domingo, 10 de junho de 2012

Da Religião VIII - O Caminho


Este texto talvez seja o mais sensível de todos os textos que poderei um dia vir a escrever. Irei escrever sobre o Caminho de volta a nosso Pai. É um tema sensível porque vivemos em um mundo cheio de confusão, cheio de filosofias. Um mundo onde todos dizem "venham aqui, este é o caminho". Muitos se perdem nesta confusão do mundo. Muitos escolhem o caminho que lhes é mais conveniente, o caminho com menos sacrifícios até. Outros escolhem o caminho que os faça sentirem-se melhor com eles próprios. Outros escolhem um caminho porque, na altura, não sabem mais.

Uma coisa que fui observando é que muitas pessoas fazem as suas escolhas consoante as tradições familiares, o receio pelas opiniões dos amigos ou,até, a rejeição destes. Outros rejeitam caminhos devido à parte mais imperfeita de uma coisa sagrada, que é o Homem. Outros confundem a instituição com a Fé. 
Existem muitas crenças no mundo. Diria que, hoje me dia, seria possível ter uma crença por cada pessoa. Muitas dizem que a definição de 'deus' é muito pessoal, outras dizem que não há deus mas sim uma espécie de entidade energética, outros dizem que Ele simplesmente não existe. Não me levem a mal, eu aceito todas as crenças e todas as formas de adoração. Não estou aqui para julgar nem para recriminar ninguém. Acredito que todos os Homens são livres para expressar as suas crenças da forma como bem entenderem, sejam elas certas ou erradas. O livre-arbítrio é um presente Divino e quem sou eu para o retirar a alguém. Todos temos direito a escolha. Ninguém nos pode retirar esse direito, nem mesmo o nosso Pai Eterno, pois Ele também tem de obedecer à Sua própria Palavra e Lei.

Como sempre disse neste Blog,o que escrevo é uma expressão das coisas que eu Sei, das coisas que Acredito, da minha Fé. Vocês podem concordar comigo ou não, a escolha é vossa.

Como disse, desejo falar sobre o Caminho de volta ao Pai Eterno. 
Uma coisa é certa, O Caminho de volta ao Pai não deve, nem pode, nem será traçado pelo Homem. Algo tão perfeito nunca poderá ser criado por um ser imperfeito. As coisas dos Homens perecem com o tempo. Mudam consoante as filosofias e suas épocas. O que é verdade hoje não será verdade amanhá. Mas podemos ter a certeza que a Verdade de Deus é Verdade hoje, foi Verdade ontem e será Verdade para todo o sempre. É imutável, é só Uma. 
Sim, existe apenas uma Verdade. Existe apenas um Caminho para Deus e esse caminho foi traçado, foi planeado por Ele. Isto não é nenhuma forma de elitismo pois todos têm acesso a este Caminho. Todos podem ter este conhecimento. O Pai não faz acepção de pessoas. Todos são bem-vindos a percorrer este caminho. 

Em Efésios 4:5 Paulo diz "Um só Senhor, uma só fé, um só baptismo" . Acredito que de outra forma não seria nem justo nem perfeito. Como poderia um Pai misericordioso e que deseja o bem de seus Filhos, criar caminhos distintos até Ele, onde o resultado seria confusão entre os Homens? Olhem o mundo e sua história e vejam o que deu haverem milhares de filosofias e religiões distintas. Um Pai não deseja isto para seus Filhos por isso não acredito que Ele fosse criar caminhos distintos para chegar até Ele.

Claro que o entendimento de todos não é igual, claro que uns têm acesso fácil à informação e outros não. Mas todos terão acesso a estas coisas. Um Pai que conhece todas as estrelas dos céus, conhece todas as suas criações, não iria esquecer os seus Filhos que não tiveram conhecimento da Verdade. Todos irão conhecer o Caminho a percorrer e todos terão a hipótese de fazer a sua escolha. Por isso Ele preparou uma Igreja, uma Igreja não é mais do que um instrumento para dar a conhecer a Palavra de Deus, dar a conhecer o Caminho de volta ao Pai, dar a conhecer a sua Lei. Uma Igreja ordena sacerdotes para ensinar e missionários para espalhar a Palavra. A casa do Pai é uma casa de organização. As coisas têm de ser feitas em uma ordem, com autoridade e, sobretudo, com Fé.

