sexta-feira, 29 de junho de 2012

De volta ao Templo!


De volta ao Templo dois meses depois de ter lá ido pela primeira vez. Apesar de ser por pouco tempo, pois irei hoje e amanhã venho embora, ou seja, será apenas por um dia, sei que valerá muito a pena pois muito mais irei aprender e também irei fazer muito pelos outros, o que não consegui fazer na primeira vez que lá fui. Será um dia muito abençoado e a viagem será muito boa na companhia dos meus irmãos no Sacerdócio. Agradeço muito esta oportunidade de lá ir de novo passado tão pouco tempo e acredito que muitas mais vezes lá irei durante este ano e o próximo. Desejo a todos um óptimo fim de semana e vemos-nos no Domingo!!

Talvez um dia escreva um texto sobre esta maravilhosa Casa , A Casa do Senhor ;)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Da Alma X , Das Virtudes X e da Religião X - A Motivação




Neste texto gostaria de juntar os três grandes temas do blog - a Alma, as Virtudes e a Religião. Foram estes os temas que se desenvolveram mais durante estes 2 meses de existência do blog.

Da Alma é o grupo onde falo das coisas mais pessoais. Apesar de o Blog ser todos pessoal, todos os temas e assuntos partirem de uma opinião minha e do meu conhecimento, neste grupo eu foquei as coisas mais pessoais e intimas - junto com o grupo Do Amor. Falei desde a verdadeira Felicidade, sobre a minha Procura, sobre a minha Inspiração, de um tema que englobou dois grupos que foi a Árvore da Vida, que acredito ter sido o melhor texto que escrevi até hoje. Falei sobre a Mudança que vivi e que me trouxe até onde estou agora e sobre o Amor como sentimento que desejo manter sagrado. Falei de uma virtude que sempre achei muito pessoal - a Temperança, algo que poucos aperfeiçoam e até deixam de lado, usando desculpas de eu já nasci assim e não é agora que vou mudar, há sempre tempo para mudar. Fiz uma segunda apresentação de mim mesmo com o texto Eu e acabei com o tema sobre a Sabedoria, algo que é confundido com conhecimento. Ou seja, falei das coisas que me tocam pessoalmente, que afectaram o meu crescimento e me trouxeram até onde estou agora.

Das Virtudes é o grupo onde falo das coisas que defendo. Padrões morais e sociais que acho muito importantes e que hoje vejo que se perdem. Devido a esta decadência dos padrões morais, comecei com um texto sobre a Esperança. Esperança é algo que se tem perdido hoje em dia juntamente com a Honestidade. Outro texto que escrevi foi sobre a Obediência. Este texto estava muito ligado ao lado religioso e foi escrito logo após a minha visita ao Templo. Depois de falar de algumas virtudes falei sobre a Virtude, que é outro padrão que se tem perdido, principalmente entre os mais jovens. O Conhecimento é outra virtude que é negligenciada, principalmente por uma sociedade que vive dos média e das novelas e o verdadeiro conhecimento, desde o académico até ao espiritual e nunca desprezando o conhecimento cultural, vai ficando esquecido. Falei de uma virtude difícil para muitos que é a capacidade de Perdoar os outros. Depois de algum tempo sem escrever sobre virtudes, recomecei escrevendo sobre o meu Testemunho. Este foi tema que nunca pensei vir a escrever como algo separado mas achei importante no seguimento dos textos sobre a Religião. Esta semana falei sobre a Atitude e a Diligência. A atitude é algo que se tornou muito banal, como palavra, mas como virtude se perdeu completamente. A Diligência, em um mundo de facilitismos, foi esquecida e apenas alguns fortes ainda conseguem ser diligentes em seu trabalho.

Da Religião foi o grupo que me levou a escrever este blog. Sempre desejei partilhar do meu conhecimento espiritual e dar a conhecer ao mundo padrões e caminhos que podem nunca ter ouvido falar. Comecei pela , que é algo muito necessário para conhecer o que está para além do que os olhos vêem e do que é secular. Livre-arbítrio foi o meu segundo texto neste grupo. Algo tão importante e que tantos se esquecem ou até nunca ouviram falar. Todos temos a capacidade de escolher e todos temos escolha seja em que situação for. Fiz, também, uma pequena apresentação sobre a Igreja a que pertenço, sobre a minha Fé, e sobre o que acredito ser a Verdade com o texto sobre A Igreja de Jesus Cristo. O tema seguinte liguei com o Amor também, que são os Sacrifícios que todos devemos fazer em muitas situações para que sejamos felizes. Seja em um Casamento, num namoro, na vida do dia a dia, etc.. a vida exige sacrifícios e eles exigem coragem e até Fé para serem realizados da melhor forma. Falei também sobre a Oração, ferramenta indispensável se desejamos conhecer nosso Pai, falar com Ele, pedir pelos outros e por nós, e agradecer por todas as coisas. A Árvore da Vida, como falei em cima, foi dos textos que mais gosto me deu escrever. Quase que resume tudo em que acredito.  Um dia decidi fazer uma brincadeira e falei sobre a Ciência e o seu relacionamento com a religião. Digo brincadeira porque nunca pensei escrever algo do género, pelo menos de forma tão resumida, acho que foi por isso que deixei espaço para uma sequela. Por fim falei dos temas mais controversos da história do meu blog - O Caminho e A Restauração. São temas delicados que exigem muito mais do que simplesmente ler mas muito importantes para quem deseja saber mais sobre estas coisas, principalmente a Restauração.

