terça-feira, 17 de abril de 2012

Da Alma I - A Verdadeira Felicidade

Nos últimos dias tenho vivido em um estado de Felicidade que não estava habituado. O Mundo nunca me ensinou que se poderia ser tão Feliz quando as coisas à nossa volta não apontam nesse sentido.

Este estado de Felicidade em que me encontro não está relacionado com Amor, isto é, ainda não encontrei aquela que irá roubar meu coração.  Não recebi noticias fantásticas sobre o meu trabalho, pelo contrário, está estagnado até resolver um problema. E não ganhei o Euro milhões. 

Então a que se deve este estado de Felicidade?

Confesso que no inicio fiquei confuso. Como é que posso estar tão Feliz e nada à minha volta aponta nesse sentido?. Meditei sobre o assunto, comecei a procurar as pequenas bênçãos e finalmente percebi o porquê desta Felicidade.

O Mundo ensina-nos, e os Beatles tornaram essa frase famosa, que  é All you need is love (A única coisa que precisas é Amor). Isto é uma boa forma de enganar as pessoas. O Amor, como é entendido pelo Mundo, não chega. O Amor é, em primeiro lugar, muito mais do que a generalidade das pessoas pensa. O Amor implica muito mais do que dizer Eu Amo-te. Como a Fé, implica acção, implica sacrifício, implica mudar atitudes, implica ir de bom para melhor, passo que custa muito tomar porque já implica fazer mais do que ficar na zona de conforto.
A verdadeira Felicidade, aquela que é Eterna, consegue-se através do Amor. Não apenas o Amor por um(a) companheiro(a) mas Amor por todos. Isto é que é complicado, especialmente hoje em dia. 
É muito fácil Amar quem nos Ama mas Amar nossos inimigos aí é que reside a virtude e o verdadeiro Amor pelo próximo.

Nos últimos meses tenho vindo a sair da minha zona de conforto e comecei a trabalhar no que realmente importa,no - Plano de Felicidade. 
Para mim não foi fácil sair da zona de conforto, ainda agora tenho dias em que é complicado sair mas decidi obrigar-me a levantar e sair. É contra a nossa natureza Humana ser amável, controlar nosso temperamento e instintos, ser altruísta, ser paciente e, acima de tudo, ser Humilde.

Todos os dias luto contra o meu Orgulho e tento mantê-lo controlado até, um dia, deixar de existir e só existir Humildade. Todos os dias luto contra o meu temperamento para um dia ser Manso como uma criancinha. Todos os dias sou testado na minha Paciência para, um dia, ela ser capaz de aguentar tudo.
Devemos tentar aperfeiçoar o nosso ser. Nunca seremos Perfeitos nesta vida mas devemos usar de todas as nossas forças para melhorar, para ir de bom  para melhor . Vamos falhar, vamos cair, mas a verdadeira força está quando nos levantamos e desejamos fazer melhor. A Verdadeira Felicidade está quando nós prosseguimos caminho e não desistimos de ser melhores. O Caminho é estreito e apertado e só com muita perseverança e desejo de ser melhor é que o conseguimos percorrer, apesar de todos os tropeços, todas as quedas e todos os desvios. É possível voltar sempre ao caminho; Só temos de desejar voltar. 

Estou feliz porque a cada dia que passa vejo uma melhoria em mim, vejo uma Alma que cai mas é capaz de se levantar e continuar a percorrer o caminho. Hoje ajudo a carregar os fardos de outros, quando antes negava fazê-lo. 
Hoje abro o meu coração ao Mundo, porque uma Luz deve estar no alpendre, para todos a verem e não escondida do mundo.

Vou falhar, vou cair mas irei levantar-me porque Sei que Nunca estarei Sozinho nesta caminhada até à Felicidade Eterna.



4 comentários:

  1. Todos falam de amor isto, amor aquilo...mas ninguém o quer ou reconhece. É estranho, mas compreensível até certo ponto: o amor é exigente, mas não conheço nada mais libertador. O amor implica sempre verdade (só a verdade liberta), ainda que custe. O amor implica o querer e não o "apetecer". O amor implica paciência, e não o imediato (que requer logo outra coisa a seguir). O amor implica respeito (é a sua base), mas não é negligente ao ponto de não segurar a mão daquele que se aproxima do abismo (a tal história do "cada um é que sabe de si" não é respeito pelas opções ou decisões alheias, é mais um pretexto para estarmos sossegadinhos na nossa zona de conforto e não irmos ao real encontro de quem pode estar desesperado por uma mão amiga). O amor é forte, mas não é estúpido. Não tem nada a ver com, por exemplo, a mulher que aguenta toda a porrada do marido porque gosta muito dele e aguenta tudo! Isso nem amor é. O amor pressupõe que nos amemosa nós próprios. Amarmo-nos NÃO é egoísmo. Egoísmo é precisamente o oposto ao amor próprio. Quando nos amamos, damo-nos. Quando somos egoístas, só queremos saber de nós.
    E acho que é precisamente por causa deste pensamento errado (que o amor próprio é egoísmo), que tanta gente se detesta (apesar de pensar que não)! A maior crise desta sociedade é precisamente a falta de amor próprio. Por isso é que facilmente nos deixamos fazer prisioneiros de tudo o que nos dê prazer imediato: o ego é castigador e, tal como um viciado em drogas, está sempre a pedir mais e mais e nunca está satisfeito! Assim, é natural que todos fujam do amor. Porque não o reconhecem e quando falamos dele, reagem como se fosse a um estranho. E escudamo-nos nos costumeiros argumentos do "falso moralismo" e da "hipocrisia". Tudo porque a prisão ao ter, ao possuir e ao prazer é maior do que dar o primeiro passo em direcção a algo grande. Mas, como se costuma dizer...antes uma merda que conhecemos, que toda a felicidade que desconhecemos...e como o ser humano tem horror ao desconhecido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Ana. Difícil não concordar com tuas palavras.. O medo de arriscar no que realmente importa, o medo de Amar verdadeiramente, o medo de uma Felicidade de "longo prazo", leva as pessoas a arriscar toda a sua Felicidade (e a vida em alguns casos) em Ilusões.

      Eliminar
  2. Algumas pessoas perdem tempo com mensagens
    tolas falando de amor , tendo muitas esquecido
    de amar verdadeiramente.
    Falam de paz ,quando não lutam por ela.
    Falam de amizade , mesmo ignorando os amigos.
    Felicidade para mim é um passeio á beira mar ,um dia de chuva.
    Um sorriso, uma musica , uma palavra , um gesto, aquele olhar, é tanta
    coisa que não posso enumerar uma.
    Ás vezes em nome de uma suposta dignidade, somos obrigados a amar em silêncio, porém fora os preconceitos esse amor deveria ser proclamado
    livremente, visto que os sentimentos sinceros e verdadeiros , jamais
    terão que se envergonhar.


    Gostei imenso do teu texto , parabéns.

    Beijo
    Isabella

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelas tuas palavras, Isabella. Ficou feliz por teres gostado do texto.

      Beijo,
      João

      Eliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.