domingo, 24 de junho de 2012

Das Virtudes VIII - A Atitude

Pensava eu sobre coisas para escrever e lembrei-me da atitude. Seja a nossa atitude no dia a dia seja perante problemas. 

Gostava de focar mais na nossa Atitude face aos problemas, a provações. Acredito que é a nossa atitude perante um problema, que irá ditar se o iremos ultrapassar com relativa facilidade ou iremos ficar no caminho. Podemos ter todo o conhecimento - teórico - para ultrapassar um problema mas se a nossa atitude for a mais incorrecta então esse conhecimento não irá nos salvar.

Ouve-se muito as pessoas dizerem, mal aconteça um problema, coisas do género - "porquê só a mim" , "coitado de mim que sofro tanto" ou pior "porquê a mim e não a eles que têm tudo". Esta é a pior atitude que podemos ter. Por pior que seja a dificuldade que estejamos a passar, se temos uma atitude de coitadinhos então já estamos a falhar. Claro que isto não é novidade para ninguém que esteja a ler isto mas pensem bem, numa altura em que estivessem numa situação complicada, estes pensamentos não vieram à vossa mente? Não se perderam em depressões criadas por este tipo de pensamento?

Já passei por algumas situações muito difíceis e tenho noção que há situações bem piores. Já vi, e conheço, pessoas que passam por situações muito complicadas na vida, mas também conheço outras que desistem de tudo. Também já fui assim. Já fui um pouco coitadinho e já andei com depressões devido a isso mas depois comecei a reparar que isso não me iria levar a lado nenhum. Vi que usava desculpas como "não tenho forças" mas, no fundo, eu não queria era fazer nada, desistia à primeira tentativa, ao primeiro tropeço. Aprendi que só caindo muitas vezes é que irei aprender a me equilibrar ao andar. Aprendi que só sendo optimista, não desistindo, tento muita esperança e dando 110% de mim é que iria ultrapassar as dificuldades, seja as mais simples seja as mais complexas. 
Quando vejo problemas graves lembro-me de exemplos como uma vez li, onde uma pessoa perdeu as pernas em um acidente mas, em vez de continuar deprimido pois não podia trabalhar mais no que gostava, decidiu seguir em frente e fazer algo de bom. Quantas vezes não nos cortam as pernas e nós ficamos simplesmente no chão a chorar em vez de levantar e fazer algo para mudar nossa situação? De novo um exemplo meu. Como podia eu andar deprimido por não ter amigos quando a maior parte do meu tempo eu perdia em meu mundo? Como posso eu desejar uma companheira se eu não me dou a conhecer? Como posso tirar vinte numa Tese se eu não trabalho para ela? Como posso eu arranjar um emprego se eu não mando currículos? Isto são apenas algumas coisas que passei e poderei vir a passar. 

Se queremos as coisas temos de Trabalhar por elas. Se queremos forças devemos desejar ter forças e usar do que temos para começar. Uma viagem de muitas milhas tem de começar com o primeiro passo (Lao Tzu).  Este primeiro passo, a atitude com que o realizamos, irá ditar a forma como vamos realizar a viagem. Se começamos da melhor forma então as coisas serão tão mais fáceis. Tenham Esperança, mesmo que a vossa situação seja muito complicada. Confiem nas capacidades que têm, confiem em vossos amigos e familiares, confiem na vossa força, pois vocês têm força. Confiem em Deus, que vos irá ajudar sempre que o pedirem. Usem da atitude correcta e os fardos se tornarão bem mais leves. Sejam Felizes.

3 comentários:

  1. Gostei da tua atitude neste texto !
    Gostei e concordo com quase tudo, mas
    todos temos fases de desistir e fases em que
    dizemos , não eu tenho de batalhar , senão
    serei sempre um "coitadinho".
    Se não existisse a fase do desistir , do porquê
    a mim? Não saberíamos valorizar o que temos.

    Beijinho:))
    Sê feliz também...

    ResponderEliminar
  2. Valente :)

    Gente valente venha daí!



    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Mas olha que esta palavra, a "Atitude", já vai sendo banalizada.
    Que nos fiquemos pela palavra original que tem muito a ver com garra e determinação.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.