Todos os textos que escrevi foram escritos em uma ordem especifica pois há coisas necessárias saber para entender o resto. Gosto de pensar no blog como um livro que tem de ser lido de capa a capa. Claro que na Internet raramente alguém que chega a um blog vai ler desde o primeiro texto até ao ultimo, principalmente quando existem pessoas, como eu, que escrevem ás mil e duzentas palavras por cada texto publicado. Infelizmente ou felizmente, não sei, não consigo escrever pouco. Acho que algo tão bom e importante como Virtudes, Amor, Nosso Pai e nossa existência, pedem mais do que um simples parágrafo. Nunca desejei que este blog fosse um diário do dia a dia, fosse um local onde fosse desabafar sobre a vida e o que me correu mal neste dia. Desejava algo mais e acho que fui conseguindo. Ainda estou a aprender e estes 35 textos que escrevi até hoje são uma aprendizagem pois nunca tinha escrito sobre mim, sobre o que acredito e sobre o que defendo. A minha grande motivação para escrever estas coisas, e daí o titulo, é o Amor que desejo partilhar com todos que por aqui passam e vão passar. Devemos partilhar, devemos ser bons para com nossos semelhantes. Devemos Amar e deixar que nos Amem. 

Obrigado

terça-feira, 26 de junho de 2012

Das Virtudes IX - A Diligência

Hoje gostaria de falar da diligência.

Esta é uma virtude que poucos têm, ou melhor, que poucos a aperfeiçoam. Muitas vezes nós não somos diligentes em nossos trabalhos e afazeres porque somos ociosos, porque nos deixamos levar pelo facilitismo, por simples desculpas que apenas demonstram preguiça em fazer melhor.
Devemos ser diligentes em tudo que fazemos. Se vamos fazer alguma coisa devemos usar de toda a nossa habilidade, conhecimento e concentração para realizar essa tarefa. Isto aplica-se a todas as coisas, desde estudar para um exame, trabalhar numa fábrica, ler escrituras, ajudar os outros, etc.. Tudo deve ser feito com um espírito diligente.

Quando somos ociosos em nosso trabalho, nós não estamos a dar o nosso melhor para o realizar. Imaginem estarem a estudar para um exame ou a trabalhar no computador mas ter uma página na Internet a mostrar umas imagens para rir e divertir. Ou fazer estas coisas e ter um filme a dar. A nossa concentração não estará virada para o trabalho mas para as distracções.

Quando somos preguiçosos e pouco perfeccionistas, nós deixamos que nosso trabalho perca qualidade apenas porque queremos acabar rápido, ou porque vamos copiar informação por preguiça de escrever por palavras nossas, ou vemos coisas com pouca qualidade mas dizemos para nós mesmos não faz mal porque ninguém repara e o trabalho fica com pouca qualidade. Alguém repara sempre, nós reparamos. Um dia vamos olhar para trás e vamos ver que se tivéssemos feito mais, dado mais de nós, hoje estaríamos em uma situação bem melhor ou diferente. Gosto de pensar no meu exemplo. Hoje podia ser um médico formado, pois sempre gostei de medicina mas, no Ensino Secundário, eu nunca peguei em um livro para estudar, não precisava, a matéria era fácil ou seja, não peguei num único livro para estudar para os exames. Acabei o secundário com uma simples média de 15. Apesar de todos me dizerem "muito bem" eu achei uma misera nota, pois tinha potencial para tanto mais. Tenho uma orientadora na universidade que me dizia até isso és uma pessoa que sabe muito, sabe fazer as coisas, resolve bem os problemas e de forma eficiente mas se pegasses num livro terias uma média bem melhor e não terias problemas em encontrar bolsas para trabalhar. Isto porque a média conta, apesar de nós dizermos para nós mesmos que o trabalho fala por si, e o meu fala, o que os empregadores olham primeiro é para a média - é essa a primeira selecção.

O mesmo se passa em nosso trabalho normal, se nós não usamos de toda a nossa habilidade e conhecimento, isso se irá reflectir no produto final, seja ele qual for, e então, o resultado será de pouca qualidade ou não haverá resultado.

É uma coisa complicada, lutar contra a preguiça, contra o facilitismo, contra a ociosidade, contra os pensamentos "eu nem gosto disto e só estou aqui porque não há mais nada". Posso não gostar mas já que aqui estou vou dar 100%. Deixa-me triste ver pessoas que foram abençoadas com um trabalho mas passam as horas a queixarem-se desse mesmo trabalho, não dão 100% de si porque acham que por não gostarem é justificação para baixarem a qualidade. Vejo pessoas que preferem deixar para amanhã coisas que podiam ser perfeitamente realizadas hoje mas fazem-no por preguiça, para poderem sair mais cedo.

Não digo que devemos ser robôs, falo por mim, onde trabalho gosto que o ambiente seja relaxado. Meus colegas de grupo de laboratório acham o mesmo, que um ambiente relaxado ajuda ao trabalho, mas ser relaxado não implica ser desleixado ou menos diligente.

Muitos dos nossos problemas começam porque nós não fomos diligentes em alguma tarefa. Vamos sempre a tempo de começar.

domingo, 24 de junho de 2012

Das Virtudes VIII - A Atitude

Pensava eu sobre coisas para escrever e lembrei-me da atitude. Seja a nossa atitude no dia a dia seja perante problemas. 

Gostava de focar mais na nossa Atitude face aos problemas, a provações. Acredito que é a nossa atitude perante um problema, que irá ditar se o iremos ultrapassar com relativa facilidade ou iremos ficar no caminho. Podemos ter todo o conhecimento - teórico - para ultrapassar um problema mas se a nossa atitude for a mais incorrecta então esse conhecimento não irá nos salvar.

Ouve-se muito as pessoas dizerem, mal aconteça um problema, coisas do género - "porquê só a mim" , "coitado de mim que sofro tanto" ou pior "porquê a mim e não a eles que têm tudo". Esta é a pior atitude que podemos ter. Por pior que seja a dificuldade que estejamos a passar, se temos uma atitude de coitadinhos então já estamos a falhar. Claro que isto não é novidade para ninguém que esteja a ler isto mas pensem bem, numa altura em que estivessem numa situação complicada, estes pensamentos não vieram à vossa mente? Não se perderam em depressões criadas por este tipo de pensamento?

