terça-feira, 15 de maio de 2012

Da Religião V - A Oração

Desde Domingo que penso no que poderia falar sobre a Oração. É um assunto interessante devido a haverem tantas opiniões sobre o que é uma Oração, como fazer uma Oração e, acima de tudo, o porquê de se fazer uma Oração. Como sempre irei falar do meu ponto de vista, da forma como as uso, do meu entendimento sobre ela. 

Mas afinal o que é uma Oração?
Primeira coisa que me vem à cabeça é que a Oração é uma forma de comunicação com Deus. Acho que neste ponto todos concordamos. Através dela nós podemos falar com Deus. No entanto eu acrescentaria que uma Oração é um momento de reflexão profundo, é um momento que é só nosso e de Deus, um momento em que dedicamos toda a nossa concentração a Deus e também ao nosso Ser. Para facilitar vosso entendimento sobre estas coisas, irei dizer como uso as Orações a nível pessoal. 
Todos os dias, pelo menos duas vezes ao dia, eu faço uma Oração onde apenas sou eu e Deus. Claro que faço outras durante o dia mas estas duas têm um papel mais especial. Durante essas Orações eu pondero sobre o meu Dia (ou até semanas, anos, décadas) e penso no que fiz, de bom e de mau. Se tive, ou se tenho, algum problema a resolver, também pondero soluções, pondero o que devo fazer para as resolver. Isto tudo com Deus a ouvir. Faço estas coisas com Ele a ouvir para que possa recorrer a Ele em conselho. Deus sabe mais do que nós em relação a Todas as Coisas mas é sempre bom nós usarmos da nossa capacidade de pensar primeiro e depois pedir conselho. Caso seja algo tão complicado que já não sabemos como solucionar, Ele irá dar mais que um conselho. 
Durante as minhas Orações também Oro por Força para ultrapassar obstáculos. Não peço para que os obstáculos me sejam retirados mas peço por Força e Conhecimento para os ultrapassar da melhor maneira. Desta forma eu irei aprender com eles, irei conhecer-me melhor, conhecer meus limites e até minha Força. 
Oro pelos outros, pedindo que sejam abençoados nas coisas que mais precisam. Oro por Conhecimento para saber como Eu posso ajudar os outros.

Mas Deus Responde às Orações?
A resposta mais directa que posso dar é Sim , ele responde às orações. 
Eu tenho um Testemunho delas e sei que outros também terão um Testemunho sobre respostas. Ele responde de formas muito diferentes e sempre a Seu Tempo. De todas as Orações que fiz até hoje apenas em não mais do que cinco, eu obtive uma resposta bem directa e imediata. Para a generalidade das Orações as respostas vêem nos pequenos sinais, nas pequenas bênçãos, através de outras pessoas (seja uma palavra amiga, um discurso, um gesto, etc..), através das Escrituras, mas sempre virão - A Seu Tempo e à Sua Maneira . 
Claro que às vezes gostaríamos que as respostas fossem todas imediatas mas, na minha opinião seria como pedir a Deus - Da-me paciência Já! - se a quero já então lá se foi a paciência, percebem o que quero dizer? Esta forma de responder permite-nos estar mais atentos a todas as coisas, aos pequenos detalhes, a dar mais Valor à Vida. Já tive respostas tão estranhas como um pássaro a cantar na minha janela. Para vocês isto será estranho mas para mim fez todo o sentido na altura. 
Podemos Racionalizar o que quisermos à volta destas respostas mas a Verdade é que o Pai responde a todos os seus Filhos. Ele não esquece nenhum nem acha uns mais que outros. As suas respostas raramente virão em forma de aparições, de luzes vindas dos céus, de vozes de trovão; este tipo de resposta é desnecessária quando aprendemos a ouvi-lO, quando aprendemos a estar atentos aos seus preceitos. Na maior parte das vezes nós não o ouvimos porque estamos tão metidos em nós mesmos que nem que Ele nos gritasse aos ouvidos, nós não iríamos ouvir. Temos de abrir nosso Coração a Ele, abrir a nossa mente a Ele, largar nosso orgulho e ficar Humildes perante Ele. 

