sábado, 14 de abril de 2012

Do Amor II - A Família

A Família é o conceito mais importante e também o mais atacado hoje em dia. A sociedade de hoje já não dá valor à família e ao que ela representa. Pais estão separados dos Filhos não por grandes distâncias mas por computadores e televisões. Alguns Filhos não vêem os Pais quase um dia inteiro porque a sociedade obriga a trabalhar mais de 8horas (múltiplos empregos em alguns casos). Isto são casos difíceis de mudar, porque significaria mudar uma sociedade e uma economia. Muitos pais trabalham - muito - para conseguir dar comida e uma boa educação aos filhos. Apesar de estes casos serem graves, são difíceis de resolver. O que realmente me preocupa são os casos mais simples e que se resumem a egoísmo e falta de Amor.

Há Pais que não querem ver os Filhos. Com as escolas agora a quase tempo inteiro (na sua generalidade), os Pais levam os filhos para a escola às 8horas da manhã e só os vão buscar quase ás 19horas. Alguns destes País não faz parte do grupo que tem mesmo de trabalhar essas horas todas. Em muitos casos esses Pais estão nos cafés com os amigos enquanto o Filho está na escola, nas actividades extra-curriculares para encher tempo, ou nos A.T.L ou nos infantários. Quando o Filho chega a casa, liga-se uma televisão e fica cada um em seu quarto a fazer trabalhos de casa ou a jogar computador, e os Pais a ver a novela. Talvez a única altura em que conversam, se conversarem, é durante o jantar.
O que me preocupa é que isto passa-se desde as Famílias mais pobres, por necessidade ou não, até ás Famílias mais ricas , que necessidade não terão de certeza. As Famílias com mais capacidade financeira são as primeiras a colocar os Filhos num colégio a tempo inteiro. Falam que é para dar uma boa educação mas esquecem-se que a boa educação aprende-se em casa. Grande parte dos maus exemplos  vêem de Famílias com mais possibilidades.

Se uma criança - e jovem - tiver uma família sólida, o seu crescimento será tão melhor. As suas atitudes serão tão diferentes perante dificuldades ou quando for apresentado a um grupo menos bom. Quando nós crescemos com valores morais bem ensinados, e exemplificados, no seio da Família, não será um grupo de amigos que irá fazer as nossas atitudes mudar. Na adolescência o grupo de amigos passa a ser um factor determinante. Todos querem fazer parte do grupo e isso, normalmente, leva a fazer coisas menos boas, como começar a fumar, começar a beber, andar a fazer asneiras,etc.. Os jovens fazem estas coisas para se sentirem integrados, sentem que o devem fazer senão serão gozados e colocados de parte. Se a Família soube ensinar valores morais a seus Filhos, eles saberão dizer Não na altura certa. Eles saberão o que é mau e o que é bom. Eles saberão distinguir uma boa actividade de grupo de uma má. Uma pessoa não tem de fazer as mesmas coisas para pertencer ao grupo. Será gozado, se for, mas isso irá passar, pois o gozo não o irá afectar e até será um bom exemplo para o próprio grupo.
Claro que isto é muito bonito de se falar mas é verdade. Uma Família que saiba educar seus Filhos eles saberão distinguir bom de mau, saberão defender a sua posição e serão mais fortes quando as adversidades aparecerem, sejam elas ser gozado por amigos, ou uma crise na escola ou na própria casa (doença grave por exemplo). 

Existem casos, muitos infelizmente, onde as Famílias são disfuncionais.  Ou os Pais estão sempre a discutir, ou falta a figura maternal/paternal porque são Pais solteiros, ou porque não há tempo, ou porque simplesmente os Pais não querem saber dos Filhos (triste mas casos destes não faltam). Os jovens que vão sair destas Famílias vão ter falta dos tais padrões morais e da força. Vão ter grande probabilidade de serem os maus exemplos que costumam ser usados. Para esses jovens, um bom exemplo no grupo de amigos, será sempre uma mais valia. Quantos jovens não fazem asneiras porque simplesmente não têm com quem desabafar? Que não se revêem na Família (por variadas razões), ou que pertencem ao grupo de amigos mas esse grupo é bom para as asneiras mas não serve para desabafar e aconselhar. Quantos jovens não estão perdidos por falta de uma boa Família ou de um simples Amigo em quem possam confiar.

O Amor no seio de uma Família é capaz de suportar tudo, mesmo os maus momentos, os Filhos vão ajudar os Pais e os Pais vão saber ajudar os Filhos. Jovens que crescem em Famílias assim serão mais fortes e terão grande possibilidade de serem bons Pais e de criarem,também eles, boas Famílias. 




4 comentários:

  1. A família dá trabalho. Tudo o que dê trabalho é olhado com maus olhos nesta nossa sociedade. É a sociedade do fast-tudo: fast-food, fast-relações, fast-família, fast-dinheiro, fast-sexo. Tudo o que esteja já pronto a consumir, se consuma num fechar de olhos e que se pode deitar fora sem remorsos...It sucks...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Triste mas é a verdade. Tudo que dá trabalho as pessoas descartam. Uma relação de namoro, por si só, dá muito trabalho até atingir a maturidade. Casamento dá ainda mais trabalho pois exige mais namoro e mais Amor. Uma Família exige muito Amor, Paciência e Dedicação. Hoje em dias as pessoas desistem facilmente das coisas, também porque o mundo as ensina dessa forma.

      Eliminar
  2. Assusta-me a facilidade com que nos esquecemos da voz , dos gestos e dos pormenores.
    Assusta-me a despreocupação, a indiferença e o silêncio.
    Assusta-me a facilidade com que deixamos de amar a quem um dia prometemos
    o mundo.
    Banalizam-se sentimentos e ninguém se importa com ninguém(infelizmente)

    Adorei o seu blog, desculpe a minha ousadia mas ...não resisti a comentar.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão verdade isso.. melhor que podemos fazer é dar o nosso exemplo e mostrar ao mundo que há uma maneira certa de fazer as coisas.

      Fico muito feliz por ter gostado do blog.

      Beijo

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.