Já passei por algumas situações muito difíceis e tenho noção que há situações bem piores. Já vi, e conheço, pessoas que passam por situações muito complicadas na vida, mas também conheço outras que desistem de tudo. Também já fui assim. Já fui um pouco coitadinho e já andei com depressões devido a isso mas depois comecei a reparar que isso não me iria levar a lado nenhum. Vi que usava desculpas como "não tenho forças" mas, no fundo, eu não queria era fazer nada, desistia à primeira tentativa, ao primeiro tropeço. Aprendi que só caindo muitas vezes é que irei aprender a me equilibrar ao andar. Aprendi que só sendo optimista, não desistindo, tento muita esperança e dando 110% de mim é que iria ultrapassar as dificuldades, seja as mais simples seja as mais complexas. 
Quando vejo problemas graves lembro-me de exemplos como uma vez li, onde uma pessoa perdeu as pernas em um acidente mas, em vez de continuar deprimido pois não podia trabalhar mais no que gostava, decidiu seguir em frente e fazer algo de bom. Quantas vezes não nos cortam as pernas e nós ficamos simplesmente no chão a chorar em vez de levantar e fazer algo para mudar nossa situação? De novo um exemplo meu. Como podia eu andar deprimido por não ter amigos quando a maior parte do meu tempo eu perdia em meu mundo? Como posso eu desejar uma companheira se eu não me dou a conhecer? Como posso tirar vinte numa Tese se eu não trabalho para ela? Como posso eu arranjar um emprego se eu não mando currículos? Isto são apenas algumas coisas que passei e poderei vir a passar. 

Se queremos as coisas temos de Trabalhar por elas. Se queremos forças devemos desejar ter forças e usar do que temos para começar. Uma viagem de muitas milhas tem de começar com o primeiro passo (Lao Tzu).  Este primeiro passo, a atitude com que o realizamos, irá ditar a forma como vamos realizar a viagem. Se começamos da melhor forma então as coisas serão tão mais fáceis. Tenham Esperança, mesmo que a vossa situação seja muito complicada. Confiem nas capacidades que têm, confiem em vossos amigos e familiares, confiem na vossa força, pois vocês têm força. Confiem em Deus, que vos irá ajudar sempre que o pedirem. Usem da atitude correcta e os fardos se tornarão bem mais leves. Sejam Felizes.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Da Alma IX - A Sabedoria


Em outro texto falei sobre Conhecimento mas hoje pensei em focar na Sabedoria. 
Todos nós ganhamos conhecimento através dos livros, das experiências dos outros, das nossas próprias experiências mas a Sabedoria é a forma como nós usamos esse Conhecimento. Esta semana tem sido particularmente difícil para mim. Não que esteja a correr muito mal, não que tenha acontecido algum desastre mas apenas está a ser difícil. Acho que esta dificuldade está relacionada com a Sabedoria. 

Sou uma pessoa que já adquiriu algum conhecimento. Já li muito, sei muitas coisas, já vivi muitas coisas. Esta semana acredito que estou a ser ensinado no que toca à sabedoria. Apesar de eu saber muitas coisas, não falo apenas de religião mas falo de tudo, acho que no que toca à sabedoria ainda tenho muito a aprender. Como se costuma dizer, da teoria à pratica vai um longo caminho.  Todos sabemos que não devemos ser ociosos e preguiçosos mas todos acabamos por cair nesse erro. Todos sabemos que não devemos fazer isto ou aquilo mas acabamos por fazer. Não sou diferente, há coisas que sei que não devo fazer e faço ou, em outro sentido, coisas que devia fazer e não faço. Independentemente das razões que levam a isso ou da coisa em si, o simples facto de Saber já torna a responsabilidade maior. Por isso digo que esta semana tem sido particularmente difícil. A minha forma de ver o mundo, devido ao conhecimento que fui ganhando, vai mudando a minha forma de viver no mundo. Apesar desta mudança gradual que tenho vindo a viver, ainda há tantas coisas que não faço, ou faço mal. E elas são assim não porque ainda não sei o suficiente mas talvez porque as minhas forças para mudar não sejam ainda as suficientes. Muito já fiz mas muito ainda tenho por fazer. Diria que muitas delas sejam por preguiça. Tenho uma Tese atrasada (por razões alheias a mim) mas podia adiantar algumas coisas mas não o faço diligentemente. Tenho umas 3-4 peças para piano para aprender mas não as pratico diligentemente. Tenho coisas para ler e aprender e não trabalho para esse conhecimento novo de uma forma diligente. Há sempre algo, há sempre uma desculpa, há sempre outra coisa para fazer. 

Meu esforço nestes últimos dias tem sido aperfeiçoar meu uso do Conhecimento que tenho, ou seja, a viver com sabedoria, de acordo com o que sei e a aprender o que ainda não sei. Viver com Sabedoria é algo tão bom e tão fortalecedor. Esta semana peco pela falta de forças que me impedem de ser sábio nas escolhas que faço mas eu Sei que tenho a força para melhorar mas será que a uso como deveria? 
Acredito que isto se aplica a todos nós. Todos sabemos coisas, todos sabemos o que é certo e o que é errado. Mas será que agimos segundo esse conhecimento ou seguimos o caminho mais fácil e fazemos de conta que não sabemos nada por apenas mais um dia? 



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Da Alma VIII - Eu


Quem sou eu, para falar de justiça.
Quem sou eu, para falar de perfeição.
Quem sou eu, para falar do Caminho até Deus.
Quem sou eu, para falar das coisas do Evangelho.
Quem sou eu, para falar do que é certo e do que é errado.
Quem sou eu, para falar de questões morais e falar sobre as coisas do mundo

Não sou diferente de vocês. Nasci de uma mãe e de um pai. Cresci e fui à escola. Conheci pessoas, conheci o Amor. Já magoei e já fui magoado. Já conheci a vida e a morte. Já vivi o mundo, já vivi a ciência, já vivi a religião. Como vocês, eu sou um Filho de Deus. Como vocês eu procuro chegar até Ele. Como vocês, eu sou imperfeito. Não sou diferente de todos vocês. Já falhei muito. Já cresci muito com isso.

