aos mandamentos, não aos mandamentos de homens mas aos mandamentos de Deus. Eles podem ser encontrados nas Sagradas Escrituras (Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convénios.etc..) e podem ser verificados de duas formas muito simples: Pela simples oração e jejum, perguntando a Deus se é verdade o que se leu e fazendo esta pergunta com real intenção de obedecer; ou observando os frutos de quem obedece, isto é, as bênçãos que se recebe ao se obedecer.

Os mandamentos e convénios que fazemos com Deus são como a corda do papagaio de papel que, apesar de à primeira vista parecer que restringe os nossos movimentos é, no entanto, graças a esta simples corda que a nossa sustentação é possível e, à medida que a nossa estabilidade for ficando mais consolidada nos vai ser possível receber mais corda e voar mais alto, ou seja, receber mais conhecimento e crescer. 

Jesus disse que E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32) 
Quando conhecemos o Evangelho ficamos a conhecer a Verdade e o nosso caminho para a liberdade, finalmente, começa. 
Mandamentos como a Palavra de Sabedoria , que ensina que fumar. beber álcool  drogas, vida ociosa, vícios  etc.. são maus para nós, já existe à muito tempo. Apesar de meio mundo gostar de fazer estas coisas, elas são más para nós e, acima de tudo, existe um mandamento a dizer que não as devemos fazer. Quando obedecemos a este mandamento nós estamos livres do vicio, da vida ociosa, ou seja, temos uma vida bem mais saudável. 
Mandamentos como a Castidade parece que limitam uma relação amorosa, no entanto, a obediência a este mandamento liberta a relação para algo bem maior como a possibilidade de dar a conhecer sem a ideia de que a relação sexual é a prioridade. Esta lei também dá a liberdade da confiança. Quando duas pessoas seguem esta lei sagrada, não existe espaço para infidelidade pois os dois corações se tornam em um. 

Testifico que desde que comecei a obedecer a cada um dos mandamentos eu nunca voei tão alto. O Evangelho liberta-nos e nos torna acima do mundo, pois não estamos presos às modas e às vontades do mundo. Não preciso beber para me divertir com os amigos, não preciso fumar drogas para libertar a minha mente, não preciso de tabaco para me acalmar ou café para ter  mente activa. Nunca me senti tão livre, com real controlo da minha vida e com a verdadeira noção e livre arbítrio. 

A Verdade liberta-nos..


6 comentários:

  1. Bom artigo. Aqui vai mais uma escritura para contribuir para o tópico: 1º Coríntios 6:12 - "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Nem me lembrei dessa de corintios, Obrigado ^_^ !

      Eliminar
  2. Miguel..quero dizer João ;P
    Muito bom este post, é isso mesmo!
    Gostei muito e concordo plenamente com tudo!!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já é a segunda vez hoje! :P
      Muito obrigado ;) bom saber que gostaste :)

      Eliminar

  3. João ... :D Boa essa liberdade ;) Gosto da última frase do último parágrafo, bom saber-te assim :)
    Não tenho dito nada, mas está tudo bem comigo. A falta de palavras não tem, desta vez, significado negativo ;)
    Beijinhos.
    Não tarda nada começo a discutir contigo as várias formas de alcançar o tipo de liberdade de que falas - ou não... Talvez não vá implicar contigo ;) Basta saber que ganhas e tens espaço interior para voar ...
    Beijinhos
    AA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ver que está tudo bem contigo! :) Realmente já vai algum tempo que não falamos!

      Fico à espera das tuas "réplicas" e da boa conversa que virá sobre este tema, e outros xD

      Beijinhos

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.