terça-feira, 22 de maio de 2012

Da Alma V - O Pêndulo e a Mudança



"MOTHER & FATHER"

Be still, my son
You're home
Oh when did you become so cold?
The blade will keep on descending
All you need is to feel my love

Search for beauty, find your shore
Try to save them all, bleed no more
You have such oceans within
In the end

I will always love you

The beginning.

(The Poet and the Pendulum - Nightwish)

The poet and the Pendulum, dos Nightwish, foi uma musica que me ajudou bastante numa altura complicada da minha vida. Isto normalmente acontece connosco, pessoas que ouvem bastante musica e que acabam por fazer, também, musica e até chegam a escrever, sejam musicas, poemas, textos, etc...
Apesar de a letra toda ter algum significado para mim, na altura esta ultima parte da musica teve mais significado. Aprendi que somos abençoados da forma que melhor entendemos e sei que naquela altura, se fosse uma pessoa, seja amigo ou familiar, a dizer-me estas coisas eu não teria dado a volta que dei.

Este texto de hoje será mais voltado para mim, será voltado para a mudança, a minha mudança.

Sempre fui uma pessoa voltada para as coisas de Deus, por mais curioso que possa parecer, eu quando era pequenino queria ser Padre (minha família é Católica). Sempre conheci as coisas que a Biblia Sagrada ensinava, conhecia as coisas de Deus mas não de forma tão profunda como agora, mas sempre tentei seguir esse caminho, mesmo sem saber tudo sobre esse caminho. No entanto cheguei a uma altura do meu crescimento que me comecei a afastar de todos. Não me lembro o porquê disso, sei que começou nos finais da minha adolescência e prolongou-se até aos 22 - quase 23 anos. comecei a tornar-me mais frio e mais distante, mais desinteressado com o mundo e mais apático em relação às coisas que aconteciam à minha volta. Acho que os entendidos diriam que comecei a criar uma muralha tão espessa que nada passava para o meu lado. Amei durante esses anos mas, como dizia na altura, só Amava uma pessoa de cada vez. Quando tinha 22 comecei um namoro mais sério que durou até pouco depois de eu "abrir" os olhos. Não sei até que ponto ela reparou nesta mudança mas ela aconteceu ainda durante o meu namoro. Muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo nessa altura por isso podia passar despercebido.

Enfim, apesar de a musica ter saído uns dois anos antes (2007), a mensagem só apareceu por volta de Setembro-Outubro de 2010, enquanto que ouvia a musica, esta parte especifica, e tocava piano ao mesmo tempo que a ouvia. 
Acho que disse isto em outro texto mas, antes sempre senti um grande vazio em meu Coração. Faltava algo, tinha o Amor de uma companheira mas faltava-me Deus, de novo, em meu Coração. Agora sei isso mas na altura não sabia. À muito que o tinha colocado de lado. Apesar de saber que Ele lá estava, eu o coloquei de lado. Até uma noite, enquanto ouvia essa musica e a tocava no piano, e com as lágrimas nos olhos, essa letra soou em meu Coração como se de um chamamento se trata-se. Parecia que aquelas palavras eram para mim, de um Pai para um Filho. Ele sabia que o procurava, pois antes tinha chorado muito e gritado mais ainda para saber o porquê deste vazio. Alguém que tinha Amor e relativo sucesso na universidade, que mais poderia faltar? Voltei-me a ele muitas noites antes e a resposta veio nessas palavras que já conhecia à muito mas que, nessa noite, foram diferentes. 

