quarta-feira, 18 de abril de 2012

Da Religião II - O Livre-arbítrio

Acho que poucas pessoas pensam muito neste tema. Decidi coloca-lo dentro da Religião porque gostaria de fazer a abordagem pela Fé e não pela maneira dos Homens.

O livre-arbitrio é um dos maiores, senão o maior, presente que recebemos. A capacidade de poder escolher qual o caminho a seguir, é uma grande bênção para nós. Acho que, hoje em dia, este conceito foi dado como garantido. Poucos são os que pensam na sua importância, e muitos apenas pensam nele quando lhes é retirado.

Temos um Deus que nos Ama e nos deu a hipotese de escolher que caminho seguir. Se seguimos a Ele ou se não O seguimos. A vida resume-se a isto, fazemos o que é certo, ou não.
As pessoas costumam olhar a Deus como um Pai tirano que tem uma lista de coisas a fazer e a não fazer e que quem não o fizer será castigado e quem o fizer será recompensado.  Apesar de haver mandamentos a cumprir.. não será a vida também assim? Não é a vida já uma lista de coisas a fazer e coisas a não fazer?. Nós sabemos que se não comermos vamos ter fome, por isso devemos comer. Nós sabemos que temos de estudar se queremos ser alguém com conhecimento no trabalho. Nós sabemos que se andarmos ao frio, poderemos padecer com uma doença. Nós sabemos que se roubarmos, iremos prejudicar uma pessoa e, então, justiça terá de ser feita. 
Como podem ver, fui desde os mais básicos instintos até escolhas do dia a dia. Tudo tem uma Ordem, tudo tem um Propósito, tudo tem consequências. Mas nós teremos sempre escolha.

No Reino de Deus não entra nada que seja impuro. Para se tornar puro o Homem tem de fazer as escolhas certas. A ideia não é ser perfeitos em vida mas é tentar ser perfeitos em vida. Devemos dar o nosso melhor para isso. Esta vida é um teste e nós devemos dar o nosso melhor para passar. Mas temos sempre escolha.
O que é Mandamento é para o nosso bem e para o bem de uma sociedade que deseje viver em Paz consigo própria. Dois grandes Mandamentos foram dados, Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar os outros como a nós mesmos.  O primeiro um dia irei escrever mais sobre ele, mas gostaria de focar no segundo hoje. Quando Amamos os outros como a nós próprios, estamos a valorizar os outros, ou seja, nada lhes iremos fazer de mal. Iremos ajudá-los, iremos apoia-los, não os iremos roubar, não os iremos matar, não iremos levantar falso testemunho contra eles, etc... Iremos viver em Paz com os outros. Mas teremos sempre escolha de fazer estas coisas, ou não.

Na nossa vida estamos sempre a fazer escolhas. Se decidir não usar um guarda-chuva hoje, provavelmente irei molhar-me e irei constipar-me. Se hoje vou comer um bife grelhado ou vou ao McDonald, um será mais saudável que o outro. Se irei fumar este cigarro. Se irei discutir com esta pessoa porque ela me insultou. Se irei descer de nível uma discussão só porque os outros são idiotas. Se irei trabalhar ou ir para o Facebook ver fotografias. Enfim, há muitas escolhas.
No entanto, há uma coisa que temos de ter sempre na nossa mente: 

 - Nós podemos escolher que caminho seguir mas nunca iremos escolher as suas consequências. 

Se fazemos algo devemos pensar nas consequências, devemos fazer isso por nós próprios mas, também, pelos outros. Nossas escolhas implicam os outros, quer queiramos quer não, elas irão afectar os outros de alguma maneira. Devemos tentar fazer sempre o que é certo, por mais que nos custe. Devemos dar o nosso melhor para ser.. melhores. Devemos ser um bom exemplo e não decidir ser um mau exemplo, só porque é fácil. O caminho errado é sempre mais fácil e dá mais prazer no momento. 
A vida não é para procurar o prazer do momento mas sim a Felicidade Eterna. Teremos sempre a escolha de fazer o que é certo ou errado mas, também. devemos pensar sempre nas consequências dessas nossas escolhas, pois elas irão afectar o resto da nossa vida e também irão afectar a dos outros, seja para o Bem como para o Mal.

Vamos ser um Bom exemplo. Um exemplo de perseverança, um exemplo de Amor pelo próximo, um exemplo de Esperança, um exemplo de Virtude. O Mundo precisa de mais Luz e cada um de nós tem o potencial de ser uma Luz para o Mundo, só temos de Escolher Ser essa Luz.

6 comentários:

  1. Está tudo, mas tudo na nossa mão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de a responsabilidade parecer muita, é sempre recompensada no final. Mas a escolha será sempre nossa não de outra pessoa.

      Obrigado pelo teu comentário :)

      Eliminar
  2. As escolhas que fazemos , arrasta-nos ou eleva-nos.
    Tudo depende de quem olha e da aceitação.


    Para mim és um mistério...
    Mas ao mesmo tempo pareces ser alguém ,que sabe bem o que quer
    na vida , sinto isso nas tuas palavras...


    Beijinho

    Isabella

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crentes em Deus ou não, estaremos sempre lá Nós para olhar e aceitar o que fazemos/Escolhemos e essas escolhas poderão mudar a forma como olhamos para nós próprios, e nos Amamos.

      Obrigado pelo comentário Isabella :)

      O misterioso.. acho que nunca me disseram isso, Obrigado, acho eu :)

      Eliminar
  3. Ás vezes sinto-me como se fosse uma marioneta "controlada" por alguém lá de cima...por mais escolhas que faça ou por mais caminhos que escolha, parece sempre que faço tudo errado. Gosto de pensar que tenho a liberdade e o direito de escolher mas por vezes, parece que alguém escolheu por mim...uma coisa é certa, assumo sempre a responsabilidade do que faço/escolhi e espero que alguém reconheça os meus gestos e esforços, mesmo que sejam pequeninos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossos esforços serão sempre recompensados. Às vezes podemos nos sentir como marionetas, à quem fale em destino. O Nosso destino é apenas um caminho que devemos seguir e, quando o seguimos, as coisas irão acontecer.

      Acredito que, apesar de parecer, não fazes tudo errado. a nossa perspectiva às vezes é escurecida pelas filosofias do mundo e acabamos por ver mal onde há bem. Medita em teu coração e vais ver que se fazes boas obras, elas serão sempre boas mesmo que o Mundo diga o contrário.

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.