Mas como devemos Orar?
Eu poderia dar-vos um pro forma de uma Oração. Aliás, Jesus Cristo ensinou-nos um pro forma de Oração, conhecido como o Pai Nosso. A Oração que Ele ensinou diz-nos como devemos Orar, ou seja, diz que devemos Temer a Deus e Humilhar nossos Corações perante Ele e toda a sua Gloria, que devemos agradecer por todas as coisas, todas as bênçãos. Que devemos pedir conselho e dar mais Valor à Sua Vontade e não à nossa. Que devemos pedir ajudar quando precisamos dela. 
A Oração tem de vir do Coração, tem de ser inspirada, tem de ser algo Sagrado. 
Agora serei um pouco duro mas nós não devemos usar de "vãs repetições" quando estamos a Orar. Aquelas orações bonitas que nos ensinam, aquelas orações repetidas mil e uma vezes, aquelas orações com palavras bonitas e que enchem o coração, não têm qualquer valor. Porquê? Porque não vêem do Nosso Coração. Porque elas não transmitem aquilo que o nosso coração mais deseja. Orações repetidas, sejam elas ensinadas ou porque todos os dias oramos sempre da mesma forma, não têm valor para Deus. 
Devemos ser Reverentes a Deus, devemos respeita-lo, devemos Amá-lO e não é com repetições que vamos demonstrar nosso Amor por Ele. A Única coisa que demonstramos é preguiça em fazer uma Oração realmente sentida, que vem do nosso Coração. 
Imaginem, vocês que são pais, se a única altura que vossos filhos falassem convosco eles iriam dizer sempre a mesma coisa? Como se sentiriam?. Com Deus, Nosso Pai,  é a mesma coisa. Como acham que Ele se sente quando Seus filhos usam de vãs repetições para se dirigir a Ele?
A nossa forma de Orar é um espelho da forma como Amamos a Deus. Quando Oramos a Deus como quem fala ao telemóvel (com pressa, sem dar tempo de resposta, sem ponderar, sem Amor), não demonstramos mais do que falta de Amor por Ele e por nós próprios.


As Orações 
devem demonstrar Reverência perante Deus, 
devem ser feitas com Humildade, 
devem vir do nosso Coração, 
devem ser feitas em comunhão com o Espírito
devem ser realizadas em Silêncio e não para o mundo ver (falo das pessoais),
devem ser tratadas como algo Sagrado,
devem ser realizadas com Todo o Nosso Amor. 


Meus Amigos, eu não sou mais do que vocês, apenas aprendi a ouvir, aprendi a estar atento. Aprendi a abrir minha Mente e meu Coração a Deus. 
Ele Ouve-nos, Eles Ama-nos e Ele Responde às nossas Orações, nós só temos de aprender a ouvir e, principalmente, querer ouvir. 
Disto vos Testifico. 


4 comentários:

  1. Para mim, orar significa apenas falar com Ele.
    E só.
    Acho que as orações mais belas são aquelas que são inventadas pelas crianças...

    ResponderEliminar
  2. Apetecia-me fazer um pouco de professora e dizer "olha isto aqui, este parágrafo,aindo o podes tornar mais simples, mais acessível, com palavras mais comuns... para ser mais facilmente compreendido. Vês, neste utilizaste uma linguagem do coração, aqui também podes fazer o mesmo". Depois penso, baafff ... o que eu quero é ser tocada, que (todo) o texto faça vibrar algo em mim. Mas sou só eu. Os outros serão diferentes. (... ou então não; são iguais; não sei...) (gosto de não ter certeza, é fixe :)!).

    Bem continuando, por exemplo não entendi o que isto significa: "Temer a Deus e Humilhar nossos Corações perante Ele e toda a sua Gloria".

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temer não é ter medo, é Respeitar e ser Reverente
      Humilhar nosso coração é deixar nosso orgulho de lado, nosso ego de parte e ser como uma criancinha perante Deus.

      Talvez pudesse ter explicado essas duas coisas melhores. :)

      Beijinhos ;)

      Eliminar
    2. :)

      Faz sentido ;)

      Besousssss

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.