Falo das coisas do mundo, falo das suas fraquezas, falo das suas faltas, falo da falta de moral, falo da falta civismo. Posso ser novo na idade mas já vivi tempo suficiente para saber discernir as coisas. Custa-me ver, e viver, em um mundo onde reina a falta de moral, a falta de padrões, a falta de unidade, a falta de Amor. Sempre que olho pela janela, sempre que ando pela rua, as lágrimas desejam cair de tanta tristeza e decadência. De ver pessoas a virar a cara a um pobre que pede. De ver pessoas a berrar e a gritar e a irarem-se por coisas tão banais. Custa-me ver os jovens a trocar a sua virtude por uma aceitação mascarada, por ilusões. Custa-me ver um mundo que prefere as ilusões do que a realidade. O Mundo é tão mais do que aquilo que desejam ver. 

Sou uma pessoa que falha, sou uma pessoa que aprende a mudar a sua atitude perante as quedas. Aprendi a levantar-me a aprender com estes erros, para evitar cometê-los de novo. Tenho uma personalidade como vocês têm a vossa. Tenho orgulho, tenho preguiça, tenho temperamento, tenho alegria e tristezas, tenho Amor para dar, tenho emoções a serem controladas. Mas a minha atitude perante estas coisas é que pode ser diferente. Eu rejeito a ideia, defendida por muitos, nasci assim e morrerei assim. Eu posso ter nascido assim mas aprendi que posso mudar, que posso controlar, que posso circunscrever minhas emoções e paixões. De novo digo que controlar não é reprimir. Sinto alegria, sinto tristeza, mas minhas paixões devem ser controladas pois não devem, nem podem, prejudicar a mim e aos outros. Isto é um processo de aperfeiçoamento que poucos desejam realizar pois dá trabalho. Muitas vezes pensei em desistir mas mais vezes decidi continuar. 

Chamam-me orgulhoso por defender o que acredito. Eu não chamaria a estas coisas orgulho mas chamaria de Conhecimento. Não posso negar o que Sei e conheço. Seria como negar que o céu é azul. Por mais que me tentem convencer, ele será sempre azul, pois essa é a realidade. As coisas de Deus são tão reais como a física, como a química e biologia. Podemos discutir e filosofar sobre a lei da gravidade mas isso não irá mudar a lei nem fazer com que muitos comecem a flutuar no ar. Podemos discutir e filosofar à volta da Lei de Deus mas isso não irá mudar a Lei, pois a Lei é perfeita e Eterna. Uns Conhecem a Lei, outros não Conhecem a Lei, outros negam a Lei. 

Um dia, uma das pessoas que admiro muito disse: Um erro não se torna verdade por multiplicar-se na crença de muitos, nem a verdade se torna erro por ninguém a ver...
Isto foi dito por Mahatma Gandhi. Ele não pertencia à minha religião, não podia pois não a conhecia, mas disse uma grande verdade. Respeito muito este Senhor. Respeito muitos outros como Budha, Confucio, entre outros. Todos de religiões diferentes da minha. Para quem diz que eu sou orgulhoso e mente fechada, pense de novo, pois respeito a todos vós. Como sempre disse em todos os meus textos, sois livres de escolher o caminho que desejarem, não serei eu a julgar-vos por isso. O conhecimento ninguém me tira e isto não é ser orgulhoso, isto é saber as coisas. Poucos são os que podem dizer que têm fortes raízes em suas crenças. Muitos apenas as seguem por tradição, outros por medo, outros até por comodismo e porque dão "certas liberdades". Na primeira ventania essas raízes quebram e a crença vai. Quando sabemos mais, não tudo mas o suficiente, e temos um Testemunho dessas coisas, nem uma grande ventania poderá fazer-nos negar este Conhecimento. 
Isto não é orgulho, isto é Fé.

Ganhei conhecimento que, por mais que o mundo o negue, eu não o posso negar pois está selado em meu Coração. Não posso fazer de conta que estas coisas não existem pois já as vi, as conheci, as toquei, as realizei. Já vi maravilhas, já realizei outras. Apenas vos posso Testificar que o Mundo é muito mais que aquilo que os olhos vêem. Ele vive, Ele nos Ama, Ele deu Seu Filho para nos Salvar e Ele também vive, junto do Pai, à nossa espera. Que Ele Restaurou todas as coisas. Testifico também que estas coisas são reais e acessíveis a todos e não a apenas alguns, pois isso não seria justo. Que é através do Amor que todos devemos ajudar uns aos outros. Que é através da Fé, do Conhecimento e do nosso Arbítrio que nós devemos caminhar, através desta vida, de volta até Ele. Isto vos Testifico no Sagrado nome de nosso irmão Jesus Cristo, que deu sua vida por todos nós.. Amém 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Da Religião IX - A Restauração de Tudo


Como falei no último texto, sobre Da Religião VIII - O Caminho , irei falar sobre a Restauração da Verdade. Peço a quem não leu os meus outros textos, mesmo que seja apenas o que são sobre Religião,  pois explicam temas que são necessário para entender o que vou escrever: Oração, Fé, Sacrifícios, etc.. São temas que todos conhecem mas será que todos entendem? 

Como falei no último texto, uma Igreja que leve até Deus tem de ser criada por Ele. Isto é simplesmente senso comum. Se não fosse assim então iria perecer pois tudo que não é de Deus perece devido à sua imperfeição. Desde os inícios dos tempos que existe uma Igreja. Era constituída pelos Profetas que ordenavam Sacerdotes que instruíam o povo e realizavam Ordenanças. No tempo de Jesus Cristo era a mesma coisa, Ele era o Profetas que tinha Apóstolos, Evangelistas, Pastores, entre outros, para Ensinar o povo e realizar Ordenanças. Porque é que isto haveria de parar com a morte dos apóstolos? Porque é que, como muitos acreditam, já não é necessário profetas, apóstolos, sacerdotes, escrituras? Se olharem bem para o mundo de hoje, acho que agora é que precisamos mais dessas coisas de Deus. Nunca vi uma época tão decadente como a nossa. Mas muitos dizem que já temos uma bíblia e não precisamos de mais eu digo que precisam porque a Bíblia foi corrompida durante anos de Igrejas Apóstatas adulterarem os seus ensinamentos. Muitos foram enganados devido a ensinamentos errados na bíblia que acontecem devido á ignorância do homem ou pior, devido à má fé do homem.  

