domingo, 27 de janeiro de 2013

Da Alma XXVII: Dos Ânimos e Desânimos


Todos temos dias melhores do que outro; dias em que estamos mais alegres e outros em que estamos mais tristes, ou desanimados. Desde o inicio do ano que tenho percebido que o meu ânimo se tem tornado cada vez mais em desânimo. As razões para isto acontecer poderão ser muitas mas o problema prende-se com o facto de, quando penso no assunto, nunca sei o que realmente se passa para justificar este desânimo que a cada dia se torna pior. 
Posso dizer que é por ter acabado uma Tese e agora sinto um vazio; ou porque vivo na incerteza do trabalho futuro ou na própria localização desse trabalho; pelo facto de falar de Amor e apenas o ver ao longe; por ver pouco progresso no meu chamado... enfim, posso encontrar possíveis razões em muito lado mas nenhuma delas tem uma solução imediata ou que apenas dependa de mim.  
Normalmente o que as pessoas fazem, e aconselham a fazer (incluindo eu) é ocupar nosso tempo, pensar em outras coisas, fazer algo que se goste.. Isto é o que se deve realmente fazer nestas situações de desânimo.. problema é que não está a resultar muito bem. Perdi o gosto pelo piano, tenho-o tapado ao lado da cama e não lhe toco desde o inicio do ano.. Tenho livros para ler e coisas para estudar mas não encontro uma ponta de vontade para começar (eu sempre gostei destas coisas e não é uma obrigação), ou seja, parece que - do nada - tudo me foi retirado... sinto que estou naquele estado em que não conseguimos saborear nada porque estamos constipados e a nossa mãe prepara a nossa comida favorita.. sabemos que gostamos mas não nos sabe a nada.. 

Para agravar a minha estupidez, eu sei o que devo fazer para melhorar, até sei que podia ler, orar, jejuar, conversar, para melhorar a minha situação mas, como falei, o que agrava a minha estupidez é o facto de sempre ter tido as respostas para tudo mas nunca as escrevi ou coloquei em prática - como quem sabe a resposta de um exame mas deixa-a em branco. Eu, de certa forma, sabia que este momento estava a chegar.. desde o meio do trabalho da minha tese que comecei a notar "sinais" mas eu tinha que a acabar, tinha que seguir em frente - eu tinha um propósito... agora não.. não o vejo, não sei qual é, não sei o que Querem de mim. Como não há nada (diário) que me faça seguir em frente então todo o resto desaba. 

Depois destes dois parágrafos reparei que este parece um texto mainstream onde o povo se queixa de tudo, deprime com todas as coisas. Confesso que queria apagar este momento "deprimente" do blog mas acho que deve ficar, como mais um pedaço da minha história. 
Como se costuma dizer, é preciso sentir o fundo para se criar impulso para subir de novo e, ao escrever estas coisas, percebo o que tenho de fazer para mudar este rumo que para bons caminhos não leva de certeza. Por isso, com um texto que começa com desânimo eu acabo com um novo ânimo, nova atitude; atitude que irei lutar para que se mantenha, independentemente das quedas que venha a ter nestes primeiros passos. Atitude para ser a resposta para muitos problemas..  :)

4 comentários:

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.