quinta-feira, 10 de maio de 2012

Do Amor V e da Religião IV - Os Sacrifícios

Bem, Outro tema que nunca cheguei a planear mas acabou no blog também.
Este não tem apenas um género porque quero falar do Sacrifício tanto no Amor como, também, visto pela Religião.

A palavra Sacrifício está normalmente ligada a coisas más. Alguém quando tem de fazer algo que não quer diz que está a fazer um Sacrifício. Como a Humildade, o Sacrifício ficou com uma conotação negativa talvez, em parte, pela história, pela politica, pelos maus exemplos de quem os pede e não os faz, etc..

Sacrifício, por definição, é tornar algo Sagrado. Não é mau e deve, até, ser encarado como algo bom. Claro que não falo dos sacrifício que o mundo anda a pregar, por isso quero manter a crise fora disto. quanto lerem isto deixem os pensamentos relativos à crise  do lado de fora. 


O Sacrifício é algo que devemos encarar como algo que devemos fazer para nos tornarmos melhores. Passo a explicar.

No Amor.
Em uma relação, se quisermos que seja para durar, que tenha bons alicerces, que seja algo que possa ser encarado como Eterno, é preciso Sacrifícios. Quanto estamos com alguém que Verdadeiramente Amamos, temos de esquecer de nós próprios e começar a pensar como Um Casal. Numa relação deixa de existir o Eu e passa a existir o Nós. Conceito difícil de entender quando vivemos numa sociedade que promove o individualismo e que a ordem do dia é cada um por si mesmo que estejam a dois. As pessoas anseiam tanto por uma alegria passageira que as relações passaram a ser algo comparável a Fast-Food. Querem tudo para ontem, não querem sacrificar nada no processo e se algo corre mal é o outro que tem a culpa porque não mudou! É isto que temos hoje em dia, infelizmente. Uma relação exige Sacrifício de Tempo, Sacrifício de vontades e comodidades. Enfim, podia correr uma lista com sacrifícios que podem ocorrer numa relação mas essa lista seria interminável. O que interessa é que uma relação exige mais do que dizer um Amo-te à nossa companheira enquanto vemos televisão e ela arruma a cozinha e cuida das crianças. Não é dizer que Amamos nossas companheira e, em um dia que estar juntos era o melhor para a relação, sai para o café para ir ter com o pessoal. Não me interpretem mal, as pessoas continuam a ter o seu espaço para respirar e os seus amigos, mas isso nao deve interferir na vida do Casal. Se algo está mal - resolve-se - não se foge para o café enquanto um fica a chorar em casa. Haverá alturas em que teremos de Sacrificar a nossa vida social para cuidar da nossa companheira ou dos nossos filhinhos. Haverá alturas em que teremos de Sacrificar nosso Orgulho para o bem da relação - nós não temos de ter sempre razão. Haverá alturas em que teremos de Sacrificar a nossa comodidade para dar espaço a um desabafo do parceiro. Uma relação exige trabalho a dois e Sacrifícios de ambas as partes. 
Claro que há aqueles casos em que apenas um Sacrifica, apenas um faz isto e aquilo e o outro não tem o mesmo envolvimento na relação. Isto acontece muito. Não devemos esperar que todos Amem da mesma forma e que acreditem e façam as mesmas coisas que fazemos - isso seria ingénuo. Mas, quando não existe empenho de uma das partes então algo estará mal e terá de existir uma conversa bem séria para ver o que se pode fazer e o que está errado. Acredito que, quando há Amor, tudo pode ser resolvido. Até a mais orgulhosa das pessoas pode começar a Sacrificar por Amor. Temos é de conversar também com Amor. Quando vamos preparados para a Guerra é guerra que vamos ter, se vams armados com Amor, é com Amor que as coisas se irão resolver.


Na Religião. 
Aqui falo em religião porque enquadra-se mas, para quem não acredita, enquadra-se na mesma .
A Religião também exige Sacrifícios, ou melhor, a Fé exige Sacrifícios. Não os Sacrifício de outros tempos, onde se levava um cordeiro ao altar ou Sacrifícios do corpo, onde se pune o nosso corpo como prova de fé. 
Gostaria de deixar claro que Deus não deseja Sacrifício de animais ou sacrifício do corpo. As provas de nossa Fé podem começar por, simplesmente, ter Fé. Muitos milagres acontecem quando fazemos uma simples oração vinda do Coração. Não falo nas coisas decoradas mas falo da orações que vêem do Coração, aquelas conversas com Deus, conversas sentidas.
Sacrifício seria mudar a nossa maneira egoísta de viver e começar a viver como Deus, a quem pedimos ajuda, deseja que nós vivamos. Sacrificar o nosso orgulho e começar a fazer o Bem em vez de pregar o Bem e fazer o contrário. 
Um Sacrifício seria dar o nosso Tempo para ajudar os outros. Tão bom chegar a casa do trabalho, descalçar as botas e ir deitar no sofá e ver televisão, um bom Sacrifício seria sair de casa e ir ajudar quem precisa. Se alguém precisa de uma palavra amiga, vamos ter com ela. Se alguém precisa de ajuda, vamos ajudar. 
Podemos Sacrificar de nosso conforto. Quantos de nós, poucos infelizmente, não têm coisas que sobram, seja dinheiro, comida, roupas,etc.. e não ajuda para caridade? Existe uma parábola na bíblia, que fala da uma velhinha que deitou uma moeda na caixa das ofertas, enquanto ricos deitavam sacos de moedas. Quem deu mais? Para quem não conhece a história eu respondo, deu a velhinha, porque ela deu de tudo que tinha,  simplesmente para ajudar os outros. Quanto temos muito, podemos dar tão mais do que moedinhas. É complicado dizer estas coisas em tempos de contar tostões Mas quando pensamos mais nos outros no que em nós, ou melhor, quando pensamos no bem estar em geral, saímos mais a ganhar. 

Devemos ser Caridosos, devemos demonstrar nosso Amor para com o próximo, devemos Sacrificar algumas partes de nós para o bem dos outros. Imaginem se todos fizessem estas coisas, não seria tão melhor o Mundo? Nós não precisamos ser individualistas e fechados para nos protegermos do mundo, precisamos é ser uma Luz. e essa Luz irá fazer outros deixar de ter medo e começar a deixar sair a Luz deles. 

Não tenham medo de Sacrificar, não tenham medo de Amar. Não tenham medo de ser uma Luz no meio da escuridão. Nunca estarão sozinhos 

8 comentários:

  1. Tu és uma luz que ilumina a minha escuridão


    Obrigada por seres meu amigo

    Beijo;)

    ResponderEliminar
  2. Não poderia estar mais de acordo.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que parte da ideia de escrever este texto foi depois de ler o teu em teu blog ;)

      Eliminar
  3. Gosto bastante de ler o que escreves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lost Lenore :)
      És sempre bem-vinda por estes lados

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.