quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Da Alma XXVI - A Pepa, a crise e a hipocrisia das pessoas


Nestes últimos dias vim a saber de uma história que me deixou chocado - o caso da Pepa e da sua mala. Só soube do caso quando apareceu no telejornal (ando distraído quanto a coisas irrelevantes) e fiquei chocado com o ruído criado à volta do que a moça disse. Vi o video dela e não encontrei nada de mal. Sim, ela falou de uma tal mala que é bastante cara mas a ideia não era pedir desejos? Mal a Samsung colocou o video, onde eles pedem 12/13 desejos e a Pepa lá os vai dizendo - note-se que ela teve de dizer 12 desejos e a Samsung escolheu especificamente aqueles - o desejo da mala, a meu ver, parece-me legitimo. 
Mas vieram logo os indignados, aqueles que pouco têm que fazer além de criticar e falar mal da moça, que pelos vistos até faz um bom trabalho no mundo da moda, dizendo que ela é isto e aquilo e que não deveria ter dito aquilo porque - wait for it - "o país vive em crise".
É verdade, o país vive em crise. Agora expliquem-me qual é a relação entre uma mala e a crise do país? Ahhh, existem pessoas que vivem em dificuldades. Pois há, muitos até, mas ainda não vejo a relação disso com um desejo especifico dela. Seria melhor que ela fosse como os outros hipócritas  que nem paz em sua casa conseguem manter (basta ver a guerra que fazem com esta moça) e pedir "paz no mundo" como desejo?, Ou ser como os hipócritas que nem uma esmola dão a um pobre, ou nem ajudam quem necessita e pedir "que os famintos tenham comida e que haja condições para todos" ?
Ela usou UM, dos doze desejos, num sentido mais materialista (até ela própria o diz) como todos, no fundo, também o fazemos. Ela pediu uma mala outros pedem um carro xpto, ou um telemóvel de ultima geração ou até uma casa com vista para a lua, etc....

O que me choca, além da ignorância desta multidão que nada mais tem para fazer, é o facto de ter sido noticia num telejornal e o facto de a jornalista ter sido bastante parcial na sua entrevista. A gota d'água, a meu ver, foi quando a jornalista pede para ela, agora em directo, fazer um desejo mais "a sério e de acordo com o estado do país", ou seja, um desejo para ficar bonito na televisão. Acho isso gozar com a cara do povo, que tem o nome de populismo - dizer o que o povo quer ouvir.

Acho engraçada esta hipocrisia das pessoas. Adoram atirar pedras e nem olham para onde elas caiem. Como se pode ver na foto acima, quando se aponta um dedo temos três apontados para nós e esse facto deveria começar a acordar algumas mentes "mais iluminadas" que ainda passam bastante tempo a apontar dedos.

Se querem fazer alguma coisa pela crise não é com Likes nos facebooks, ou com arremessos de pedras contra moças como a Pepa (entre outros) mas é saindo à rua, não para fazer barulho e destruir propriedade alheia (e publica) mas para ajudar quem precisa - dar de comer a quem precisa, dar esmola, fazer voluntariado, doar o que não precisa, ensinar a fazer orçamentos familiares e a gerir o dinheiro, ensinar a procurar emprego, ensinar algo de novo como agricultura, costura, entre outros ofícios  etc...  Tantas formas de ajudar quem precisa. A vida não está fácil para ninguém e uns sofrem mais do que outros e, aqueles que podem, devem dar o seu melhor para ajudar aqueles que não podem. E nem todas as ajudas são dispendiosas, ou têm de custar dinheiro; há muitas formas de ajudar sem sequer tirar dinheiro da carteira. 

Devemos deixar de lado esses sentimentos de rancor, ódio e essa vontade de atirar pedras e apontar dedos mas devemos disciplinar nosso coração para apenas ter caridade e Amor. Apenas assim seremos capazes de olhar o mundo lá fora e, em vez de apontar dedos e falar mal de políticos, moças da moda e afins, iremos gastar o nosso precioso tempo a ajudar quem realmente precisa. As verdadeiras Revoluções começam nos corações das pessoas. 
   
