sexta-feira, 8 de junho de 2012

Da Alma VII - A Temperança


Hoje estava a pensar em outro texto para escrever mas este tema acabou por ganhar prioridade em minha mente por isso decidi escrever sobre ela.. a Temperança.

Desde que me lembro que sempre fui uma pessoa "temperamental", sempre muito ansioso, minhas mãos sempre a tremer. Já tive alguns ataques de pânico. Até já fiquei tão nervoso que gritei e esmurrei uma parede. Não me orgulho destas coisas, muito pelo contrário, aprendi a controlar. Não falo em um controlo semelhante a repressão, porque reprimir iria significar que um dia iria rebentar. Falo num controlo mais bem feito, que vem de dentro. 
Também já fui uma pessoa que cedia às paixões. Que me deixava ir pelo o que o meu corpo mandava. Tudo sempre com a racionalidade de que é biológico é normal, que é algo que a psicologia e a biologia, ou seja, o que a ciência do mundo diz. Não os culpo, não sabem mais, pois vêem o ser humano como um simples animal que calhou ser mais inteligente que os outros.  
Meus amigos, hoje em dia eu sinto-me ofendido quando me dizem é normal, não deves controlar, não podes controlar o teu corpo, as hormonas são normais, a biologia é normal, o mundo é assim... e por aí fora...
Eu sou mais do que um saco de químicos, sou mais do que um conjunto de reacções quimicas e transferências de energia eléctrica, através de nossos nervos. Sou mais do que um animal que nasce, come, sobrevive e morre. Sou um ser divino, eu sou um Filho de Deus. Somos todos Filhos de Deus e não apenas animais. Eles, os animais, também são criação de nosso Pai mas nós fomos criados à Sua Divina Imagem, nós somos como Ele é, somos seus Filhos, Somos a Sua Geração.

É algo difícil de compreender para as mentes que acreditam que somos obra do acaso, que somos uma aberração da natureza, que fomos alvo de uma anomalia estatística que nos permitiu ser mais inteligentes do que o resto do reino animal e ficar no topo da cadeia alimentar (mas será que realmente estamos no topo?).
Sinto-me insultado quando me comparam a um simples animal, um macaco por exemplo, e dizem que nós, humanos, somos diferentes deles apenas por uma questão evolutiva e que acabamos mais inteligentes. 
O facto de negarmos a nossa divina criação nós deixamos para trás todo o nosso potencial. Temos a capacidade de ser tão mais do que simples animais, sujeitos a instintos e ás variações hormonais. 

Mas porque digo eu estas coisas? Porque falo eu da nossa Criação e do facto de sermos Filhos de um Ser Celestial? 

Meus amigos, meus irmãos, digo-vos isto porque quero falar da Temperança. Quero dizer que devemos, e somos capazes, de circunscrever as nossas paixões, nossos temperamentos, nossos instintos, dentro de um circulo de virtude, de autocontrole. 
Podemos controlar o nosso corpo, todos os nossos impulsos podem ser controlados, seja um impulso sexual seja um impulso temperamental (ira e raiva). Quando estamos a ser atacados e colocados na defensiva, aprendemos que nos devemos controlar, para não magoar ninguém. Alguns ainda o conseguem, eu aprendi a controlar.. agora nem que a minha Tese rebente eu não fico irado..já rebentou e apenas me ri. Ao olhar para trás sinto-me orgulhoso do meu progresso, não um mau orgulho mas aquele orgulho que nos deixa feliz e com vontade de ser melhor ainda. Mas, temos aqueles impulsos que dizemos que já são normais porque nos dão prazer, mesmo que seja apenas no momento. Esses já são normais mas, também, não passam de instintos que podem e devem ser controlados (não eliminados, mas controlados). 

