sábado, 21 de abril de 2012

Do Amor III - A Espera

Escolha seu amor, e ame a sua escolha.

Acho que não há forma melhor de começar um texto sobre Amor do que com aquela citação do Pres. Thomas S. Monson. Ela nunca me fez tanto sentido como agora. O Amor, no fundo, também é uma escolha que fazemos. A sociedade pode dizer que não mas é uma escolha. Nós podemos escolher se desejamos Amar, ou não, aquela pessoa. Não é fácil de entender este conceito; para ser capaz de o entender tive de meditar muito e pensar muito sobre o que sentia e como sentia o Amor. O Amor é como qualquer outro sentimento, seja tristeza ou alegria, isto é, é provocado por alguma coisa e é mantido por alguma razão, se o desejar-mos.

Há muitos sentimentos que podem ser confundidos com Amor. Temos a própria comodidade de ter uma companhia que estará sempre ali e que não queremos perder. Temos o medo de ficar sozinhos ou do que os outros irão pensar. Temos a alegria de uma amizade enorme mas que, no fundo, não passará de uma boa amizade (há muitos casos assim infelizmente). Temos o prazer que nos dá ter uma companhia para as noites frias (para quem use isto como desculpa..). Enfim, há muitas coisas que podem ser confundidas com Amor.

Porque é que isto acontece? Talvez porque nunca chegamos a parar para pensar no que sentimos. Ficamos tão envolvidos no turbilhão de sentimentos do momento que não pensamos no que realmente estamos a sentir. Não falo em analisar, com uma racionalidade de analista e fria, mas digo meditar, parar para pensar. O Amor é um sentimento complexo porque envolve muitas outras reacções emocionais mas, a sua complexidade, pode ser compreendida. Quando compreendemos o que sentimos iremos saber como reagir e iremos fazer as escolhas certas.

Este Ano já me apaixonei umas quantas vezes, já fui capaz de Amar duas vezes. Ainda continuo solteiro. Podia não estar mas estou. O Amor, por si só, não chega. O que quero dizer com o que parece ser uma contradição, em relação a outros textos meus, mas o que quero dizer é que o sentimento apenas não vai segurar nada. Exige muito mais de nós do que apenas Amar. O Amor, por si só, não fará nada mas com Amor podemos resolver tudo. 
Quando nos apaixonamos sentimos que encontramos a parceira certa, mas acho que isto é um processo mais biológico (no sentido de procurar parceira para ter uma descendência geneticamente favorável) do que emocional. As paixão é o sentimento que talvez leve aos namoros mais curtos e instáveis. Existem algumas que conseguem evoluir para Amor (ou estar lado a lado) e a relação poderá funcionar. Um Amor é algo mais forte e que nos leva a pensar mais no assunto mas também podemos fazer as escolhas erradas. Ás vezes as diferenças são tantas que o Amor não seria suficiente para moldar duas personalidades que colidem em tudo, acabam por passar mais tempo em discussões do que a resolver os problemas. Além de Amor, uma relação necessita de Paz e Harmonia, mesmo quando houver tempestades. 

A Paixão e o Amor podem ser confundidos, principalmente no inicio. É nestas situações que dá jeito compreender o que sentimos e, assim, saber discernir que escolha fazer. O senão desta forma de pensar é que deixamos de fluir com as águas de uma corrente mas começamos a navegar nessas aguas. Dá alguma segurança, evitamos alguns acidentes mas perde aquela magia da surpresa. Esta talvez seja o meu maior problema.. nunca fui surpreendido por nada porque aprendi a compreender o Mundo à minha volta e a preparar-me. Não vivo em constante ansiedade mas à mais de um ano vivia nesse estado. Até, um dia, aprender mais um pouco e agora vivo em uma Paz difícil de explicar mas que me permite ver tudo e preparar-me. 

Ainda espero por um Amor que eu veja como Eterno. Um Amor que faça despertar em mim o que de melhor tenho e faça eu desejar melhorar ainda mais. Um Amor que junte duas pessoas numa Harmonia e Paz mesmo nos momentos de maior conflito. Pacientemente espero por esse Amor que sei que está lá, porque o sinto, mas ainda não foi capaz de juntar dois corações. As razões poderão ser muitas mas acredito que este é o tempo de preparação e quando o tempo de preparação acabar a Escolha será realizada e será para toda a Eternidade.


1 comentário:

  1. E é por ler, ver e ouvir pessoas que falam assim que a minha esperança se rearranja no seu lugar. Esperança, fé, confiança, o nome que lhe quiseres dar, na vida, nas pessoas, no género masculino...
    Obrigada. A ti, e a outros como tu.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.