domingo, 30 de março de 2014

A Igreja de Jesus Cristo - A Organização


Há muito tempo que gostaria de escrever sobre A Igreja de Jesus Cristo mas de uma forma mais aprofundada. Irei dividir este texto em cinco parte - Organização, Doutrina, Ordenanças, Frutos e Revelação. Este primeiro irá funcionar, também, como uma introdução.

Quando o Salvador esteve no meio de nós, ele edificou uma casa para acomodar as necessidades espirituais de todos; uma casa de abrigo, uma casa de aprendizagem, uma casa onde fosse possível aprender a Sua vontade e realizar as ordenanças necessárias para alcançar a Vida Eterna. Os detalhes sobre essa casa, ou melhor, sobre a Igreja de Jesus Cristo, podem ser encontrados no Novo Testamento. 

Todos nós, em algum momento da nossa vida, procuramos por esta casa. Encontramos informação nos textos antigos, nas tradições de nossos pais, nos conselhos de amigos mas, muitas vezes, não encontramos essa casa ou simplesmente nos contentamos com uma casa parecida. Qualquer pessoa que deseje descobrir onde está a Igreja de Jesus Cristo de hoje deve comparar a planta espiritual encontrada no Novo Testamento com cada igreja cristã no mundo; e deve fazê-lo até encontrar aquela que combine com a planta - Organização por organização; ensinamento por ensinamento, ordenança por ordenança, fruto por fruto e revelação por revelação.; cada alicerce deve coincidir, e a pedra de esquina deve ser Jesus Cristo. Quando realizamos este exercício - e eu próprio o fiz até há sensivelmente 3 anos atrás - vamos encontrar igrejas, ou crenças, que contém alguns ensinamentos parecidos, uma ou duas ordenanças semelhantes, alguns ofícios com o mesmo nome - mas só irá encontrar uma Igreja que coincide, na sua plenitude, com a planta espiritual - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Com estes cinco textos irei descrever o exercício que fiz, alicerce por alicerce, até encontrar a Igreja do Salvador:

--> O primeiro alicerce é, então, a Organização:

Paulo escreveu: "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina" (Efésios 2:20). 
A Igreja do Salvador deve ser edificada sobre os apóstolos e profetas. Jesus Cristo chamou doze apóstolos para serem Seus discípulos e, para após a Sua partida, liderarem a Igreja. Sempre que o quórum dos doze era quebrado devido à morte de um dos membros, por exemplo: quando Judas traiu o salvador e morreu, os onze reuniam-se em conselho para escolher, usando de revelação, um sucessor. A importância de manter o quórum é evidenciada quando Paulo nos ensina (referindo-se aos chamados de apóstolos e outros ofícios da igreja): "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulentamente" (Efésios 4:14). Os Apóstolos eram, e são, fundamentais para manter a doutrina pura e era muito fácil naquele tempo, e até hoje em dia, existirem alterações à doutrina; seja por dúvida, ignorância ou fraude. A importância dos Apóstolos pode ser compreendida imaginando a seguinte situação: Estão 50 pessoas numa sala e eu digo uma frase à primeira pessoa e peço para ela ir passando a mensagem, em segredo, para a pessoa ao seu lado. Este exercício é realizado até chegarmos à última pessoa da sala que irá dizer, em voz alta, a mensagem que percebeu. Todos nós já fizemos esta brincadeira e sabemos que a mensagem nunca era igual à mensagem inicial. A adulteração da mensagem acontecia por duas razões principais: o ouvinte não compreendia o que foi dito e passava o que pensava ter ouvido ou um brincalhão mudava a mensagem de propósito. Os Apóstolos, no tempo do Novo Testamento, tinham como função corrigir os erros doutrinários que iam acontecendo - daí as Epistolas escritas por eles que constituem grande parte do Novo Testamento. Quando os Apóstolos foram mortos, deixou de existir um sistema que evitasse um domínio injusto sobre a doutrina, já não havia mais ninguém com poder e autoridade para fazer correcções - como resultado, as doutrinas foram distorcidas ou simplesmente perdidas.