O mundo ensina que o caminho de volta ao Pai é um caminho pessoal. É o caminho que nos faz sentir melhor. Isto é falsa doutrina. Claro que o caminho é aquele que nos fará sentir melhor mas existe uma diferença entre aquilo que "parece" e o que realmente é. Existem coisas que, antigamente, me iriam fazer sentir muito bem mas hoje sei que são erradas. Não preciso dar exemplo pois Todos passamos pelas mesmas coisas. Claro que errar faz parte da experiência humana mas não devemos obrigar a errar para "aprender" algo. Errar pode fazer com que uma pessoa aprenda da forma mais dura mas também podemos, simplesmente, ser obedientes à Lei e não fazer o que é errado. Sabemos que uma Tomada dá choque quando colocamos nossas mãos mas temos duas hipóteses, obedecemos à Lei que diz é mau colocar as mãos porque podes ficar ferido ou podemos experimentar, ficar feridos e aprender que a Lei estava certa. As duas formas ensinam que a tomada é uma coisa perigosa mas numa aprendemos apenas isso, na outra aprendemos que ser Obedientes à Lei trás benefícios. Digo isto porquê? Porque ninguém pode viver com o Pai sem ser capaz de Obedecer aos seus mandamentos, sem ser capaz de Viver segundo a Sua Divina Lei. As coisas são para cumprir. Como disse Jesus Cristo a seus Apóstolos, mas servindo para todos:  Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:15) . Como demonstrámos o nosso Amor a nosso Pai? Sendo Obedientes à sua Palavra, mostrando Fé quando cumprimos seus mandamentos, sendo amorosos com nossos Irmãos, Orando e pedindo orientação para saber como percorrer este Caminho até Ele.

Nosso Pai Eterno não fechou os céus. Ele está acessível a Todos, apenas temos de abrir nossos corações a Ele. Sabemos que é apenas através de Jesus Cristo que seremos Salvos e que chegaremos até Ele, a nosso Pai. Isto é real mas todos são livres de acreditarem no que quiserem. Nem mesmo enquanto andava no meio dos Judeus, Jesus Cristo nunca obrigou ninguém a acreditar Nele. Hoje é a mesma coisa. A Igreja criada por Ele, A Igreja de Jesus Cristo, foi restaurada. Isto apenas é mais uma prova do Amor que Ele tem por nós pois não nos deixa sozinhos no meio das confusões do mundo e das suas filosofias. Os céus voltaram-se a abrir, agora apenas têm de abrir os olhos e ver a Luz. Existe algo mais no mundo do que aquilo que as filosofias e as religiões incompletas possam oferecer. Tudo criado pelo Homem, todas as suas teorias, são imperfeitas, por isso era necessária uma Restauração. Aqueles que desejam seguir este Caminho apenas têm de ter Fé e o resto ser-lhe-á dado. Tudo começa com Fé e com desejo de Conhecimento. O caminho não se faz num dia, pode levar uma vida, mas não deixem para amanhã o dia do arrependimento pois nós não sabemos o dia em que iremos prestar contas ao Pai.



7 comentários:

  1. Ainda só li metade e já apetece bater-te! Raios! És teimoso. Mas bem, tens livre arbítrio para considerar as crenças dos outros como "ceras" ou "erradas".

    Abre os olhos!!!!
    (claro que me poderias dizer o mesmo a mim...; o que me faz confusão é saberes tanto e não perceberes algo tão simples...; mas enfim só seu eu a falar...)

    Raios, apetece-me bater-te! Unfff!!