Devemos, também, ser Pacientes. Tão difícil ser paciente nos dias de hoje. Tudo nos atinge, tudo nos irrita. Tudo tem de ser feito para ontem, tudo tem de ser rápido e à nossa maneira. Quando Amamos temos de ser Amados da mesma forma e, quando há problemas, a culpa é sempre do outro. Não temos paciência para ouvir, não temos paciência para falar do que tem de ser falado. Não temos paciência para nada. 
Relações são destruídas pela falta de paciência. Trabalhos arruinados porque não fomos pacientes. Amizades destruídas porque nos irámos numa discussão. Oportunidades perdidas porque não soubemos esperar. 
Devemos ser Pacientes e devemos trabalhar para a melhorar. Não sou a pessoa mais paciente do mundo, a minha mãe que o diga pois já me aturou muito em tempos difíceis. Mas ela pode testificar que eu melhorei muito e eu digo-vos que melhorei porque decidi Melhorar. Tomei coragem e decidi ir contra o que o mundo ensina. Eu não sou um animal que vive por instintos, ou que escolhe os instintos que são mais prazerosos (bater em alguém também dá prazer..nunca o fiz mas está documentado). Decidi circunscrever as minhas paixões, os meus instintos, o meu temperamento. Sou um Filho de Deus e vocês também o são. Acreditem nisso, pois é a Verdade, e vivam de acordo com esse conhecimento.

Não tenham medo de ficar sozinhos e defender vossos princípios e a vossa virtude, pois nunca estarão sozinhos. 




4 comentários:

  1. Belo texto mas sabes que eu teria muitas questões
    a colocar:;)
    Ninguém quer ficar sozinho, está provado que
    a solidão mata aos poucos.
    Mas tu falas com conhecimento de causa eu sou
    uma leiga, sou opiniões contraditórias!!
    Gostaria de poder acreditar que privando me de certas "coisas" seria mais feliz, mas a realidade
    é outra:)
    Parabéns pelo texto e espero que a mensagem
    vá passando....
    Beijinho;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Como falei, não se elimina as coisas, apenas se controla. É um conceito pouco usado hoje em dia, e controlo não quer dizer reprimir :)

      Quando falo em "não ter medo de estar sozinho", não falo em sozinho no mundo mas sozinho quando defendemos, entre amigos ou familiares, os nossos valores e as coisas em que acreditamos. Muitas vezes fazemos coisas que vão contra nossos princípios por medo de ser gozados ou colocados de parte. Devemos perder esse medo

      Beijinho :)

      Eliminar
  2. Obrigada...
    Partilho de cada ideia que escreveste, João.
    Gostaria de estar hoje a iniciar o meu namoro com o Bruno e ter o conhecimento de que disponho hoje. não sei por que razão, mas não foi assim e portanto, andámos "perdidos" muito tempo por caminhos estranhos, difíceis e até mesmo sinistros! investigámos, perguntámos, integrámos grupos com práticas que nos pareciam ser aproximadas daquilo que seria o verdadeiro, no entanto, nunca confortável na prática ou partilha. e aqui quero salientar o facto mais relevante da nossa fé: a naturalidade com que a podemos exercer, ainda que a ciência das naturezas a rejeite, é assim mesmo que a sinto: NATURAL!
    Obrigada pelo teu testemunho, uma vez mais. Parabéns pela tua evolução e acredita que partilho de desafios idênticos aos teus diariamente.
    este é o testemunho que te deixo em nome do nosso amado Jesus Cristo, amén.

    ResponderEliminar
  3. Não poderia concordar mais, aliás tu sabes disso ;D
    Recalcar não é controlar: é negar, é fingir que não existe. Isso é errado, é esconder debaixo do tapete.
    Uma pessoa que se controla tem noção do que controla. Está perante uma situação, perante os seus estímulos e suas correspondentes reacções a esses estímulos. Mas ESCOLHE não ceder a esses estímulos. A isto chama-se LIBERDADE! Eu tenho liberdade de escolha! Ou cedo, ou não cedo.
    O problema é que as pessoas confundem liberdade com a cedência sistemática e sem qualquer controlo a estímulos, sobretudo se forem agradáveis. Acreditem que é uma prisão. Tanto assim é, que à falta deles, já começamos a entrar em parafuso!

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.