quarta-feira, 16 de maio de 2012

Da Alma IV e da Religião VI - A Árvore da Vida


Hoje senti-me inspirado a escrever sobre a Árvore da Vida. Irei escrever estas coisas baseadas em uma visão Revelada a um profeta de Deus, Leí, que pode ser lida no Livro de Mórmon (1 Néfi: 8).

Gosto muita desta visão porque acredito que ilustra muito bem os desejos que aqueles que Acreditam têm em partilhar o seu Conhecimento e os seus Testemunhos; é capaz de descrever o orgulho do mundo e todas as tentações de uma forma, que diria, brilhante. É aquela história que nunca me esquecerei, desde a primeira vez que a li, devido a todo o seu simbolismo e simplicidade.

Irei começar por descrever o cenário - irei baseá-lo,claro, na visão original com citações da mesma.


- E aconteceu que depois de Orar ao Senhor, vi um campo largo e espaçoso. E aconteceu que vi uma árvore cujo fruto era desejável para fazer uma pessoa feliz.

Temos, então, um campo espaçoso com uma árvore ao fundo. Essa árvore é a Árvore da Vida, a fonte de águas vivas. A Árvore da Vida é símbolo do Amor de Deus.

- E aconteceu que me aproximei e comi de seu fruto; e vi que era o mais doce de todos o que já havia provado. Sim, e vi que o fruto era branco, excedendo toda a brancura que eu já vira. E enquanto eu comida do fruto, ele encheu-me a alma de imensa alegria; portanto comecei a desejar que dele também comesse minha familia; porque sabia que era mais desejável que qualquer outro fruto.

Leí provou do fruto da Árvore da Vida. Ele provou do Amor de Deus e quis partilhar desse Amor com sua família e amigos. Isto acontece com todos nós que provamos desse fruto. Ele enche o nosso coração com tanta alegria que desejamos partilhá-la com toda a gente. Como diz o Senhor Aquele que foi advertido deverá advertir seu próximo - Se nós temos Conhecimento devemos partilhar esse conhecimento com os outros e não guardá-lo para nós próprios, só assim atingiremos a Felicidade Eterna, só assim saberemos o verdadeiro significado do Amor.

- E vi uma barra de ferro que se estendia pela barranca do rio e ia até a árvore onde eu estava. E vi também um caminho estreito e apertado, que acompanhava a barra de ferro até a árvore onde eu estava; e passava também pela nascente do rio indo até um campo grande e espaçoso que parecia um mundo.

Mais uns detalhes cheios de simbolismo nesta visão. A Barra de Ferro é símbolo da Palavra de Deus. A sua palavra é que nos guiará até ele. Devemos agarrar essa barra de ferro com todas as nossas forças, pois o caminho é estreito e apertado, ou seja, é fácil desviar do caminho caso larguemos essa Barra. E, se pensarmos bem, é tão fácil largar essa barra pois...(continuar com citação abaixo)

- E aconteceu que se levantou uma névoa de escuridão, sim, uma névoa de escuridão tão densa que os que haviam iniciado o caminho se extraviaram dele e, sem rumo, perderam-se. 

É fácil desviar do caminho quando a nossa visão começa a ficar escurecida com as confusões do mundo, com as tentações. Mas é possivel atravessar essa névoa, basta manter a barra de ferro ao nosso alcance e sempre agarrá-la. Quando nos afastamos demasiado poderemos perder de vista a barra de ferro mas haverá sempre alguém que nos irá resgatar, alguém disposto a esticar sua mão para nos trazer de volta. Uma boa Parábola que descreve estes resgates é a parábola do Bom Pastor

- E eu também olhei em redor e vi, na outra margem do rio de água, um grande e espaçoso edifício; e ele parecia estar no ar, bem acima da terra. E estava cheio de gente, tanto velhos como jovens, tanto homens como mulheres; e suas vestimentas eram muito finas; e sua atitude era de escárnio e apontavam o dedo para aqueles que haviam chegado e comiam do Fruto.

O Grande e espaçoso edifício representa o orgulho do mundo. O seu grande ego que, com as suas riquezas e prazeres terrenos, seduzem e desviam muitos de nós. Muitos que se encontravam neste grande e espaçoso edifício, apontavam o dedo para aqueles que tentavam chegar, e provar, do furto. Muitos dos que provam do fruto sentem-se envergonhados e desviam-se do caminho até se perderem, outros conseguem manter-se firmes, mantendo-se sempre agarrados à Barra de Ferro.


Esta visão, esta simbologia, ilustra a realidade em que vivemos. Temos um Caminho estreito e apertado para percorrer e esse percurso só é feito com perseverança, Fé, Conhecimento e com muito Amor para com o próximo. Não o podemos caminhar Sozinhos, e nunca estaremos sozinhos neste percurso. A viagem é atribulada, existe um nevoeiro que nos dificulta a visão, existem terceiros que irão tentar ridicularizar-nos com as suas filosofias ou tentar seduzir-nos com as riquezas e a ilusão do facilitismo.

Devemos perseverar e agarrar a barra de ferro com todas as nossas forças. Dessa forma, nunca nos iremos desviar do caminho.

7 comentários:

  1. Mim contente por não largares a barra :)
    Besou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mim contente por deixares teu comentário :)
      Se quiseres, a minha mão está estendida para a agarrares também :)

      Beijo

      Eliminar
    2. Mim sortuda por encontrar gente assim :)

      (desde claro ... que não me tentes converter :P)

      Bj

      Eliminar
    3. Mim não converter ninguém, mim apenas informa das coisas e dá a conhecer :D

      Beijo

      Eliminar
  2. Basicamente passamos a nossa vida toda a andar...felizmente que existem pessoas (poucas) que nos alimentam e dão de beber :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagina se todos se ajudassem mutuamente, como esta caminhada não seria mais fácil para todos. Mas, como isso é utópico, devemos dar o nosso melhor para alimentar e dar de beber a todos que pudermos :)

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.