O Evangelho de Jesus Cristo tinha de ser restaurado. O mal era tão grande que não se podia reescrever as escrituras da bíblia porque as alterações eram muitas. A autoridade não podia ser remendada porque ela foi retirada quando os Apóstolos foram assassinados. Mas o que é Autoridade? 
Outro tema complicado, pois a Autoridade é ter permissão de agir em Nome de Deus. O Homem não pode dar essa Autoridade a ele próprio, tem de ser O Pai a dar. Imaginem este exemplo: 

  Vocês vão em vosso carro e passam um vermelho. Eu vejo isso, mando-vos parar e chamo-vos a atenção e, ainda, digo para vocês me pagarem uma taxa devido a essa infracção. Vocês irão dizer que eu "não sou ninguém" e não tenho Autoridade para pedir tal coisa nem para chamar a atenção. Por isso seguem caminho e não me ligam. Se eu fosse um Policia, a coisa era diferente. Vocês ouviam, pagavam e não reclamavam porque eu já teria a Autoridade. Autoridade que não dei a mim próprio. Foi dada por um superior da policia que lhe foi dada por outro superior e que, no final da lista, lhe foi dada pelo Governo para agir segundo a Lei e Justiça. 

Este exemplo explica bem como funciona a autoridade e porque é importante. Eu Sei que a Igreja de Jesus Cristo recebeu essa autoridade pois Ela é a Igreja Restaurada de Deus. Tenho isto como um Testemunho forte gravado em meu Coração mas, quase todos os dias, pergunto ao Pai, nos momentos de fraqueza, se estas coisas são verdadeiras. Para fortalecer meu Testemunho e me dar forças para agir segundo Sua Autoridade e Poder.

Quando os Apóstolos morreram a Autoridade foi com eles. Não havia mais autoridade divina para gerir a Igreja, por isso ela morreu com os Apóstolos. A Igreja que auto se intitulou como "de Deus", não passou disso pois negou toda a autoridade pois foi criada pelo Homem. Isto é facto histórico pois apenas terão de ir ler os livros de história para ver que foi organizada mais de 120 anos após a morte dos apóstolos e que foi organizada por questões politicas. Não desejo criar confusão, apenas estou a falar factos históricos que acho relevantes para exprimir que a autoridade foi retirada após os apóstolos morrerem logo, nenhuma ordenanças, nenhum ensinamento,  poderia ser realizado e dado pela devida autoridade de Deus.

Apesar da falta de Autoridade, as igrejas posteriores e até as da mesma altura e mais antigas, têm coisas muito boas. Ajudaram muitas pessoas e ainda ajudam. Existem boas obras de caridade realizadas por elas. Digo sempre, quando ensino sobre a restauração, que a Igreja Católica, por exemplo, abençoou o mundo quando espalhou o conhecimento da bíblia pelos  continentes. Que foi graças aos protestantes que a Bíblia ficou acessível a todos e não apenas ao Clero. Que foi graças aos pensadores da renascença que começamos a ter a bíblia impressa para todos, que começamos a ter estudiosos da bíblia, que o conhecimento deixou de ser apenas para alguns e começou a ser para todos (escolas e universidades). Muitas pessoas foram inspiradas por Deus para realizarem estas maravilhas. Ele nunca deixou de ouvir as orações de seus Filhos e, por isso, preparou o caminho para haver uma restauração de todas as coisas.

Foi um menino, de 14 anos, que Orou e perguntou ao Pai, depois de ler a Bíblia, qual a igreja a que se havia de filiar, pois eram muitas e todas diziam ser a verdadeira. O Pai respondeu nenhuma pois todas eram como peças de um puzzle, têm pedaços da verdade mas não têm a verdade toda. Seria necessário restaurar a Verdade. Essa foi a missão de Joseph Smith. Restaurar a Igreja de Jesus Cristo, Sua Autoridade e traduzir um livro que, junto com a Bíblia, iria dar a conhecer a PLENITUDE DO EVANGELHO. Esse Livro é o Livro de Mórmon. Claro que para acreditar nestas coisas é necessário exercer Fé. Por isso peço para Exercerem dessa Fé. Podem dizer que o Pai podia ter aparecido a outros e dito o mesmo. Podia mas não iria criar mais que uma "igreja verdadeira" quando sabe que o Homem iria ficar confuso e seria mais rápido a criar guerras de fé sobre o assunto e a filosofar sobre isso do que a Aplicar o Evangelho, basta ver a história.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Igreja de Deus Restaurada. Disto vos Testifico com todo o meu Coração e Fé. 
Soube estas coisas não porque ouvi missionários, não porque li livros de toda a espécie. Soube isto porque estudei as Escrituras, a Bíblia Sagrada e o Livro de Mórmon. Ponderei as palavras dos profetas antigos e de agora. Orei muito ao Senhor para saber se o que lia e aprendia era Verdade e, muitas vezes, tive duvidas em alguns temas. Mas orei, orei e jejuei . E recebi uma resposta sobre a Veracidade destas coisas. 
Peço-vos que, antes de julgarem o que escrevo, estudem estas coisas. Pesquisem as escrituras e vão ver que a Restauração foi Predita pelos profetas antigos, desde Isaías até a Paulo. Que o Pai ouve as orações de TODOS os seus Filhos. Humilhem vosso Coração perante Ele e Orem sobre estas coisas. Estudem e Orem e Sei que, no fim, irão também receber um Testemunho.


domingo, 10 de junho de 2012

Da Religião VIII - O Caminho


Este texto talvez seja o mais sensível de todos os textos que poderei um dia vir a escrever. Irei escrever sobre o Caminho de volta a nosso Pai. É um tema sensível porque vivemos em um mundo cheio de confusão, cheio de filosofias. Um mundo onde todos dizem "venham aqui, este é o caminho". Muitos se perdem nesta confusão do mundo. Muitos escolhem o caminho que lhes é mais conveniente, o caminho com menos sacrifícios até. Outros escolhem o caminho que os faça sentirem-se melhor com eles próprios. Outros escolhem um caminho porque, na altura, não sabem mais.