  

5 comentários:

  1. Sabes João, eu acho que foi isto tudo numa salgalhada:

    O tomzinho de voz de menina mimada + ser blogger de moda + A voz anasalada + Ser menina riquinha + falar numa mala que custa 3000€.

    Também não acho que o desejo tenha alguma coisa de mal, coitada. Eu não tenho desejos tão... materialistas mas também queria fazer uma viagem, por exemplo. Eu nunca daria 3000 euros por uma mala, mas também há quem não dê dinheiro para visitar museus ou pra visitar monumentos.
    Confesso que tenho uma certa comichão por blogger de moda, mas a realidade é que há moças que têm muito jeito. Mas são poucas. Se a Pepa era uma delas não sei, mas lá que não achei piada ao blog não achei XD

    O que me deixa parva é como as coisas se espalham (porque muita gente nem deve ter visto o video todo e focou-se naquele desejo!), é como tudo é motivo para criticar e o que me deixou mais parvinha foi virarem-se contra a samsung e eles terem retirado os videos. Foi uma campanha, deal with it. Pode nem sempre correr bem, mas a samsung está a fazer o seu trabalho! Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela não é rica, pelo que sei claro. Acho que pertence à classe média e passa pelas dificuldades que todos passam. Quanto à moda, sempre a achei como algo até terciário mas muitos se interessam por isso e um blog não passa apenas disso - um blog.
      Dentro do assunto do blog da moda parece que é um blog muito bom, pelo menos foi o que me disseram, quem percebe do assunto. No que toca a mim, moda nunca foi interessante :P

      Mas, como disseste, o que achei parvo e até me chocou foi a forma como as pessoas lidaram com isso. Foi um julgamento em praça publica onde as pessoas descarregaram as suas frustrações numa moça que apenas tem uma voz anasalada e um blog de moda ^_^. Muitos dos que criticaram até o devem ter feito a partir do seu Ipad ou telefone de ultima geração :)
      A Samsung fez o seu trabalho de marketing e acho muito mau ter sido também penalizada. Mas mais penalizada foi a Pépa, pois bem sabemos como é o povinho ^_^. Enquanto não esqueceram não a deixam em paz.

      Eliminar
    2. Moda também me interessa nada, até porque as bloggers seguem todas a tendência (por exemplo, aqueles sapatos horriveis e gigantes que faz os cascos de cavalos parecerem sapats de cinderela) e eu não sou assim.
      Mas enfim, as pessoas sao assim. Descarregam nos outros. E pronto, mais uma prova da estupidez que aquilo foi: Toda a gente me disse que a moça era rica. Se não é, até inventaram.

      Eliminar
  2. Acho que tens razão. A rapariga é mesmo assim, gostava de ter uma mala daquelas, espero que consiga, se era uma coisa que ela gostava assim tanto. Há gente que nunca conseguirá ter uma, há gente que pede muito muito menos mas a rapariga até foi honesta na resposta. Perguntaram-lhe e ela respondeu, pois claro.

    Se é o tipo de pessoa que eu gostaria de conhecer depois de ver a entrevista? não sei, não digo que não porque lá por ser do mundo da moda (o que já em si tem a ver com materialismo se estivermos a falar de high-fashion ou couture) não quer dizer que seja uma pessoa vazia e sem interesse por muito que aparentemente possa parecer. Prefiro não a julgar, afinal somos todos de barro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A moça pareceu que tinha a cabeça no lugar e, como todos nós, lá tinha os seus desejos mais "luxuosos". Basta perguntar a uma pessoa o que ela faria se ganhasse o euromilhoes (ou totoloto ou simplesmente fosse rico) e os desejos seriam iguais.. até a dita mala compravam ^_^

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.