    Beijinhos, João. Fica bem. Sempre. Não te chateies comigo.
    Possivelmente vejo pouco...
    Mas o que eu julgo ver é que não acreditas, não tens confiança na capacidade dos outros em perceber o "seu próprio caminho" - que não tem que ser o teu...
    Mas isto sou só eu a falar, mais uma vez ...
    Cabeçudo pá ;P !!

    Beijinhos, amigos na mesma??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso digo que este tema é sensivel. As pessoas podem acreditar no que quiserem, não vou ser eu que as irá proibir. Mas como eu posso dizer que as acho certas ou erradas, tu dizes que te apetece bater-me, tudo pela mesma razão, porque concordas ou não concordas comigo.
      Temos a liberdade de concordar ou discordar, temos a liberdade de escolher o que quisermos, mas essas escolhas serão boas ou más e umas serão melhores que as outras. Como um exame, as notas vão de 0 a 20. Podes tirar 20 e trabalhar para o 20 como podes chumbar, como podes tirar apenas 15. O 15 não é 20 mas já é positivo. Com o caminho para o Pai será a mesma coisa, entre 0 e 20 haverá quem vá chumbar, haverá quem passe com um 9.5, outros melhores com um 15 e outros com um 19-20. Mas acho que todos devemos apontar para o 20. Acredito que o Caminho que sigo é o caminho para o "20". Oferece muito mais do que qualquer outra religião, crença, filosofia do Homem, alguma vez me conseguiu oferecer e já andei por muitas delas e já estudei muitas, por isso falo com algum conhecimento das outras coisas que o mundo oferece.


      Uma coisa não concordo contigo, eu acredito nas pessoas, por isso sempre irei dizer em meus textos que a escolha será sempre delas. Como já te disse a ti muitas vezes, não sou eu que converto os Corações :)
      Agora não confio é no mundo e nas suas filosofias e crenças vãs. Confio nas pessoas não nas suas criações. Há uma grande diferença entre as duas :)


      Este tema é controverso mas, como disse no texto anterior,perdi o medo de "ficar sozinho" a defender o que acredito. A minha Fé é tão grande que nada criado pelo Homem me irá fazer mudar, porque simplesmente acredito em algo tão perfeito, divino e Eterno.


      Quanto a ficar amigos na mesma,, não sei... chamaste-me cabeçudo!!! :D

      Eliminar
    2. Bom dia :)

      Queres tu dizer que uma (uma única atenção!) igreja foi criada por deus e todas as restantes não?
      Queres dizer que deus não meteu uma maozinha em várias filosofias ou crenças?
      Queres tu dizer que deus não fala com mais ninguém?

      Bem, para resolvermos isto é melhor ir chama-Lo...

      Beijocas

      ps- tive uma ótima professora de matemática no 11º ano. Permitiu-me ser melhor na disciplina. Foi a minha melhor professora! E como esta foi a minha melhor professora eu digo que é a única boa professora! Nehuma das outras é tão boa quanto aquela. Aquela é a Única.

      ...óoohh, isto daqui a pouco descarrila. :)

      Eliminar
    3. Bom dia :)

      Indo pergunta a pergunta:
      - Sim, apenas uma Igreja foi criada por Ele. Tem de ser assim pois, de outra forma, não faria sentido. Ele faz as coisas porque conhece o Homem, conhece o seu Orgulho e suas falhas. Duas coisas 'Verdadeiras' iria gerar mais guerras do que as "falsas" geraram até hoje, tudo porque, algures no tempo, alguém iria dizer que a sua seria mais verdadeira que a outra.

      - O Pai inspirou muitas pessoas. Colombo foi inspirado por Deus quando foi descobrir as Americas; John Wycliffe, Lutero, Tyndale, impulsionaram movimentos que levaram a trduções da bilia para o inglês (era toda em latim), protestaram contra o poder politico da igreja catolica, ou seja, ajudaram a tornar o povo mais livre das correntes das igrejas e doutrinas falsas.
      Muitos outros, inspirados, começaram a abrir caminho para a liberdade religiosa. A preparar o povo, a ensinar o povo sobre a bilbia. Ou como Buda, que ensinou o povo a desprender dos bens materiais e a procurar algo muito maior. Ou Confucio que defendia o bem e a Verdade. Ou Maomé, também um Profeta. Existem muitos mais. E todos eles preparam o caminho para a Restauração - Que irei escrever hoje sobre ela e talvez te responda a mais perguntas.