Uma coisa que fui observando é que muitas pessoas fazem as suas escolhas consoante as tradições familiares, o receio pelas opiniões dos amigos ou,até, a rejeição destes. Outros rejeitam caminhos devido à parte mais imperfeita de uma coisa sagrada, que é o Homem. Outros confundem a instituição com a Fé. 
Existem muitas crenças no mundo. Diria que, hoje me dia, seria possível ter uma crença por cada pessoa. Muitas dizem que a definição de 'deus' é muito pessoal, outras dizem que não há deus mas sim uma espécie de entidade energética, outros dizem que Ele simplesmente não existe. Não me levem a mal, eu aceito todas as crenças e todas as formas de adoração. Não estou aqui para julgar nem para recriminar ninguém. Acredito que todos os Homens são livres para expressar as suas crenças da forma como bem entenderem, sejam elas certas ou erradas. O livre-arbítrio é um presente Divino e quem sou eu para o retirar a alguém. Todos temos direito a escolha. Ninguém nos pode retirar esse direito, nem mesmo o nosso Pai Eterno, pois Ele também tem de obedecer à Sua própria Palavra e Lei.

Como sempre disse neste Blog,o que escrevo é uma expressão das coisas que eu Sei, das coisas que Acredito, da minha Fé. Vocês podem concordar comigo ou não, a escolha é vossa.

Como disse, desejo falar sobre o Caminho de volta ao Pai Eterno. 
Uma coisa é certa, O Caminho de volta ao Pai não deve, nem pode, nem será traçado pelo Homem. Algo tão perfeito nunca poderá ser criado por um ser imperfeito. As coisas dos Homens perecem com o tempo. Mudam consoante as filosofias e suas épocas. O que é verdade hoje não será verdade amanhá. Mas podemos ter a certeza que a Verdade de Deus é Verdade hoje, foi Verdade ontem e será Verdade para todo o sempre. É imutável, é só Uma. 
Sim, existe apenas uma Verdade. Existe apenas um Caminho para Deus e esse caminho foi traçado, foi planeado por Ele. Isto não é nenhuma forma de elitismo pois todos têm acesso a este Caminho. Todos podem ter este conhecimento. O Pai não faz acepção de pessoas. Todos são bem-vindos a percorrer este caminho. 

Em Efésios 4:5 Paulo diz "Um só Senhor, uma só fé, um só baptismo" . Acredito que de outra forma não seria nem justo nem perfeito. Como poderia um Pai misericordioso e que deseja o bem de seus Filhos, criar caminhos distintos até Ele, onde o resultado seria confusão entre os Homens? Olhem o mundo e sua história e vejam o que deu haverem milhares de filosofias e religiões distintas. Um Pai não deseja isto para seus Filhos por isso não acredito que Ele fosse criar caminhos distintos para chegar até Ele.

Claro que o entendimento de todos não é igual, claro que uns têm acesso fácil à informação e outros não. Mas todos terão acesso a estas coisas. Um Pai que conhece todas as estrelas dos céus, conhece todas as suas criações, não iria esquecer os seus Filhos que não tiveram conhecimento da Verdade. Todos irão conhecer o Caminho a percorrer e todos terão a hipótese de fazer a sua escolha. Por isso Ele preparou uma Igreja, uma Igreja não é mais do que um instrumento para dar a conhecer a Palavra de Deus, dar a conhecer o Caminho de volta ao Pai, dar a conhecer a sua Lei. Uma Igreja ordena sacerdotes para ensinar e missionários para espalhar a Palavra. A casa do Pai é uma casa de organização. As coisas têm de ser feitas em uma ordem, com autoridade e, sobretudo, com Fé.

O mundo ensina que o caminho de volta ao Pai é um caminho pessoal. É o caminho que nos faz sentir melhor. Isto é falsa doutrina. Claro que o caminho é aquele que nos fará sentir melhor mas existe uma diferença entre aquilo que "parece" e o que realmente é. Existem coisas que, antigamente, me iriam fazer sentir muito bem mas hoje sei que são erradas. Não preciso dar exemplo pois Todos passamos pelas mesmas coisas. Claro que errar faz parte da experiência humana mas não devemos obrigar a errar para "aprender" algo. Errar pode fazer com que uma pessoa aprenda da forma mais dura mas também podemos, simplesmente, ser obedientes à Lei e não fazer o que é errado. Sabemos que uma Tomada dá choque quando colocamos nossas mãos mas temos duas hipóteses, obedecemos à Lei que diz é mau colocar as mãos porque podes ficar ferido ou podemos experimentar, ficar feridos e aprender que a Lei estava certa. As duas formas ensinam que a tomada é uma coisa perigosa mas numa aprendemos apenas isso, na outra aprendemos que ser Obedientes à Lei trás benefícios. Digo isto porquê? Porque ninguém pode viver com o Pai sem ser capaz de Obedecer aos seus mandamentos, sem ser capaz de Viver segundo a Sua Divina Lei. As coisas são para cumprir. Como disse Jesus Cristo a seus Apóstolos, mas servindo para todos:  Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:15) . Como demonstrámos o nosso Amor a nosso Pai? Sendo Obedientes à sua Palavra, mostrando Fé quando cumprimos seus mandamentos, sendo amorosos com nossos Irmãos, Orando e pedindo orientação para saber como percorrer este Caminho até Ele.

