quinta-feira, 26 de abril de 2012

Das Virtudes III - A Obediência

Existe um conceito, no Evangelho, que causa muita controvérsia. Esse conceito é a Obediência. Obediência ao Pai, a Seus Mandamentos. 
Aprendi, durante toda a minha vida e, principalmente, durante o meu crescimento espiritual, que a obediência serve apenas para nos ensinar a crescer, para nos ensinar a ser humildes e mansos como criancinhas, para nos ensinar que nós não sabemos tudo e que temos ainda tanto para aprender.

O Pai nos deu mandamentos para nosso bem. Se pensarmos bem, todos eles são para o nosso bem. Sejam os  Dez Mandamentos mundialmente famosos, sejam outros revelados pessoalmente. Todos são para o nosso bem. Todos nos ajudam a discernir o que está certo do que está errado, ajudam-nos a discernir que com as nossas escolhas virão consequências que poderão ser desagradáveis, seja agora seja no futuro. 
Quando éramos crianças, nossos pais diziam "não coloques a mão na tomada senão apanhas um choque". Como qualquer criança curiosa eu fui lá aprender duas coisas: O que era um choque e porque iria doer e,também, que era bom fazer o que os pais dizem. Se tivesse obedecido não teria sofrido pela transgressão desse mandamento de meus pais. Os Mandamentos de Deus são a mesma coisa. Eles nos impedem de sofrer pela transgressão, pela escolha errada. 

Claro que podemos dizer que a aprendizagem vem por experiências. Claro que é só caindo que vamos aprender como nos equilibrar para andar e correr, ou seja, a experiência da queda nos ajuda a ficar de pé para não cair de novo. Isto é válido para muitas situações mas há muitas outras onde não necessitamos de experimentação para saber se é bom ou mau e se, no fundo, serve para nosso crescimento. O meu primeiro exemplo é um desses casos. Não era necessário colocar a mão na tomada para aprender a nunca colocar a mão na tomada. Fui avisado que era mau e esse conhecimento deveria bastar. Como não preciso ser atropelado por um carro para aprender a atravessar a estrada no sinal verde na passadeira, ou preciso ficar viciado em drogas para aprender que nunca devia sequer ter começado a usar devido a puder ficar viciado e ao mal que faz. No entanto preciso cair para aprender a andar correctamente.

Foi nos dado a capacidade de pensar e discernir o mundo à nossa volta. Foi nos dada a capacidade de saber escolher e saber fazer essas escolhas baseadas em factos, em exemplos, em Mandamentos. Ou seja, não precisamos experimentar tudo para fazer a escolha. Essa experimentação do tudo pode ser confundida com uma mera curiosidade que não é benéfica para nós. Ela pode ser simplesmente derivada do nosso Orgulho de eu é que sei e farei o que eu quiser , onde a opinião de mais experientes não interessa. Passamos todos por esta fase na adolescência mas à quem a viva para toda a vida. 

Faz parte da nossa natureza humana ser rebelde e questionar tudo. 
Faz parte da nossa natureza espiritual ser virtuoso e sábio no uso do conhecimento.

Devemos ser sábios quando as escolhas nos são apresentadas. Se temos duas por onde escolher, não devemos tentar as duas para ver qual delas é a mais doce e qual a mais amarga. Isto pode resultar em alguns casos mas em muitos outros, pode não haver retorno. Quantos de nós não perdeu sua liberdade e felicidade porque decidiu experimentar em vez de ser obediente?

Esta semana aprendi muito sobre Obediência e devido a esse conhecimento fiz um convénio com o Pai. Será difícil mantê-lo pois serei testado devido a essa escolha que fiz. Mas todos os dias irei dar o meu melhor para o manter e todos os dias, antes de deitar, irei lembrar o Pai desse convénio e que não esqueci do que disse quando orei naquela sala maravilhosa. Ainda agora, a escrever estas palavras, me vêem as lágrimas aos olhos, pois lembro-me do sentimento que senti quando o disse e da confirmação quando sai da sala e fiquei o resto do dia de cama e com febre mas com um sentimento de Paz apesar das dores de cabeça, de harmonia com o Pai apesar do sofrimento físico e da entendimento que ganhei apesar de não ter conseguido dormir durante duas noites (só dormi ontem..quando cheguei a casa). Estas coisas são maravilhosas e com a Obediência seremos abençoados. Por mais difícil que seja ser Obediente ao Pai esse será sempre o caminho certo a seguir, pois Ele não manda fazer nada sem que antes tenha preparado um caminho para ser cumprido. Esse caminho é percorrido segundo nosso entendimento, nossas escolhas e nossa Obediência a Ele. A Obediência ao Pai não nos retira o direito à decisão, pelo contrário, ela exige mais estudo, mais meditação e ponderação, exige mais de nós do que simplesmente fazer o que o mundo acha correcto.

Ele sabe o caminho todo, Ele conhece-nos melhor que nós próprios, Ele sabe tudo e nós sabemos tão pouco. Ele deseja ensinar-nos o caminho de volta a Ele e deu-nos a capacidade de fazer as escolhas por nós próprios e saber discernir e planear, junto com Ele, como seguiremos esse caminho, pois Ele não deseja uma Fé cega mas uma Fé baseada em Conhecimento e Obediência. Um grande exemplo disso existe no final do Livro de Mórmon em Morôni 10: 3-5, onde diz:

   Eis que desejo exortar-vos, quando lerdes estas coisas, caso Deus julgue prudente que as leiais, a vos lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que receberdes estas coisas, e a meditardes sobre isto em vosso coração.
   E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.
   E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas.


