terça-feira, 19 de junho de 2012

Da Alma IX - A Sabedoria


Em outro texto falei sobre Conhecimento mas hoje pensei em focar na Sabedoria. 
Todos nós ganhamos conhecimento através dos livros, das experiências dos outros, das nossas próprias experiências mas a Sabedoria é a forma como nós usamos esse Conhecimento. Esta semana tem sido particularmente difícil para mim. Não que esteja a correr muito mal, não que tenha acontecido algum desastre mas apenas está a ser difícil. Acho que esta dificuldade está relacionada com a Sabedoria. 

Sou uma pessoa que já adquiriu algum conhecimento. Já li muito, sei muitas coisas, já vivi muitas coisas. Esta semana acredito que estou a ser ensinado no que toca à sabedoria. Apesar de eu saber muitas coisas, não falo apenas de religião mas falo de tudo, acho que no que toca à sabedoria ainda tenho muito a aprender. Como se costuma dizer, da teoria à pratica vai um longo caminho.  Todos sabemos que não devemos ser ociosos e preguiçosos mas todos acabamos por cair nesse erro. Todos sabemos que não devemos fazer isto ou aquilo mas acabamos por fazer. Não sou diferente, há coisas que sei que não devo fazer e faço ou, em outro sentido, coisas que devia fazer e não faço. Independentemente das razões que levam a isso ou da coisa em si, o simples facto de Saber já torna a responsabilidade maior. Por isso digo que esta semana tem sido particularmente difícil. A minha forma de ver o mundo, devido ao conhecimento que fui ganhando, vai mudando a minha forma de viver no mundo. Apesar desta mudança gradual que tenho vindo a viver, ainda há tantas coisas que não faço, ou faço mal. E elas são assim não porque ainda não sei o suficiente mas talvez porque as minhas forças para mudar não sejam ainda as suficientes. Muito já fiz mas muito ainda tenho por fazer. Diria que muitas delas sejam por preguiça. Tenho uma Tese atrasada (por razões alheias a mim) mas podia adiantar algumas coisas mas não o faço diligentemente. Tenho umas 3-4 peças para piano para aprender mas não as pratico diligentemente. Tenho coisas para ler e aprender e não trabalho para esse conhecimento novo de uma forma diligente. Há sempre algo, há sempre uma desculpa, há sempre outra coisa para fazer. 

Meu esforço nestes últimos dias tem sido aperfeiçoar meu uso do Conhecimento que tenho, ou seja, a viver com sabedoria, de acordo com o que sei e a aprender o que ainda não sei. Viver com Sabedoria é algo tão bom e tão fortalecedor. Esta semana peco pela falta de forças que me impedem de ser sábio nas escolhas que faço mas eu Sei que tenho a força para melhorar mas será que a uso como deveria? 
Acredito que isto se aplica a todos nós. Todos sabemos coisas, todos sabemos o que é certo e o que é errado. Mas será que agimos segundo esse conhecimento ou seguimos o caminho mais fácil e fazemos de conta que não sabemos nada por apenas mais um dia? 



4 comentários:

  1. ... por vezes, mas só por vezes, a retirada é a melhor escolha. Por vezes "fazer como se não soubessemos" permite-nos ganhar força. báaahhh - por vezes é pura desculpa!!

    [uf, não me arrependi de enviar o email ;)]

    ResponderEliminar
  2. Olá, queria agradecer-te ao comentário que colocaste no blog Shiuuuu cujo meu segredo era: "Tenho 16 anos e já pensei em suicidar-me algumas vezes. Ainda não o fiz porque sei que os meus pais não iam ficar bem. Tudo porque não sei como lidar com a sociedade, não tenho amigos e tenho medo do meu futuro em todos os aspectos. "
    Obrigado pelas tuas palavras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Lembro-me disso e não tens pelo que agradecer. Se precisares de algo só tens de dizer :)

      Abraço.

      Eliminar
  3. Confesso que a sabedoria me assusta. Saber é poder e com esse poder existe uma responsabilidade, para comigo e para com os outros. Sei que vais dizer que há que saber "controlar" e aplicar bem essa sabedoria e sim, concordo e é óbvio que eu quero aprender e saber mais e mais mas tenho de ser honesta e dizer que às vezes daria tudo para ser ignorante.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.