quinta-feira, 19 de abril de 2012

Das Virtudes II - A Honestidade

Esta talvez seja das virtudes mais relativas e mais voláteis que uma pessoa pode ter. Talvez seja das mais difíceis de manter, talvez seja das mais difíceis de cumprir.
Quem nunca disse uma mentira? Quem nunca fez um download de uma musica com direitos de autor? Quem nunca pagou sem pedir recibo para não ter de pagar Imposto? Quem nunca disse uma pequena mentira para ver alguém sorrir? Quem nunca disse "vai tudo ficar bem" quando sabemos que não vai?

Usei variados exemplo para ilustrar como este conceito é relativo. Existem boas mentiras e as más mentiras, existe o ser desonesto por uma boa causa e o ser desonesto por uma má razão.

É difícil ser Honesto, é difícil dizer sempre a Verdade, é difícil fazer sempre o que é certo. Todos os dias dou o meu máximo para ser Honesto, tento dizer sempre a verdade, mesmo que ela vá doer a quem a ouça. Uma coisa aprendi durante o meu crescimento, quando as coisas são ditas com Amor, mesmo a mais dolorosa das Verdades não irá doer tanto pois o Amor irá atenuar essa dor.

Devemos tentar ser Honestos em tudo. Por mais difícil que seja, devemos tentar dar o nosso melhor. Na maior parte das situações somos desonestos por comodidade, porque ser honesto iria dar muito trabalho ou custar dinheiro. 
A Honestidade é um conceito que muda com as marés do tempo, principalmente numa sociedade decaída como a nossa. Exigimos a honestidade do outro mas somos capazes de ser desonestos para beneficio próprio. Podia encher este texto de exemplos mas olhem em vosso coração e saberão do que falo.

Também existe outro tipo de Honestidade, aquela que devemos ter com nós próprios. Quantos de nós não se tentam enganar? Com racionalizações que irão desculpabilizar as nossas más acções de agora ou com racionalizações que irão servir para justificar uma má escolha no futuro? 
É difícil ser Honesto, principalmente hoje em dia, quando para ter um emprego é preciso pisar em nossos princípios. Quantos de nós não fazem isso para ter mais uns benefícios? Em alguns casos entendo que o desespero possa fazer com que alguém faça algo menos honesto para puder alimentar a família mas, apesar de condenar na mesma, entendo estes casos. O que não compreendo é casos de desonestidade que leva a passar por cima de outras pessoas até mais qualificadas do que nós (um exemplo é a chamada cunha). Todos nós queremos sobreviver neste mundo mas a que custo? 

Queria contar um exemplo que se passou comigo. Eu nunca fui um aluno de 20's alias, nunca peguei num livro para estudar. Estupidez minha porque podia ser melhor do que sou, academicamente. Mas lá me redimi e agora já sou muito melhor e sou abençoado pela minha diligência nesse sentido. O que interessa é que, em toda a minha vida, nunca copiei num teste. Uma vez falei com os meus colegas, que se estavam a gabar de ter copiado e terem tirado boas notas e eu com um misero 12. Depois de uma discussão sobre ser Honesto onde eu é que estava mal porque Todos faziam isso e eu é que era o Alien, pensei para mim mesmo, pelo menos eu ainda sei o meu 12 e não fui contra nada em que acredito e defendo. Já tive situações em que fugir pela desonestidade era o caminho mais fácil mas sempre preferi pagar o preço de falhar do que passar e sentir-me culpado por isso.
Não me interpretem mal, não sou perfeito. Apenas queria Ilustrar que não devem ter medo de estar sozinhos, principalmente quando defendem vossos ideais, pois, vocês não estarão verdadeiramente sozinhos.

Acredito que vale sempre a pena ser Honesto em todas as situações. Temos sempre a escolha, há sempre um caminho certo a percorrer. Não tenham medo de ficar sozinhos pois, digo-vos, que não estarão. . 

5 comentários:

  1. Muito bom João, continua com o blog, estás a ficar um "bloguista profissional" .ehheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo. Não diria profissional mas com muito vontade de escrever. eheh

      Eliminar
  2. Olá João
    Como sempre deixas-me sem palavras
    Devemos preocupar nos mais com a nossa consciência do que com a nossa
    reputação, porque a nossa consciência é o que nós somos e a reputação
    é o que os outros pensam de nós.
    E o que os outros pensam de nós é problema deles.

    Sempre me disseram isto: Sobe na vida mas não uses os outros
    como degrau, portanto não devemos ser desonestos mesmo!!


    Beijo:)


    Isabella

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Isabella.
      Realmente devemos evitar ser desonestos. O nosso exemplo poderá influenciar muita gente. Como falei no texto anterior, as nossas escolhas irão -Sempre- afectar os outros e, a Honestidade, é uma delas.


      Beijo,
      João

      Eliminar
  3. A desonestidade é um atalho que traz muitos trabalhos! A mentira faz-nos escravos: começamos por dizê-la e depois temos de viver em função dela para não nos descosermos. Como diria a minha falecida mãe: "Não há cú que aguente!" E é verdade. Aliás, só a verdade liberta.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.