Cada um daqueles versos teve significado para mim, a começar pelo primeiro Be still my Son, you're home - "Acalma-te meu Filho, estás em casa". Estas palavras ecoaram em minha mente com uma força tremenda, no entanto, suaves como uma brisa de primavera. Realmente o meu Coração acalmou e lágrimas começaram imediatamente a cair.  
Depois vieram os versos seguintes - Oh when did you become so cold? The blade will keep on descending - "Oh Quando é que tu te tornas-te tão frio? A lâmina irá continuar a descer". Estas palavras me fizeram recuar anos na minha vida, o porquê de me tornar frio, distante e apático. Apercebi-me que, se continua-se assim, voltar ao que era seria complicado, a lâmina iria descer a um ponto que eu não poderia escapar mais. 
Depois dessas palavras veio um verso que me começou a encher meu Coração - All you need is to feel my love - "Tudo o que  precisas é sentir o meu amor". O Amor d'Ele realmente me começou a encher o Coração naquele momento. Apercebi-me que o vazio que tinha cá dentro era a falta desse Amor, que há muito tinha colocado de lado. 
Search for beauty, find your shore, Try to save them all, bleed no more - "Procura pelo que é belo, encontra a tua praia, Tenta salva-los a todos, sem sangrar mais". À muito que tinha deixado de procurar o que era belo, o que realmente importava. Aquele vazio continuava lá apesar de ter um grande Amor ao meu lado naquela altura. Apercebo-me agora que tinha uma missão a cumprir, todos temos no fundo. Nós não estamos cá para nascer - trabalhar - procriar - morrer, a vida exige mais de nós e eu apercebi-me que tinha de voltar o que era antes, voltar a colocar a minha Vida nas mãos d'Ele, algo que só fiz completamente muito recentemente. Eu deveria parar de sangrar e apenas precisava de O voltar a aceitar em meu Coração. Voltar a abrir o meu Coração a Ele e ao Mundo, a todos vocês. 
You have such oceans within. In the end I will always love you - "Tens oceanos no teu interior. No final, eu sempre te irei amar". Eu tinha, e tenho potencial para mais, todos temos esse potencial mas quantos de nós aceita seguir esse caminho? Apesar das minhas escolhas, Ele iria sempre Amar-me, escolhi a Ele naquele momento, voltar a aceitá-lo em meu Coração. 
Esta minha escolha não foi imediata. Levei tempo, até Dezembro de 2010, para fazer a escolha por completo. Muitas distracções apareceram, muitas discussões se agravaram com a minha namorada e o namoro acabou. As razões foram tão irrelevantes que hoje não consigo lembrar o porquê do fim do namoro. Esta minha Revelação levou a uma Mudança, a um novo inicio - The Beginning. Olhei para a vida com novos olhos, o mundo tornou-se algo melhor para mim. A muralha ruiu e agora Amo a todos como deveria ter Amado sempre. Deixei de ser apático ao sofrimento dos outros e comecei a ajuda-los a carregar o seu fardo. A minha vida mudou para melhor e sei que agora posso Amar uma Companheira como ela merece, aprendi muito e sei que um dia a irei encontrar e seremos muito Felizes - mesmo nas tribulações e tempestades. 

A vida é uma aprendizagem constante, cabe a nós desejar aprender com os nossos erros ou continuar a cair no mesmo sitio. Fiz a minha escolha e nunca me senti tão feliz, mesmo sem um Amor ao meu lado, pelo qual anseio todos os dias. 
As mensagens d'Ele, de nosso Deus, podem vir das formas mais variadas, com o tempo necessário para as recebermos, mas sempre da forma que melhor as vamos entender. No meu caso foi uma simples música que me levou a repensar a minha vida, para outros poderá ser uma pessoa a dizer algo que lhe toque o coração, para outros poderá ser um simples sentimento de mudança. É diferente para todos, pois todos somos diferentes mas a nossa missão é muito semelhante pois devemos Amar uns aos outros e Amar a Ele, nosso Pai, como Ele nos Ama a nós, seus Filhos. 

Encontrei a direcção do caminho da Salvação em uma música. Encontrei a Salvação no Conhecimento que fui adquirindo nesta caminhada e Sei que um dia irei voltar a Ele se for perseverante, fiel e Amoroso com todos vocês. E se eu, imperfeito como sou, posso saber estas coisas e fazer estas coisas,  testifico-vos que vocês também as podem saber e fazer, só precisam de desejar e agir segundo esse vosso desejo. 


3 comentários:

  1. É verdade, às vezes basta uma música, uma frase ou até um cheiro para mudar a nossa maneira de ver as coisas... Andamos às voltas mas acabamos por ir parar ao mesmo sítio: estamos a dormir e precisamos de acordar.
    Para alguns demora mais tempo que os outros mas acho que estamos todos a despertar para uma nova consciência. Pessoalmente, para mim foi o filme Into the Wild e a história de alguém que um dia achou que conseguia mudar mesmo quando a sociedade não muda, e mais ainda, a banda sonora deste mesmo filme...acredito naquilo que os americanos chamam "Free spirits" e é nesta "filosofia" que me sinto em casa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando nos libertamos do mundo as coisas tornam-se sempre mais claras. Devemos viver no mundo sem ser do mundo e isto não é fácil. Devemos acordar, despertar para algo melhor. Exige alguns Sacrifícios mas o que não exige sacrifícios quando falamos de Felicidade?

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.