sexta-feira, 4 de maio de 2012

Das Virtudes VI - O Perdão


O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.
Mahatma Gandhi


Frase poderosa, tão cheia de Verdade. O Perdão é realmente uma virtude de quem é forte. Perdoar não é fácil. Perdoar exige muito de nós, exige humildade, exige pureza, exige o simples desejar ser melhor
Quando nós perdoamos, nós nos libertamos de um fardo muito pesado. A liberdade que o perdão trás, a Paz que sentimos quando perdoamos é algo inexplicável. A Paz que sentimos quando somos Perdoados é algo inexplicável. 

Meditem um vosso coração. Quantas vezes vocês já pediram Perdão? Perdão a Deus por vossas transgressões e pecados, Perdão a Ele por não lhe darem ouvidos, Perdão a um amigo a quem fizeram algo errado, Perdão a um desconhecido por alguma coisa que fizeram ou disseram. Quantas vezes pedem Perdão? Quantas vezes vocês se realmente Arrependem e se sentem humildes perante algo de errado e mau que fizeram, e desejam ser perdoados por isso?
Quantas vezes já vos pediram Perdão e vocês recusaram? Não por palavras mas em vosso coração. 

Perdoar é algo maior do que simplesmente uma palavra. Significa que nós nos esquecemos do que nos foi feito (não digo perda de memória.. continuem a ler..), que nós não vamos guardar ódio ou tristeza em nosso coração, que não vamos usar esse acontecimento como arma de arremesso em uma discussão. Quando nós ainda sentimos uma tristeza, quando ainda sentimos ódio, quando ainda nos lembramos do que foi feito para ser usado como arma, então nós não Perdoamos.

O Perdão é algo tão poderoso, algo tão maravilhoso. Todos já sofremos por causa de outros. Nós já fizemos sofrer. Se nós não perdoamos em nós estará a maior falta. Claro que há coisas complicadas de perdoar, por isso é uma característica dos fortes. Podemos ter um pai que nos maltrata, um individuo que comete um crime sexual contra nós ou amigas, um assaltante que nos rouba, um assassino que mata um ente querido, uma namorada que nos esquece e nos trai. Existe muitos exemplos de coisas complicadas de perdoar. O Perdão não significa que essa pessoa sai impune, se for um assassino ou violador, ele irá responder pelos seus crimes perante a justiça. Agora, quando queremos justiça como vingança, então o pecado maior está em nós. O ódio sempre foi uma característica dos fracos, daqueles que não têm Luz em seus Corações, ou que preferem não ver essa Luz. 
Perdoem vossos inimigos, perdoem quem vos fez mal. 

Como podemos nós pedir Perdão se somos incapazes de Perdoar? 

Que direito temos nós de pedir perdão a alguém, seja amigo ou até a Deus, se nós não somos capazes de usar desse acto tão belo? Jesus Cristo Perdoou aqueles que O mataram, foi das ultimas coisas que disse antes de morrer na Cruz. O Papa João Paulo II perdoou o homem que o atingiu a tiro, não o livrou da prisão, mas o perdoou em seu Coração. Existem muitos exemplos de perdão mas aquele exemplo que conta é o nosso próprio exemplo. Seremos nós capazes de Perdoar também? 
Será que preferimos criar inimizades com as pessoas do que as perdoar por algo que tenham feito, ou dito, e voltar a criar um laço de Paz e Harmonia com elas?
Imaginem as coisas que estão por fazer apenas porque nós não perdoamos nossos amigos e conhecidos. Imaginem como seria o Mundo se as pessoas não perdessem tanto tempo a guardar tristezas e ódios em seus corações.

O Fardo da Culpa é tão pesado.. e um simples gesto pode salvar uma vida.. O simples Perdão pode salvar a vida de uma pessoa arrependida de seus actos. Se alguém vem, arrependido, vos pedir Perdão, perdoem-lhe, de Coração. Se alguém é orgulhoso demais para pedir desculpa, perdoem-lhe na mesma, pois ele não sabe o que faz.

A Luz de uma pessoa é tão maior quanto a sua capacidade de Perdoar seus irmãos. 
Desejem ser uma Luz, desejem libertar-se desse fardo do ódio e da tristeza em vosso Coração e perdoem quem vos fez mal. Deixem o Orgulho de parte e arrependam-se das coisas erradas que fizeram a alguém e vão pedir Perdão. 
Sejam Humildes, sejam Fortes, sejam Misericordiosos, sejam Justos, sejam Caridosos, sejam simplesmente Amorosos e uma  Luz para o mundo.


4 comentários:

  1. Perdoar não é esquecer, é saber lidar com.
    É a minha concepção de perdão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Por isso fiz questão de frisar que não queria dizer esquecer como "perda de memória" . lembrar vamos sempre, mas como lembramos isso em nosso Coração, isso é que conta :)

      Obrigado por passares por cá

      Eliminar
  2. “Amorosos” é isso! Há algum tempo encontrei um amigo na net cuja atitude ou estado apenas consegui descrever como “condição amorosa”. Ao ler os teus textos sente-se o mesmo ;)
    Andava à procura de uma nova forma de definir a sensação. Achei que calor humano também servia. Ou afecto. Palavra também um pouco em desuso. Mas é mesmo isso, ser amoroso. Às vezes os peluches também são amorosos, mas não é bem a mesma coisa… ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Seu texto me põe refletir num momento muito delicado. Obrigado por compartilhar sua visão comigo, meu sincero amigo.

    ResponderEliminar

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.