Não existe, em lugar algum das escrituras sagradas, revelação ou ensinamento que diga que Apóstolos e Profetas não eram, nem são, mais necessários para orientar, ensinar e exortar os Filhos de Deus. Se, como Paulo ensina, o igreja deve ser edificada sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas então a Igreja de Jesus Cristo de hoje em dia deve ter Apóstolos e Profetas. 

O Salvador, durante o Seu ministério, além de chamar os Apóstolos para o auxiliarem na pregação do Evangelhos, chamou outros para os ajudarem. Ele chamou Setentas para preparar o caminho (Lucas 10). Conhecem alguma igreja, hoje em dia, com esse oficio? Também foram chamados Bispos (I Timóteo 3), Anciãos (significa Elderes - Atos 14:23, Tito 1:5), diáconos (Filipenses 1:1); Evangelistas (significa patriarca - Efésios 4:11); e pastores (Efésios 4:11). Pastores são homens como bispos e presidentes de Estaca, são aqueles que presidem uma congregação/conjunto de santos.

A 6ª regra de Fé d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias faz referência a essa organização:
"Cremos na mesma organização que existia na Igreja Primitiva, isto é, apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc."; por outras palavras, a Igreja actual de Jesus Cristo deve ter a mesma organização que existia no tempo de Cristo e está apenas sujeita às mudanças recebidas por Revelação. Por isso, cada um desses ofícios está presente na nossa Igreja hoje em dia.

Como são escolhidos, então, estes homens chamados para servir a Cristo? Será que se candidatavam? Será que o Salvador os foi procurar nas melhores Universidades de Jerusalém? A resposta é não. O salvador chamou Pedro, um pescador; chamou Mateus, um cobrador de impostos. O ministério era um ministério leigo e, hoje em dia, também o é. O quórum dos doze, hoje em dia, é constituído por engenheiros, professores, advogados, etc.. Quem é chamado para servir na Igreja do Salvador é chamado segundo a sua maturidade espiritual, o seu desejo de servir, o seu amor para com seus semelhantes - "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei"(João 15:16). Quando Cristo chama alguém para O seguir, ele investe-o de Poder e Autoridade para agir em Seu nome. Todo homem que possui o Sacerdócio  de Deus nesta igreja, na Igreja de Jesus Cristo, pode remontar a sua autoridade do sacerdócio a Jesus Cristo, a fonte de toda a autoridade e poder.

E, para terminar esta primeira parte, como se deveria chamar a Igreja?
Se somos baptizados em nome de Cristo, se oramos em nome de Cristo, se somos salvos em nome de Cristo e se Ele é o fundador e pedra angular principal de Sua igreja, qual esperariam que fosse o nome de sua igreja? A resposta é simples - "A Igreja de Jesus Cristo"
Em 3 Néfi 27:8, Jesus Cristo ensina:  "E como será a minha igreja, se não tiver o meu nome? Porque se uma igreja for chamada pelo nome de Moisés, então será a igreja de Moisés; ou se for chamada pelo nome de um homem, então será a igreja de um homem; mas se for chamada pelo meu nome, então será a minha igreja, desde que estejam edificados sobre o meu evangelho.". Gostava de reforçar a última parte - "Se estiverem edificados sobre o meu evangelho". Não basta dizer que se chama pelo nome do Salvador, é preciso estar edificada no Seu Evangelho. É maravilhoso ver que o Senhor foi capaz de preservar o Seu santo nome, durante séculos de apóstasia, até ser usado na Sua Igreja Restaurada, nos nossos dias, pelo Profeta Joseph Smith. Disto vos testifico, em nome de Jesus Cristo. Amém.

---

A próxima parte - sobre a Doutrina - sairá, muito provavelmente, terça-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são revistos antes de serem publicados. Desta forma eu posso evitar que o blog seja vitima de SPAM.