Nosso Pai Eterno não fechou os céus. Ele está acessível a Todos, apenas temos de abrir nossos corações a Ele. Sabemos que é apenas através de Jesus Cristo que seremos Salvos e que chegaremos até Ele, a nosso Pai. Isto é real mas todos são livres de acreditarem no que quiserem. Nem mesmo enquanto andava no meio dos Judeus, Jesus Cristo nunca obrigou ninguém a acreditar Nele. Hoje é a mesma coisa. A Igreja criada por Ele, A Igreja de Jesus Cristo, foi restaurada. Isto apenas é mais uma prova do Amor que Ele tem por nós pois não nos deixa sozinhos no meio das confusões do mundo e das suas filosofias. Os céus voltaram-se a abrir, agora apenas têm de abrir os olhos e ver a Luz. Existe algo mais no mundo do que aquilo que as filosofias e as religiões incompletas possam oferecer. Tudo criado pelo Homem, todas as suas teorias, são imperfeitas, por isso era necessária uma Restauração. Aqueles que desejam seguir este Caminho apenas têm de ter Fé e o resto ser-lhe-á dado. Tudo começa com Fé e com desejo de Conhecimento. O caminho não se faz num dia, pode levar uma vida, mas não deixem para amanhã o dia do arrependimento pois nós não sabemos o dia em que iremos prestar contas ao Pai.



sexta-feira, 8 de junho de 2012

Da Alma VII - A Temperança


Hoje estava a pensar em outro texto para escrever mas este tema acabou por ganhar prioridade em minha mente por isso decidi escrever sobre ela.. a Temperança.

Desde que me lembro que sempre fui uma pessoa "temperamental", sempre muito ansioso, minhas mãos sempre a tremer. Já tive alguns ataques de pânico. Até já fiquei tão nervoso que gritei e esmurrei uma parede. Não me orgulho destas coisas, muito pelo contrário, aprendi a controlar. Não falo em um controlo semelhante a repressão, porque reprimir iria significar que um dia iria rebentar. Falo num controlo mais bem feito, que vem de dentro. 
Também já fui uma pessoa que cedia às paixões. Que me deixava ir pelo o que o meu corpo mandava. Tudo sempre com a racionalidade de que é biológico é normal, que é algo que a psicologia e a biologia, ou seja, o que a ciência do mundo diz. Não os culpo, não sabem mais, pois vêem o ser humano como um simples animal que calhou ser mais inteligente que os outros.  
Meus amigos, hoje em dia eu sinto-me ofendido quando me dizem é normal, não deves controlar, não podes controlar o teu corpo, as hormonas são normais, a biologia é normal, o mundo é assim... e por aí fora...
Eu sou mais do que um saco de químicos, sou mais do que um conjunto de reacções quimicas e transferências de energia eléctrica, através de nossos nervos. Sou mais do que um animal que nasce, come, sobrevive e morre. Sou um ser divino, eu sou um Filho de Deus. Somos todos Filhos de Deus e não apenas animais. Eles, os animais, também são criação de nosso Pai mas nós fomos criados à Sua Divina Imagem, nós somos como Ele é, somos seus Filhos, Somos a Sua Geração.

É algo difícil de compreender para as mentes que acreditam que somos obra do acaso, que somos uma aberração da natureza, que fomos alvo de uma anomalia estatística que nos permitiu ser mais inteligentes do que o resto do reino animal e ficar no topo da cadeia alimentar (mas será que realmente estamos no topo?).
Sinto-me insultado quando me comparam a um simples animal, um macaco por exemplo, e dizem que nós, humanos, somos diferentes deles apenas por uma questão evolutiva e que acabamos mais inteligentes. 
O facto de negarmos a nossa divina criação nós deixamos para trás todo o nosso potencial. Temos a capacidade de ser tão mais do que simples animais, sujeitos a instintos e ás variações hormonais. 

Mas porque digo eu estas coisas? Porque falo eu da nossa Criação e do facto de sermos Filhos de um Ser Celestial? 

Meus amigos, meus irmãos, digo-vos isto porque quero falar da Temperança. Quero dizer que devemos, e somos capazes, de circunscrever as nossas paixões, nossos temperamentos, nossos instintos, dentro de um circulo de virtude, de autocontrole. 
Podemos controlar o nosso corpo, todos os nossos impulsos podem ser controlados, seja um impulso sexual seja um impulso temperamental (ira e raiva). Quando estamos a ser atacados e colocados na defensiva, aprendemos que nos devemos controlar, para não magoar ninguém. Alguns ainda o conseguem, eu aprendi a controlar.. agora nem que a minha Tese rebente eu não fico irado..já rebentou e apenas me ri. Ao olhar para trás sinto-me orgulhoso do meu progresso, não um mau orgulho mas aquele orgulho que nos deixa feliz e com vontade de ser melhor ainda. Mas, temos aqueles impulsos que dizemos que já são normais porque nos dão prazer, mesmo que seja apenas no momento. Esses já são normais mas, também, não passam de instintos que podem e devem ser controlados (não eliminados, mas controlados). 

Devemos, também, ser Pacientes. Tão difícil ser paciente nos dias de hoje. Tudo nos atinge, tudo nos irrita. Tudo tem de ser feito para ontem, tudo tem de ser rápido e à nossa maneira. Quando Amamos temos de ser Amados da mesma forma e, quando há problemas, a culpa é sempre do outro. Não temos paciência para ouvir, não temos paciência para falar do que tem de ser falado. Não temos paciência para nada. 
Relações são destruídas pela falta de paciência. Trabalhos arruinados porque não fomos pacientes. Amizades destruídas porque nos irámos numa discussão. Oportunidades perdidas porque não soubemos esperar. 
Devemos ser Pacientes e devemos trabalhar para a melhorar. Não sou a pessoa mais paciente do mundo, a minha mãe que o diga pois já me aturou muito em tempos difíceis. Mas ela pode testificar que eu melhorei muito e eu digo-vos que melhorei porque decidi Melhorar. Tomei coragem e decidi ir contra o que o mundo ensina. Eu não sou um animal que vive por instintos, ou que escolhe os instintos que são mais prazerosos (bater em alguém também dá prazer..nunca o fiz mas está documentado). Decidi circunscrever as minhas paixões, os meus instintos, o meu temperamento. Sou um Filho de Deus e vocês também o são. Acreditem nisso, pois é a Verdade, e vivam de acordo com esse conhecimento.

