sábado, 19 de janeiro de 2013

Do Tempo XVII - Inicio de um novo ciclo.


A 11 de Dezembro escrevi o texto Da Hora das Decisões, onde falava das dificuldades de um final de ciclo, da incerteza das escolhas. A minha tese foi defendida no dia 20 de Dezembro e aí terminou o meu ciclo. Engraçada a coincidência com o começo do ciclo mainstream que era no dia 21 de Dezembro. Agora, já em Janeiro, e depois de realizar algumas correcções necessárias à tese, ter uma conversa de agradecimento com os meus professores  que me acompanharam nestes últimos anos, chego ao impasse que muitos estão a passar ou já passaram que é: E agora? O que vou fazer? 

Por muito que adorasse ficar por terras lusitanas eu sei que essa é uma opção muito complicada, principalmente quando a FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) anda a cortar - a 30% - nos financiamentos a projectos científicos e, consequentemente, nas bolsas de investigação. O meu desejo, quanto à carreira, é o de seguir um caminho académico, ou seja, fazer investigação e, caso seja possível  um dia vir a dar aulas. Como chegar até esse patamar implicar passar por um Doutoramento, é nesse sentido que a minha busca anda centralizada. 
A imagem que coloquei hoje é uma fotografia da cidade de Munique - Alemanha. Escolhi essa imagem para marcar este inicio de ciclo porque é exactamente para Munique, mais especificamente para a QBM (Quantitative Biosciences Munich), que irei enviar a minha primeira candidatura. Já está completamente preenchida, com cartas de motivação, historial académico e cientifico, e estou à distancia de um clique de a submeter. Realizar um doutoramento no estrangeiro é algo que valoriza - muito - o currículo de um investigador, tanto ao nível do conhecimento técnico e linguístico mas, também, quanto ao facto de conhecer e criar laços com investigadores e grupos de investigação que podem ajudar bastante em projectos futuros. 
No entanto, como falei em textos anteriores, sair do meu país não é algo fácil para mim. Além do facto de ser uma pessoa dita caseira eu ainda tenho a sensação que é aqui que irei construir o meu maior sonho.

Munique não é uma certeza, aliás, não passa de uma aplicação e poderá não dar em nada (dada a concorrência ser relativamente elevada) mas colocou-me as coisas numa perspectiva diferente, que eu já tinha mas que se tornou uma realidade agora - a perspectiva de uma vida além fronteiras. Esta aplicação será, possivelmente, uma de muitas que irei fazer mas a possibilidade de sair de Portugal é cada vez mais elevada. Não porque queira fugir da crise, porque ela está em todo lado, mas porque um caminho académico por terras lusitanas não será algo fácil de percorrer, pelo menos quanto ao doutoramento. Mas uma coisa tenho a certeza, se eu for realizar o doutoramento para fora, Portugal será sempre a minha meta de retorno. Portugal precisa de cabeças para evoluir e eu prefiro usar o meu conhecimento para ajudar Portugal a crescer cientificamente do que a criar riqueza pessoal lá fora. Aliás, riqueza nunca foi o meu objectivo (basta escolher ser cientista para se perceber que rico não serei facilmente :P), mas o meu objectivo sempre foi, e será, poder sustentar uma família e ganhar cada vez mais conhecimento.


3 comentários:

  1. Quando nada nos prende aqui não se perde nada em ir-se para outras paragens...

    ResponderEliminar
  2. Gostava tanto de ter essa coragem!
    Muito boa sorte :D Quem te aceitar vai ter muita sorte :) Aposto que vai ser uum daqueles investigadores que serão lembrados daqui a muitos anos :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria que tenho coragem ^_^; caso seja aceite e vá para lá a mudança não será muito fácil para mim :) Mas acho que é um daqueles casos de "se tiver de ser..." e, como disse no texto citado acima, não tenho uma grande âncora a prender-me cá e isso facilita um pouco.. mas a ideia de fazer novas amizades, recomeçar quase do zero, não é algo que me desperte muita curiosidade :P

      Vamos ver! xD
      Seria engraçado ter o meu nome numa equação qualquer ou numa descoberta importante.. apenas para ter algo diferente para pendurar na parede :P

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.