      - Deus ouve todas as Orações, de TODOS aqueles que orem com Fé e real intensão. Ele não fala apenas para os "membros" d'A Igreja de JEsus Cristo. Antes de eu ser baptizado eu já orava, já recebia respostas, já fazia a minha vida. A série de respostas e obediencia ao que recebia, me levou a este Caminho que agora percorro. Ele não faz acepção de pessoas, disse isto muitas vezes. Os membros da Igreja não sou melhores que aqueles que não são membros, até os próprios membros precisam ouvir isto. Todos temos coisas boas para oferecer e fazer. O que a Igreja possibilita é conhecer a Plenitude do Evangelho e aplicá-lo. E Plenitude inclui desde a Palavra até à Autoridade (que é outro tema que puxa pelo orgulho do homem e não pela razão)


      O que dizer, em tom de brincadeira, em "ir chama-LO" .. podes fazer isso. Pondera em teu coração e pergunta-lhe, com real intensão, se estas coisas não são verdadeiras. Ele irá responder-te.. à Sua maneira e a Seu Tempo. Pois não esperes por sinais porque eles só vêem após prova de nossa Fé. porque ver já não é Fé, é ver :)


      Os meus textos foram escritos numa sequencia especifica por alguma razão :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. João, não sei que te diga, sinceramente. Escrevi uma resposta sem ler o post do testemunho. Parece-me que a qualquer coisa que eu diga, vais encontrar uma resposta “adequada”.
    Não vale a pena… porque tu tens as tuas convicções, as tuas experiências, as tuas vivências, e eu tenho as minhas…

    Não posso dizer que deus me confirmou aquilo que faz mais sentido para mim. Apenas posso dizer aquilo que faz mais sentido para mim.

    E por um lado fico triste por não ser capaz de te fazer entender o que se passa do lado de cá. Do meu lado. Fico sempre triste quando a comunicação parece falhar…
    Deixa-me sempre desolada.


    Deixo aqui apenas uns excertos do que escrevi antes.

    “Talvez estejas a confundir a forma com o conteúdo. A mim parece-me que estás a confundir a forma com o conteúdo. Vá lá, coloca pelo menos a hipótese de que talvez estejas a confundir os dois.
    Aquilo que tu dizes que poderá criar confusão (a existência de várias formas para chegar a um mesmo conteúdo), a mim não me faz qualquer confusão.
    A ti parece que faria confusão.

    A mim não faz qualquer confusão. Antes pelo contrário. Saber (ou vislumbrar) verdades em vários pontos é delicioso para mim. Faz-se um brilho e um click quando consigo perceber que a mesma coisa está a ser dita de uma outra forma mas que é a MESMA coisa. Faz, para mim, muito mais sentido perceber a unicidade na diversidade…



    O pressuposto de que um caminho (uma forma) certo, implica todos os outros estarem errados parece-me falso. Está implícita a ideia de que para haver um vencedor, tem de haver um perdedor (há quem diga que as ideias darwinistas deram cabo disto tudo…).

    Experimenta usar outro pressuposto. Um que diga se eu for vencedor tu também podes ser vencedor, utilizando os teus próprios instrumentos, aqueles que mais se adequam à tua mão. O pressuposto de que o facto de este caminho ser certo, não implicar que os outros estejam errados.
    Para mim, tem muita mais lógica a diversidade, a adequação a locais e culturas.
    Para que todos, mas todos possam “lá” chegar de uma forma que lhes seja inteligível…



    A única coisa que posso dizer, é que na minha vida o que faz mais sentido é esta concepção de caminhos múltiplos (formas múltiplas) para um mesmo fim. É essa ideia que me permite sentir-me lata (não lata de coca-cola, mas sim no sentido de abrangência…; ok, talvez a palavra possa ser maior, mas nem esta é muito boa…). É o que permite (vá, uma das coisas que permite….) que possa começar a ver-me, a mim e aos outros, como seres divinos. Como seres capazes de criar um mundo “amoroso”. Porque a busca é a mesma. Porque o lugar onde queremos chegar é o mesmo. Porque todos somos capazes de lá chegar, com mais ou quem menos ajuda, com regras mais explícitas ou regras já totalmente inerentes, com formas mais estruturadas ou formas menos estruturadas; com maior fluidez ou com maior disciplina; com mais ou com menos dedos queimados.