E deixo-vos esta escritura para meditarem sobre estas coisas, para fazerem as vossas escolhas com sabedoria e com a Fé depositada em Deus e em seu Conhecimento.

18 comentários:

  1. Sempre ouvi dizer que Deus propõe, não impõe. E é errado pensar-se que se não fizermos o que Ele manda, Ele castiga. Outra vez a história das consequências e a nossa responsabilidade pelas escolhas que fazemos. Deus não castiga: as nossas escolhas é que têm consequências. Agora, se nos são agradáveis ou não é que já é outra história. E quando as coisas não nos agradam, temos tendência para culpar terceiros. E aí vem Deus (curioso, só nos lembrarmos d'Ele para lhe pôr as culpas em cima) como expiador das nossas culpas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Podemos pensar que tudo é proposto nada é imposto por Deus. Se assim fosse isso iria retirar o nosso livre-arbítrio e Ele não deseja isso.

      Obrigado pelo comentário Ana :)

      Eliminar
  2. Deus dá-nos a opção nós somente escolhemos, ambas terão impacto futuramente, mas só uma delas terá impactos negativos.
    Dás a entender que acreditas nestas coisas, és católico Tempus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não sou Católico, sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, carinhosamente apelidados de Mórmons. Podes ler um pouco sobre isso neste post de à uns dias " http://minhaalmatempo.blogspot.pt/2012/04/da-religiao-iii-igreja-de-jesus-cristo.html " :)

      Eliminar
    2. é parecida com a Católica em certos termos ! (o site não abria, por isso foi ao google) pelo que me apercebi vocês não crêem em Maria? (não vi lá nenhuma referência ou então procurei direto). Só por acaso, e desculpa a invasão e só respondes se quiseres claro, tu és de Guimarães?

      Eliminar
    3. O Link era para este mesmo blog, outro texto meu. Se quiseres vês os Textos com TAG "Religião" e no terceiro falo um pouco sobre a igreja.

      Somos Cristãos e usamos também a bíblia como escrituras de referência, por isso existem algumas semelhanças em ideias.

      quanto a Maria, claro que acreditamos Nela, como a Mãe de Jesus Cristo. Talvez a diferença nesse ponto reside em não acreditarmos em Santos da mesma forma que a igreja Católica, isto é, não os colocamos como "ídolos" a ser adorados. Um Santo é um Discípulo de Cristo, uma pessoa que segue o Seu exemplo e dá o melhor nesse sentido, por isso, por definição, todos somos Santos se der-mos o nosso melhor em seguir a Cristo (Daí o nome da Igreja ser, também, Santos dos Últimos dias).

      Tudo é feito através de Jesus Cristo, Ele é o nosso Salvador, Deus é o Pai e o Espírito Santo é o Consolador e Testificador da Verdade ( a chamada Trindade).

      Sim, sou de Guimarães :)

      Eliminar
    4. Já entendi, já entendi ! ai adoro conhecer coisas novas, assério, principalmente se for de religiões e assim. Eu sou católica e ando num grupo de jogens Mariano, o MMF - Gurpo da Mensagem de Fátima.

      eu também sou de Guimarães ! ;D

      Eliminar
    5. Talvez já nos cruzamos e nem reparamos ^_^

      Eliminar
    6. realmente, olha que eu hoje enquanto andava pelas ruas, tava a pensar nisso, e fiquei do género "ai eu já devo ter passado por ele" xD

      Eliminar
    7. Pode ter acontecido ^_^ esta cidade não é propriamente grande. Um dia combina-se um "café" e tira-se as duvidas ^^

      Eliminar
    8. ehehehehhehe, mas é a cidade mais bonita de Portugal *.* Combina-se sim senhora ! ^^

      Eliminar
    9. SIm, muito bonita a cidade. Dificilmente irei a deixar..

      Quando quiseres então! ^_^

      Eliminar
  3. Li e reli vezes sem conta o que escreveste , hoje não me atrevo a
    deixar as minhas palavras, elas seriam poucas para qualificar
    a beleza do teu texto.
    Obrigada por partilhares os teus conhecimentos , pois com eles
    acrescentas algo á minha vida.

    Beijo e espero que estejas melhor. (li que estiveste com febre)



    Isabella

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabella,
      Ontem, de manhã, já estava melhor. Um companheiro de quarto arranjou-me um medicamento que ajudou. :)

      Obrigado por deixares teu comentário.

      Beijo

      Eliminar
  4. (Tentando uma provocaçãozita ;)...)

    Vê lá se encontras paralelismos: Post "mudando de atitude" -
    http://www.tseringpaldron.net/

    Beijinhos
    (ora bem, talvez devesse colocar aqui um nome qualquer... hummm...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã, vá hoje a uma hora decente, irei dar uma vista de olhos ao blog ^_^

      Provocaçõeszinhas têm o seu lado divertido ;) depois digo qualquer coisa por lá.

      Podes colocar um nome, ou talvez não, o que te fizer sentir melhor ;)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Podes dizer o que quiseres, mas não sou eu que escrevo ... Só leio ;).

      Beijinhos!

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.