Não tenham medo de ficar sozinhos e defender vossos princípios e a vossa virtude, pois nunca estarão sozinhos. 




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Das Virtudes VII - O Testemunho



Já devem ter reparado que, em alguns textos que escrevo, eu digo "Testifico-vos" ou "deixo meu Testemunho" mas, porque é que eu faço isto?

Vou começar por dar a definição encontrada no Guia de Estudo das Escrituras* . O Testemunhos é Conhecimento e confirmação espiritual que dá o Espírito Santo. Um testemunho também pode ser uma declaração oficial ou legal daquilo que a pessoa percebe que é verdade. E Testificar (no mesmo guia) é  Prestar Testemunho pelo poder do Espírito Santo; fazer uma solene declaração da verdade, baseada no conhecimento ou crença pessoal.

Ou seja, quando presto meu testemunho sobre as coisas que escrevo, ou falo, estou a fazer uma declaração solene, inspirada pelo Santo Espírito, sobre as coisas em que deposito a minha Fé e que tenho Conhecimento de que são Verdadeiras. O Testemunho deve ser sempre feito em sintonia com o Espírito Santo pois é Ele que vai Confirmar as coisas que falamos e tentamos ensinar. Acho que nunca falei nisto mas antes de todos os textos que escrevo eu faço uma Oração para pedir Inspiração e para que aquilo que escrevo seja útil para quem vá ler, para que sintam a mensagem que tento passar e para que, em seu Coração, sintam a Veracidade destas coisas. 

A minha intenção não é a conversão, pois não sou eu que converto os Corações dos Homens. Apenas devo partilhar do meu Conhecimento, exortar os Homens sobre o caminho que percorrem e para o Caminho que Acredito ser o Certo. Todos nós temos o Livre-arbítrio, todos nós podemos escolher que caminho percorreremos. A intenção do Pai é que usemos do arbítrio para chegar até Ele, que façamos as escolhas certas até chegar a Ele. Ele Deseja que sejamos Felizes, tanto agora como depois. Mas, como dizem as escrituras, pois praticamente todos os Profetas da antiguidade Testificaram o mesmo, que para Viver com o Pai temos de Viver a Lei do Pai. No Reino de Deus não entra Alma impura. Ele é um Pai justo, pois irá julgar seus Filhos segundo as suas Obras e segundo suas Obras serão recompensados. Ele é um Pai misericordioso, pois irá nos tornar limpos de nossos Pecados quando nos arrependemos, verdadeiramente, deles, e não mais Ele se irá lembrar deles. Ele é um Pai que dá a seus Filhos os meios para chegar até Ele de novo, cabe a nós aceitar e reconhecer esses meios. Cabe a nós agarrar essa Barra de Ferro.

Aprendi muito desde que conheci o Caminho e o percorro. Aprendi a ser Tolerante com as crenças das outras pessoas. Não posso, nem devo, forçar as minhas crenças aos outros, mesmo que eles sejam os mais infelizes entre todos os meus Irmãos Espirituais. Todos temos direito a Escolher, todos temos o direito de colocar a nossa Fé no que achamos certo. Apesar de eu Acreditar e ter muita Fé que este é o Caminho Certo, apenas posso Ensinar, Exortar e Orar por todos vós, o resto é o Espírito Santo que Testifica caso orem pelo Seu Testemunho e é Ele que converte os Corações. Mas para estas coisas acontecerem, para haver mudança em vossos corações, vocês precisam Conhecer estas coisas, precisam Ponderar, em vosso Coração, estas coisas e depois devem Orar, com um Coração Humilde e com real intenção, para saber se estas coisas não são Verdadeiras. Sei que se o fizerem desta forma, irão obter uma resposta. A pergunta que devem fazer em vosso Coração, neste momento e antes de ganharem mais Conhecimento é Será que eu desejo saber uma resposta? 
Saber a Verdade implica uma mudança em nós, implica uma mudança de atitude, uma mudança de Coração. Ganhamos mais Conhecimento, Felicidade, uma Alegria que não consigo traduzir por Palavras. Começamos a Amar a todos e, acima de tudo, Conhecemos o Amor de nosso Pai. Apenas vos Exorto que devereis desejar Conhecer estas coisas, que devereis desejar uma mudança em vosso Coração, que devereis desejar passar o mau para bom e o que é bom para melhor. Devereis desejar entrar no Reino de Deus e viver a Sua Lei.
Devemos desejar sair da Escuridão e ver a Luz, viver na Luz e ser uma Luz. Este é o desejo de nosso Pai, este deveria ser o desejo de todos nós.

Destas coisas eu vos Testifico, no Sagrado nome d'Ele, nosso Amado irmão Jesus Cristo, nosso Redentor e Salvador, meu Mestre.. nosso Mestre.
Amém.




domingo, 3 de junho de 2012

A Marca das 1000 Visitas


Hoje o blog chegou ás 1000 visualizações.

Gostaria de agradecer a todos que por aqui passam, anónimos ou não, e dizer-vos que é por todos vocês que eu criei este blog e você são a razão pela qual eu escrevo todas estas coisas.
O blog representa as coisas que gostaria de partilhar com o mundo, uma forma de dar a conhecer a todos vós que o mundo é muito mais do que os olhos vêem. Que há muito mais. Que existe a possibilidade de encontrar uma Felicidade Eterna, que todos temos essa possibilidade e que não existem casos perdidos perante o Nosso  Pai.


Obrigado a todos,
João