    A lógica de que a existência de várias formas levariam à guerra, porque “a minha é melhor do que a tua” também me parece distorcida…
    Não tem que ser assim.
    Até porque o conteúdo será o mesmo. Não duas verdades. Mas Uma. Que inclui muitas facetas. E à qual poderá chegar-se de várias formas.

    Será que toda a gente necessita da mesma forma para chegar a um fim? Seremos todos assim tão monocordicamente iguais? Não vestes a mesma roupa que eu, pois não? Gostas mais do amarelo, eu gosto mais do verde. Adequar a forma de chegar à verdade aos “gostos”, às características de cada um parece-me bem inteligente. “



    E sabes uma coisa João? Não vou discutir/analisar este assunto mais contigo…
    Não vale a pena. O que tinha a aprender com esta questão, possivelmente já aprendi.
    E nada tem a ver com o que é/foi dito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixo aqui esta citação de Gandhi:
      An error does not become truth by reason of multiplied propagation, nor does truth become error because nobody sees it.


      Digo também que, como digo mil e uma vezes em meus textos, apenas apresento as coisas como as vejo, como Acredito que são. Isto faz de mim tão fundamentalista como outros que defendem as suas ideias, seja eu, sejas tu seja outra pessoal qualquer. Todos temos direito à escolha e eu apenas tento ensinar aquela que acredito ser a melhor para TODOS e não para alguns. Quando o ser humano largar o orgulho vai ver que existe apenas uma linguagem em comum. Deixa de haver várias verdades e varias culturas e passa a existir apenas uma cultura.

      Não têm de existir diferenças se todos caminhamos no mesmo sentido. Diferença lega a orgulho e orgulho leva ao caminho errado. Despojem-se do orgulho e aquilo que chamamos de culturas passará a ser irrelevante. Aquilo que chamamos de opinião pessoal passará a ser irrelevante pois começaremos a pensar como uma unica familia, ou seja, deixamos de ser o EU e passamos a ser o nós ocmo uma irmandade.

      A ideia do Evangelho é esta, todos viverem em comunhão e união. Não ha diferenças, não ha ricos nem pobres, não há feios nem bonitos, não ha amarelo melhor que laranja, não ha filosofias melhores que outras, não há profissão melhor que a outra. O Evangelho é Unidade e Irmandade. É Amor. Não há nada mais belo do que viver em uma paz onde somos todos iguais, onde ninguém é melhor do que ninguém. Isto é o que o Caminho de nosso Pai Eterno ensina. Que se despoje a humanidade do Ego, do orgulho, do egocentrismo, das diferenças. Todos somos diferentes como pessoa singular mas isso não se tem de estender para além disso. Enquanto houver orgulho haverá sempre problemas. Esta é a realidade e a natureza humana e é contra essa natureza que se deve lutar. Somos capazes de tão mais e deixamos coisas tão pequenas colocarem-se no nosso caminho.

      Beijinhos ;)

      Eliminar
    2. Mas não é para todos. Esse não é o caminho para todos. Nada do que disse te chegou aos ouvidos?



      Por outro lado, ... o que dizes surge como contraditório em alguns pontos. Onde falas em ausência de orgulho eu li a presença desse mesmo orgulho ...

      Onde falas em respeito pelos outros, pode ler-se claro julgamento pelas suas crenças...


      Estás a aprender. Estou a aprender.

      Boa aprendizagem ;)

      Bjto

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.